Antes de falar sobre o Arcano de hoje, quero trocar uma ideia com você e saber a sua opinião sobre uma teoria que trago aqui comigo. Existe a toxicidade culposa e toxicidade dolosa. Ou seja, existem pessoas que são tóxicas e que te adoecem sem intenção consciente de fazer isso, mas pelo simples fato de que ignoram tanto a sua existência e o seu bem estar que agem sem pensar na consequência dos seus atos. E tem as pessoas que são tóxicas de propósito, porque gostam de maltratar os outros, esse segundo tipo é mais raro, mas também existe e tem até numerozinho no CID. Eu trabalho com algumas pessoas do primeiro tipo, uma delas, inclusive, foi capaz de me enviar uma mensagem em pleno sábado de manhã, que tirou o meu marido do sério, imagina eu que estou de licença exatamente para tentar resgatar minha paz e minha saúde mental! Enfim... Conta pra mim se sua vida anda contando com a participação especial deste tipo de criatura que comete a toxicidade culposa e como você lida com isso. Mas agora vamos falar do 4 de Copas...
Pois bem... Como no mundo simbólico do tarot nada acontece por acaso, cá está o 4 de Copas, um Arcano que apresenta a necessidade de interiorização e recolhimento para poder organizar melhor as emoções, os sentimentos e todas as questões que geram tristeza, frustração e desequilíbrio. Sempre que este Arcano aparece, temos que ter bem claro o conselho: deixa os outros falarem, pensarem, agirem do jeito que eles quiserem! Isso é problema deles!!!! Siga o que seu coração e sua essência precisam. Largue os outros, principalmente, os que possuem o dom de te desequilibrar pra lá! O 4 de Copas - podemos trazê-lo para os tempos atuais - é a busca da sanidade mental, é o momento de cuidar de si para não pirar, é o famoso egoísmo emergencial ou egoísmo de sobrevivência.
Em um sábado, dia da semana regido por Saturno, dia em que pensamos em projetos e em vida profissional, o recado é claro: não permita que outras pessoas tirem você do seu equilíbrio, não permita que o trabalho seja algo que te coloca em crise entre o dinheiro que te sustenta e o mal que te adoece. Não existe dinheiro no mundo que pague a sua saúde mental e em alguns momentos você nem vai ter forças para "lutar pelos seus direitos", porque seus direitos estão sendo atropelados há tanto tempo que você só quer ficar longe de tudo aquilo, pagando o preço que for preciso. Hoje é dia de pensar em defender apenas o direito fundamental que é viver com saúde e dignidade. Não só porque você merece, mas porque você precisa. Muito.
Que o sábado seja dia de reflexão e resgate da sua paz!
A imagem veio daqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Curso do Destino é um mistério mesmo quando desvelado. É como o amor que se sente, nunca sabemos plenamente o que lhe deu origem. Fazer o próprio destino é estar consciente de seu próprio mistério, tal como agora, Via Tarot.