O Diabo

sábado, 10 de dezembro de 2016

Bom dia! :-)

Pois bem... A vida é engraçada. Às vezes, passamos por desafios impressionantes e nos saímos muito bem, porque estamos muito atentos, porque imaginamos de onde vêm os perigos, o stress e os aborrecimentos. Estamos de olho neles... Então, conseguimos nos defender da melhor maneira. O mesmo não acontece quando os desafios são inesperados, quando eles nos pegam totalmente indefesos e desprotegidos. Por isso, muitas vezes o que nos derruba não é algo verdadeiramente sério e problemático, mas uma bobabem ridícula. O nome disso é armadilha, popularmente chamado de "é cilada, Bino!"

Uma das imagens que considero mais significativas para a carta do Diabo é a que inclui a marionete ou títere, sendo o próprio Diabo o titereiro, o cara que manda na p*%%@ toda..rs Em termos práticos, este é um significado bastante importante, eu diria um dos três mais importantes do Arcano 15.

Mas para falar da carta do Diabo e seu significado, vou precisar me ocupar um pouquinho de falar do diabo em si ou do que chamamos de "Mal"...

Eu, particularmente, não acredito em diabo... Pelo menos não como um ser que faz oposição a Deus, porque isso colocaria o diabo como uma Divindade em pé de igualdade com Deus, tão poderoso quanto. Eu prefiro acreditar em um Deus criador de todas as coisas, que é a própria emanação do Amor, como expressão criativa. E acredito que o diabo seja apenas mais uma engrenagem, como tantas outras, que existem dentro disso tudo que foi criado. O diabo faz parte da criação de Deus (e não é o seu opositor), o diabo é a energia de resistência, é o que cutuca, provoca, se rebela... Através desta energia, o ser humano é capaz de revolucionar, ousar, se apaixonar, é capaz de fazer coisas incríveis! Mas também é capaz de fazer coisas estúpidas! A razão é uma só: a energia do diabo é como uma mente ardilosa com senso de humor, às vezes, muito duvidoso, ela gosta de provocar e gerar movimento, mas não tem o menor compromisso com o resultado da provocação ou o lugar pra onde o movimento levará as pessoas. 

Todas essas caractertísticas do diabo seriam tolices ineficazes se o ser humano fosse um pouquinho mais esperto. Infelizmente, nós, essas criaturas com um potencial tão bom, mas tão imaturas e com um ego tão gigantesco, em um estalar de dedos caímos em todas as armadilhas do diabo, mesmo aquelas que já nos pegaram antes e nos fizeram sofrer todas as consequências desagradáveis de termos sido idiotas. É impressionante! Aliás, é fascinante! E, me perdoem, apesar de em algumas vezes eu ainda cair nessas armadilhas, tenho me sentido meio metida a besta por ter caído cada vez menos neste tipo de coisa. Lamentavelmente, ainda sou obrigada a conviver com pessoas que são marionetes incrivelmente maleáveis às ações manipuladoras do diabo.

E quem é o diabo (reparem que está ainda em letra minúscula... ainda não estou falando do Arcano, mas da figura que emprestou seu nome a ele)? O diabo é uma energia que está em todo lugar, inclusive dentro do ser humano. E eu diria, por minha experiência de vida, princípalmente dentro da cabeça e dos órgãos sexuais... aliás, muitas vezes, nesses dois lugares ao mesmo tempo, o que costuma resultar em coisas bizarras. Este diabo fica sussurrando provocações em nossa mente, especialmente quando tudo está indo "bem demais"... ele cria histórias, ele procura explicações que se encaixem em nossas crenças. É capaz de fazer o movimento inverso do bom senso: a pessoa já tem uma certeza e aí sai buscando provas para embasar sua certeza... ao invés de, diante de tantas provas, ter embasamento para chegar a uma conclusão. A energia do diabo cria tanta confusão que é capaz de gerar conflito e transtorno a partir de coisas muito pequenas, mas que no decorrer do processo crescem como massa de bolo cheia de fermento. A energia do diabo costuma ter uma vítima constante, na verdade é seu brinquedinho, sua marionete, o seu títere preferido: o ego! Nada como pegar um ego inflado e fazer dele uma massinha de modelar, fazer dele gato e sapato, fazer dele o que quiser! Jogar na parede, chamar de lagartixa... E o mais louco é que, depois de tudo, o ego ainda sai com o peito estufado se achando cheio de razão e melhor que os outros... não percebe que foi absurdamente manipulado, não percebe nada! O ego só enxerga o seu próprio umbigo.

Então, o nosso Diabo (Arcano) tem como um de seus significados toda essa energia que eu falei que é o diabo, aquele que faz parte da criação, creio eu que para treinamento, para que o ser humano possa evoluir e se tornar alguém melhor e mais centrado, que não permita que sua mente seja que nem uma folha ao vento, levada pra todo lado... um treinamento para que o ego não seja um tanque de guerra, impondo sua posição e passando por cima de todos que não o reverenciam e idolatram.

O que acho mais incrível (no sentido negativo) do Diabo é que as pessoas que estão sob sua ilusão não percebem e ainda brigam com você se você tenta abrir seus olhos. As armadilhas são tão perfeitas que a criatura humana vai até o fim acreditando que todas as suas sandices são a realidade. Ela acha que todo mundo quer enganá-la sem perceber que ela já foi enganada! Ela foi enganada por este "diabo" que está dentro dela e que adora degustar seu ego inflado, suas vaidades (o pecado favorito do Al Pacino), suas fragilidades, seus pontos fracos. Gente, o Diabo dá um baile no ser humano, sapateia flamenco na sua cabeça e muitas vezes vai embora assobiando, sem que a criatura consiga enxergar o quanto foi iludida e manipulada. O Diabo pode ser ruim, mas é muito bom no que faz! rs

Eu, com as minhas nerdices, gosto de pensar no diabo como  o agente Smith de Matrix, o cara assume o corpo das pessoas e faz com elas o que bem quer e diferente do agente Smith, faz isso apenas por diversão. É como alguém que cria personagens, joga motivações e depois aprecia prazerosamente os efeitos que aquilo é capaz de gerar. Ciente disso, eu tenho procurado a reflexão e a análise profunda quando ele tenta me atingir, e procuro o silêncio e o isolamento quando ele age nas pessoas em volta de mim. Cada um tem lá o seu diabo de estimação, que costuma cutucar sempre os mesmos pontos, mexer nas mesmas feridas, provocar sempre as mesmas emoções em desequilíbrio. É bom que a gente saiba por onde esta energia de humor duvidoso costuma atacar para que estejamos alertas. Para isso, o auto conhecimento e a capacidade de olhar para si mesmo de forma lúcida são os melhores caminhos.

Que o sábado seja de sabedoria e de clareza mental para que saibamos onde estamos pisando, evitando caminhos equivocados que podem nos levar a um lugar doloroso e desnecessário.

A imagem veio daqui




Um comentário:

Virgínia disse...

Perfeito! Nada mais tenho a dizer, além disso.
Grande abraço, com muito carinho e gratidão.
Virginia