Rainha de Copas

terça-feira, 29 de julho de 2014

Bom dia! :-)

Hoje é meu aniversário! :-) E fiquei rindo sozinha quando tirei o Arcano de hoje, porque eu vivo repetindo por aqui que o elemento (e a Rainha) com o qual tenho mais dificuldade de lidar, incrivelmente, é a água, ou seja, Copas.

Minha relação com fogo, ar e terra me parece bem mais resolvida, mas com a água existem alguns fatores complicadores. Como costumo dizer, água não é só sensibilidade, não é só emoção, nem só sensitividade e empatia. Água também é o mistério, o inconsciente, a magia no seu aspecto mais profundo, a capacidade de fluir  por vias sem racionalizar, sem querer ter o controle. Sem querer congelar a água...rs E eu olho pra tudo isso com muito respeito, porque sei que não é fácil.

Já está claro que neste meu ano pessoal eu tenho como missão trabalhar o elemento água, trabalhar, mais além, a água dentro do fogo (levando-se em conta que estamos em uma terça-feira de Marte). A melhor tradução disso, em termos práticos, é: saber tomar decisões usando mais a intuição e a sensibilidade, saber nutrir os impulsos com água, colocar "óleo" neste carro para que ele se movimente sem bater pino...rs E na hora dos embates necessários, fazer isso com suavidade e inteligência emocional. Enfim, vamos pegar esta água fervendo para fazer um bom chá! rs

Um outro aspecto muito bom da Rainha de Copas é a arte de ser mulher. Isso envolve assumir as características femininas que, muitas vezes, nossa sociedade e cultura nos desestimulam a fazer. Temos que ser fortes, independentes materialmente, profissionais de sucesso, intelectualmente brilhantes, superar dificuldades, enfrentar desafios e, de preferência sem chorar...rs já que hoje em dia o velho tema "engole o choro" anda sendo aplicado tanto às mulheres quanto aos homens. Mas a Rainha de Copas nos diz: você é mulher! E ser mulher é bom... As qualidades femininas devem ser cultivadas e você jamais pode ser privada de ser mulher... Por mais que assuma responsabilidades, por mais que seja independente, por mais que seja capaz de fazer coisas que os homens fazem, naturalmente, com mais facilidade, você é uma mulher. Não tenha vergonha dos seus sentimentos, das suas lágrimas, dos detalhes que julga tão importantes... Não se culpe por falar demais, se preocupar com os outros, querer nutrir quem ama, sonhar com o amor, ser romântica, se ocupar da beleza e da delicadeza. Ninguém pode te convencer de que as qualidades femininas são negativas e somente as qualidades masculinas são boas para homens e mulheres. E também estou me referindo aqui aos meninos, que também podem e devem absorver algumas qualidades femininas, apesar de que sempre terão em si as qualidades masculinas mais exacerbadas.

A Rainha de Copas vem nos falar da fluidez, da malemolência, da sensualidade... A Rainha de Copas é o quadril que se move dançando, é a voz que canta feliz, é a delicadeza ao arrumar um jarro com flores ou os cabelos no lugar... ela é a comida que ferve na panela, ela é a palavra doce dita a um filho ou ao grande amor, ela é o seio que verte leite, ela é a resistência (à dor do parto ou ao tempo para alcançar seu objetivo), ela é o carinho, o toque, o perfume. Ela é a água que corre suavemente no rio ou nas ondas do mar que batem no rochedo.

Sejamos esta mulher, tão forte e tão frágil, tão doce e apimentada, tão dúbia ou multifacetada. Sejamos a lua que corre no céu com tantas faces, sejamos instáveis, sim, porque fluímos, sejamos como as marés, sejamos como a virgem, sejamos como a tentação. Sejamos mulheres plenas, porque nossa completude está na diversidade de sermos tantas coisas.

Uma ótima terça-feira para todos nós e gratidão eterna por cada um de vocês que lê e ouve o que eu digo, que comentam, que refletem, que aproveitam de forma sensível e produtiva tudo que eu falo por aqui. Gratidão por me fazerem companhia nesta caminhada.

A imagem veio daqui

11 comentários:

Cynthia M Martins disse...

Gratidão por compartilhar conosco preciosos ensinamentos!
Felicidades e luz em seu ano pessoal!
Um beijo :).

Maryssol disse...

Bom dia!

Que dia especial! Que arcano lindo para sua renovacao anual! Desejo que essa energia inunde todo o seu ser e que o sagrado feminino seja a tonica deste ano!

Beijos e felicidades mil pra você minha amiga!

Daniela Saraiva disse...

Parabéns Claudinha! Muitas felicidades nesse novo ciclo que se inicia!! Um beijo enorme! !

del carvalho disse...

muitas felicidades no seu ano
este é o meu pessoal,pois fiz 60 anos é um marco o mesmo elemento do cavalo meu ano de nascimento se repete
e essa parte da água para mim não tem sido facil inclusive arranjeidoença de pele (equizema)que o médico diz que não tem cura mas o apucunturista está tentando resolver e ele diz exatamente isso é o fogo queimando não circula a água está estagnada não se está misturando com o fogo não está deixando o fluir,por isso o fogo em vez de nutrir com a ajuda da água queima ,destroi estou tentando fazer essa água virar oleo lubrificante todas as dicas são bem vindas
gratidão

Juliana disse...

Minha querida,
que essa Rainha linda e cheia de mistérios traga um ano de doçura, força e inspiração para você. Que a Lua continue a abençoar essa caminhada por dentro e por fora. E que o Sol encha seus dias de luz e alegria! :) <3
Obrigada pelo presente diário de sua presença e de suas palavras para nós. Paz, alegria e amor!
Beijos mil,
Juju

michelle pereira souza disse...

Feliz Aniversário, Cacau! Muita luz pra você! :)

Aldo Luiz Fonseca disse...

Devíamos ser como a água... Bruce Lee disse: "- Seja água." E eu digo; que seria de nós sem as águas?... Hein? Que ingrato deserto de almas amantes do amor... Seria o vazio do vazio?

Feliz (des)aniversário, líquido, gasoso, sólido como a água que ama o amor incondicionalmente. Que transbordem as copas de pura água em gratidão por tudo o que está VIVO em nossas vidas eternas, divinas e perfeitas em infinitamente em expansão. A morte não existe onde existe Água.

Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato.

Larissa disse...

Parabéns, querida cacau!!!

mellda disse...

A cada dia estou mais encantada com a clareza do tarô. Ainda tem aquelas cartinhas que não compreendo muito bem, mas as coisas só tem melhorado.
Gratidão, Cláudia. E parabéns pelo aniversário e por seu trabalho. E pela paciência e tolerância.

Jeruza Rosário disse...

Felizzzzzzzzzzzzzzzzzz Aniversáriooooooooooooooooooo!!!

Jamais poderia deixar de deixar aqui um xero de muita Saúde, Paz e Sabedoria...Que as Forças Superiores sempre te guiem, te guardem, te inspirem, abrindo os seus caminhos...Que a Força Sábia e Doce das Águas esteja sempre presente!!!
Felicidades, Claúdia!!!
Um abração!
Tenho muito apreço por você!!!

Obs:Deixei meu recadinho aqui desde bem cedinho, mas todas as vezes que envio pelo celular, não chega p vc...

Cacau Gonçalves disse...

Meus queridos e queridas

Gratidão imensa pelo carinho de vcs... Se o Via Tarot começou sendo um exercício de disciplina pra mim, hoje ele é uma grande realização pessoal especialmente por cada compartilhar de experiências que vcs expressam aqui.

Nesses quase 7 anos de blog, algumas vezes pensei em parar, seja por falta de tempo, energia ou conflitos internos... e se não fiz isso foi, exatamente, por conta do retorno que vcs estão sempre dando, de como as palavras postadas aqui apoiam, esclarecem e motivam vcs. Isso é muito gratificante! :-)

Grande beijo e as melhores bênçãos para todos vcs

Te amo, sou grata! <3