10 de Paus

domingo, 14 de julho de 2013

Bom dia! :-)

Esta carta tem mil e uma razões para estar aqui, marcando presença! A primeira delas é uma "piadinha de bastidores"! Minha amiga Maryssol é chamada entre os mais chegados do tarot de "garota 10 de Paus"...rs Mas ela não é a única! Eu também tenho o meu pezinho lá no 10 de Paus e conheço outras tantas pessoas que são assim. Pessoas que costumam ter uma auto-exigência muito grande em relação ao trabalho, à produção. E Mary está aqui com a gente e estamos vivenciando o maior ensinamento do 10 de Paus, ou seja, estamos relaxando. :-)

Eu já resumi a história toda, né? O grande aprendizado do 10 de Paus é respeitar os limites. É não ir além, gastando energia demais e ficando stressado. Se no 9 de Paus estamos trabalhando a disciplina, no 10 já estamos sobrecarregados, estamos assumindo mais responsabilidade do que deveríamos.

Este é o maior trabalho interior que podemos desenvolver nos dias atuais, em que a tendência é de muito trabalho, muita competitividade, muita exigência profissional. Costumamos confundir a competência com fazer esforço até começar a "dar defeito".

Uma coisa que eu aprendi e muito com o sócio é uma coisa chamada auto-cuidado. Aprendemos a ter cuidado com os outros, principalmente quem trabalha com terapias (eu! eu! rs). Aprendemos a ter cuidado com as atividades profissionais. Mas dificilmente temos todo o cuidado necessário com a nossa saúde e bem-estar. O conceito de bem-estar é interessante, pois vai além da saúde corporal pura e simples. Ele engloba o físico, o emocional, o mental e o espiritual, além de uma alegria e um prazer de viver que fazem toda diferença!

Ontem, eu participei de um curso de culinária ayurveda excelente! Tive a oportunidade de ampliar os conhecimentos teóricos e vivenciar na prática alguns segredinhos desta medicina maravilhosa que a Índia nos deixou como legado de tanta sabedoria. E hoje, em dia de 10 de Paus, estou aproveitando para refletir sobre a importância de cuidar do bem-estar para ter melhores condições de orientar as pessoas que atendo. Para quem mora no Rio, recomendo o Tiago, que faz um trabalho muito bacana em uma casa aconchegante em Laranjeiras.

Que o domingo seja excelente e que tenhamos a oportunidade de relaxar e cuidar do nosso bem-estar! :-)

A imagem veio daqui

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu sonho com o dia em que vou olhar para um dez de paus e sorrir para o meu passado. Eu ainda complico muito as coisas, crio tensão em situações que poderiam ser tão mais simples!