5 de Copas

domingo, 23 de dezembro de 2012

Bom dia! :-)

Não me olhem com esta cara! Eu tentei devolver a carta, mas o sócio não deixou...rs

Se ontem alguém falou aquela famosa frase (que eu detesto e nunca falo) "ah, ótimo... O que de pior poderia acontecer agora?", hoje está tendo a resposta. Taíííí o que você queria!!! Afff...

Os Arcanos Maiores falam de questões estruturais, são arquétipos, digamos que eles se mostram de uma forma mais simbólica. Isso quer dizer que há espaço para maior flexibilidade na interpretação, dentre outras coisas. Com os Arcanos Menores temos questões bem práticas e objetivas em pauta e, portanto, uma interpretação mais pragmática e direta.

O aparecimento da carta do Enforcado pode anunciar desde a participação de um trabalho espiritual e todo o sacrifício que se faz para chegar até ele, até uma sensação de prisão ou uma limitação de realizar um grande sonho. Isso e mais uma gama de coisas!

Já a presença do 5 de Copas fala de decepção, traição, frustração em relação a uma pessoa, relação ou situação. Não saímos muito disso, apesar de podermos fazer diferentes análises. Particularmente, eu não gosto desta carta! Porque já até consegui me doutrinar para não esperar muito das pessoas em geral e nem me abalar com as suas posturas. Então, isso quer dizer que quando ela aparece no meu caminho, é sinal de que a coisa vai rolar com alguém próximo o bastante para me afetar. E isso é maus... :-(

Vou aproveitar a conexão espiritual com o Enforcado que rolou ontem e vibrar muita luz, amor e harmonia. Nada melhor do que vibrar o bem para que o mal se afaste! E como estamos no domingão do Sol, pedir ao meu deusinho querido e quentinho para nos proteger...rs

Aproveitemos também o dia para trabalhar esta expectativa em relação aos outros. O poder tem que estar dentro de nós e não ser colocado nas mãos de outras pessoas. O Sol sou eu! Eu ilumino minha vida! Nada pode ser mais forte que isso.

Bom domingo para todos! :-)

A imagem veio daqui

11 comentários:

melldda disse...

"Credo!" foi tudo o que consegui dizer quando vi a carta do dia!

Eu que passei o dia todo com o coração pesado, pensei que ia encontrar um refresco por aqui... pois é, fazer o quê?!:)

Hoje tem dois de paus por aqui.Parece que vou ter muito o que refletir.

lilith disse...

Oi queridos do Via,

Acabei de chegar de uma festa de confraternização com os amigos e, é claro, antes de dormir tenho que conferir a cartinha do dia. Tá, vamos combinar que hoje não é das melhores, mas mesmo assim, otimista que sou, fecho com dois trechos da Cacau, pra dormir bem bacaninha: " E como estamos no domingão do Sol, pedir ao meu deusinho querido e quentinho para nos proteger...rs" e "O poder tem que estar dentro de nós e não ser colocado nas mãos de outras pessoas. O Sol sou eu! Eu ilumino minha vida! Nada pode ser mais forte que isso."
É com fé que cocriamos o caminho.
Sinto muito, me perdoa, obrigada, vos amo.

Rô Rezende disse...

"Aproveitemos também o dia para trabalhar esta expectativa em relação aos outros. O poder tem que estar dentro de nós e não ser colocado nas mãos de outras pessoas. O Sol sou eu! Eu ilumino minha vida! Nada pode ser mais forte que isso. "

Interiorizando esse trecho?

Uma dúvida boba, essas coisas (decepção, traição, frustração) podem ser com relação a nós mesmos? Pq ultimamente tenho me sentido meio decepcionada comigo mesma e me sentindo presa e limitada. Por minhas próprias ações, pelos padrões familiares que não consigo romper...

infinitoamanajé disse...

Bom dia Via!
Gratidão às infinitas oportunidades... 5 de copas? Mais uma, oportunidade excepcional para o nosso trabalho interior de perdão e amor incondicional. Paz infinita nesta libertação e em todas as demais existências... Vos amo e sou grato.

Aliks disse...

- Eu sou da luz, eu estou na luz !!
... era o que eu dizia a uma pessoa mal encarada em um sonho, dias atrás ...
Enfim ... continuo no ciclo da Morte e essa semana na companhia de um veloz Cavaleiro de Paus !!!

Aproveito para desejar a todos Vianautas (rs) ... um Feliz Natal cheio de muita luz ... corações renascidos e renovados na esperança e no AMOR ... \0/ ...

Grande beijo à todos da egrégora e tenham uma semana abençoadíssima !!!

melldda disse...

Lembrei de um vídeo que me lembra muito a relação com o 5 de copas. O
Se chama "A única coisa que nos magoa é a esperança"
http://vimeo.com/41211482
Bjss e ótimo domingo!

Anônimo disse...

O sofrimento é uma decorrência de não estarmos alinhados com o que é, com o real.

Quando a mente torna-se um projetor de ilusões surge o sofrimento, resultado da subtração negativa entre nossas ilusões e o real.

A mente deve ser um espelho a refletir o real. Silenciosa, precisa, firme.

Pensamos demais, sonhamos demais, criamos muitas expectativas para fugir do sofrimento e acabamos por ir de encontro a ele porque a realidade é o que é e não o que gostaríamos que fosse.

Não prestamos atenção, não ouvimos o outro, ficamos auto-centrados e prisioneiros de nós mesmos.

Neste sentido o 5 de copas é profundamente positivo pois nos faz sair de nossas ilusões se entendermos que a responsabilidade por nosso sofrimento só pode ser imputada a nós mesmos.

Só o Trabalho Interior nos permite superar o sofrimento.

A carta de domingo fala do trabalho interior. A carta anterior - o Pendurado - nos remete a este mergulho em si e a uma mudança da forma como encaramos o mundo.

Cada situação é um desafio para o crescimento pessoal, é como diz o mestre do 4º caminho, G.I. Gurdjieff:

Lembre de si mesmos sempre e em toda parte. Lembre-se que você veio aqui por já ter entendido a necessidade de lutar contra si mesmo:

Apenas contra si mesmo.

Por isso, agradeça a quem lhe dá essa oportunidade. Só ao vencer os obstáculos um homem pode desenvolver em si mesmo as qualidades que tanto precisa.

O ritual de Solstício que recomendamos tem muito a ver com esta proposta de olharmos para nós e descobrirmos nossas ilusões e perceber que elas não evitam o sofrimento, antes são a causa do sofrimento. E se descobrirmos isto de fato veremos que o próprio sofrimento como decorrência da ilusão também não existe por si, é apenas uma criação da mente que atua fora de sua função primordial: um espelho a refletir o nosso brilho natural, o brilho que refluge na cabeça do Pendurado.

Vos amo, sou grato.

F.A.

Anônimo disse...

Recomendo a dica de vídeo da Melldda! Excelente! Gratidão, Melldda.

Tayná disse...

Normalmente, as pessoas veem o 5 de copas como algo muito ruim... Eu tenho uma vivência muito diferente disso com essa carta! Ela veio pra mim, uma vez, no dia em que eu terminei um relacionamento... E, naquele momento, foi libertador para mim. Veio 5 de Copas acompanhado de Estrela...
Quanto à imagem que você escolheu para o arcano, é muito, muito linda! Beijos...

Unknown disse...

Boa Noite...

Cau, Fernando!!

Grande 5 de Copas, Video Fantastico e

uma grande liçao...

Um Presente!

Bjs

Katharina Dupont disse...

Oi! Vale comentário atrasado? rsrs
Mas vamos lá, notei ontem ( enão apenas eu) uma série de rompimentos afetivos e todos com uma vibração à la 5 de copas.Expectativas caíram por terra, conceitos foram revistos e limpezas emocionais foram feitas.
Doeu e ainda doí muito.. Concordo com Fernando sobre o fim das ilusões.Este fim nos liberta e nos faz ser mais concisos em relação ás nossas escolhas.. a quem queremos na nossa vida e de que maneira vamos permitir esta entrada.As ilusões se foram aprendamos a lição.

Grata