Os Enamorados

domingo, 7 de setembro de 2014

Bom dia! :-)

Gostaram da imagem romântica dos ciganos? Resolvi caprichar já que hoje eu não faria a vídeo postagem. Na verdade, este texto está sendo escrito na quinta-feira, com uma antecedência muito grande, porque estarei viajando de sexta até domingo.

O desafio de hoje será escrever sobre algo que está tão longe, sem que eu tenha desenvolvido com meus próprios pés o trajeto dia a dia: sexta, sábado e a virada para domingo. Mas o que seria a vida sem os desafios? rs

Bem, vamos traçar dois caminhos de interpretação: o primeiro, vai ter como foco o tema do domingo, sob regência solar, que está voltado para o autoconhecimento e o trabalho interior. O segundo baseado no processo de encadeamento dos Arcanos nos últimos dias e mudança de ciclos.

Para quem nunca teve a oportunidade de ler a minha visão sobre a carta dos Enamorados, costumo dizer que ela não é, simplesmente, uma escolha e nem é, meramente, uma carta vinculada às emoções. Temos bem mais informações nesse Arcano.

A imagem que se apresenta nos baralhos mais tradicionais mostra um homem com sua mãe e sua esposa. Os mais moderninhos, às vezes de uma forma bem apelativa, apresentam algo que mais parece com um homem sua mulher e sua amante. Mas o recado básico que temos aqui é: o processo de amadurecimento necessário que faz com que um homem deixe de ser filho e passe a ser o "homem da casa" (ou algo assim). O que temos aqui é a maturidade capaz de gerar uma escolha consciente e sábia, deixando para trás (sem apego) aquilo que não foi escolhido e abraçando aquilo que foi escolhido.

Se pensarmos nisso em termos de autoconhecimento e trabalho interior, temos claramente, diante dos nossos olhos, uma situação que vai exigir de nós a maturidade da escolha. E esta escolha vai mexer com a essência do nosso ser. Temos aqui uma escolha que virá muito mais da alma do que da cabeça. Definitivamente, não será uma escolha racional... Até porque nos Enamorados o coração sempre fala mais alto. Outra coisa a se notar é que não estamos falando somente de uma escolha de ordem prática ou algo externo, estamos falando de uma escolha que trará uma percepção nova sobre nós mesmos.

Mas vamos analisar também o caminho que os Arcanos seguiram para chegar até esta carta dos Enamorados?

Tivemos um ciclo relâmpago de Estrela, um ciclo pequeno de Lua com Rei de Paus, Rainha de Copas e 2 de Ouros e agora um novo ciclo. Não sei vocês mas eu vejo aí quase uma historinha! A Estrela aparece tão rápido, como se fosse a estrela guia, nos mostrando um caminho a seguir. Esse caminho é escuro, emocional e um pouco assustador (Lua), tivemos que mexer com questões do inconsciente e/ou questões com as quais não queríamos mexer. Então tivemos, provavelmente, uma relação entre um Rei de Paus e uma Rainha de Copas passando por algum tipo de transformação (2 de Ouros) e sempre que temos essa carta estamos falando de uma grande mudança que começa com uma pequena mudança, normalmente, algo inimaginável no começo do processo. E então damos de cara com os Enamorados e a necessidade de realizar a escolha, tomar uma decisão. Sempre que esta carta aparece ela tanto mostra a necessidade de decidir como a dificuldade de realizar essa escolha. Isso pode parecer meio angustiante, mas não chega a tirar o brilho e a graça de todo o conteúdo mais sensível e amoroso que o Arcano 6 é capaz de gerar.

Pois bem, aproveitemos então essa energia para realizar boas escolhas e para fazer o coração mais sábio e mais maduro.

Ótimo domingo para todos nós!

A imagem veio daqui

Nenhum comentário: