7 de Espadas

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Bom dia! :-)

Hoje, ainda em ciclo de Eremita, vou trazer uma proposta de postagem diferente e, creio, um ótimo exercício de atenção e imaginação para vocês.

Pesquisando a imagem do Arcano, me deparei com dois grupos de imagens que expressam dois aspectos da interpretação do 7 de Espadas, uma carta que tem várias possibilidades, conceitos e visões, algumas bem diferentes umas das outras.

Vejamos esta primeira imagem, que mostra um homem sorrateiramente entrando pela janela. Percebam o primeiro detalhe: janelas não são as entradas mais adequadas de uma casa, concordam? Se alguém entra pela janela, ao invés de entrar pela porta, é porque não quer ser visto, não tem boas intenções ou quer alcançar um cômodo da casa que fica mais reservado ou seja: quer ter acesso a coisas que não estão disponíveis para ele.

Vocês conseguem transportar tudo isso que falei para diversas situações? Tentem perceber o sentido metafórico de tudo que eu disse...

Nesta segunda imagem, temos, claramente, a figura de uma moça que não quer ser reconhecida (usa máscara) e que está fugindo, pois corre de um jeito meio desajeitado, deixando cair parte das espadas. Mais uma vez, temos aí alguém tentando pegar algo que não é seu, acessar o que não está disponível para ela. As espadas descartadas, no entanto, parecem ser deixadas de forma estratégica, com algum objetivo não declarado. Existe uma intenção em cada ato, apesar de isso não ficar claro para quem observa.

O que estas duas imagens têm em comum? Estamos falando de atos premeditados, de atitudes ardilosas, que possuem uma motivação não revelada e o desejo de acessar algo pertencente a outra pessoa.

Agora reparem na terceira imagem e vejam como temos ali tudo isso expresso de forma mais direta, com total ausência de diplomacia...

Um ladrão, com uma arma na mão, caminha e certamente não tem boas intenções. Mas aqui ele usa logo uma arma de fogo! Não estamos mais falando de espadas ou palavras! Estamos diante de uma atitude direta, que expressa a intenção, não de criar intrigas, não de se mover por debaixo dos panos para prejudicar alguém, mas de impor a sua vontade através da força.

Estas três imagens nos falam de um aspecto do 7 de Espadas que age sorrateiramente, causando discórdia, prejudicando, gerando intriga (às vezes, fofoca). Alguém pretende se beneficiar da distração ou ingenuidade/desconhecimento de outra pessoa e toda atenção é pouca.

Aqui não se recomenda stress, ao contrário, é preciso muita calma e tranquilidade para detectar o que, de fato, está acontecendo.

Então, temos um outro significado do 7 de Espadas que nada tem a ver com tudo isso...

O 7 de Espadas pode expressar uma ativação mental que, ao invés de fazer a pessoa demonstrar inteligência, resulte e "pensar errado" ou gerar uma incrível confusão mental, uma autosabotagem. Mas podemos reverter isso, podemos fazer a leitura positiva da carta, com toda esta ativação mental sendo usada para nos beneficiar também.

Nesta imagem temos um ancião, usando toda a sua sabedoria e sua capacidade mental, intelectual, para escrever algo. Em termos bem práticos, o 7 de Espadas nos alerta para usarmos a mente a nosso favor e não contra nós. Ou seja, ao invés de criar "minhocas" na cabeça, estudar, pesquisar e abrir a mente para novas possibilidades.

O sábio estuda e registra suas observações. Esse é um excelente uso do 7 de Espadas e da nossa inteligência. Notem o quanto isso é diferente do significado anterior!

Na última imagem, temos uma versão diferente do velho estudioso... Temos um jovem muito esperto e criativo, pesquisando e colocando tudo isso no papel. As duas imagens mostram variações sobre o mesmo tema.

A postagem de hoje veio para mostrar como a mesma carta pode ter duas ou mais interpretações, sem que haja um rigor entre o certo e o errado, mas sendo preciso um jogo de cintura para saber do que se trata em cada jogo, cada posição, com cada pessoa e a cada momento.

O conselho de hoje é para que estejamos atentos aos ardis alheios, para não cairmos em intrigas, e para que sejamos capazes de usar da melhor maneira possível a nossa inteligência, solicitar ao intelecto que ele jogue a nosso favor.

Uma ótima terça-feira para todos nós!

As imagens vieram daqui, daqui, daqui, daqui e daqui

Pegando carona na postagem de hoje, aproveito para fazer minha saudação a Hécate, uma deusa querida que já me auxiliou em momentos delicados e a quem peço, novamente, auxílio. Dia 13 de agosto é o seu dia!

Salve, Senhora!
Rainha da noite mais negra e profunda.
Olhos que brilham e mostram o caminho quando nada mais sei.
Coração que pulsa e aquece meu sangue,
Mão que se estende diante de mim, como apoio seguro.
Você é a guia de meus passos quando a encruzilhada se apresenta.
Você é o caminho que minha natureza clama.
Quando tudo parece perdido, é você, minha Rainha, que tem a chave, a solução.
Nem todos virão até você!
Os medrosos, os preguiçosos, os imaturos e os que não assumem responsabilidade
sobre a própria vida fugirão... Esses vão maldizer seu nome.
No entanto, todo aquele que tiver dentro de si a retidão, a coragem e a responsabilidade, se souber se entregar e confiar em sua segura escuridão,
poderá receber suas bênçãos.
Só há confiança e entrega quando tudo está, absolutamente fora de controle, e
ainda assim há espaço para o sorriso e a gratidão.
Abençoa as minhas escolhas com a sua sabedoria, Senhora do Submundo!
A gratidão sempre vibrou em meu coração e continua a vibrar por ti.
Que assim seja e assim se faça!

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, Via!

Para início de conversa o texto da Sócia é uma verdadeira aula, aula de uma mestra de Tarot. Não há muito mais o que se escrever a respeito depois desta postagem.

A riqueza contida num símbolo ou numa situação arquetípica é muito grande e permite diferentes interpretações dentro do contexto de vida de cada um de nós.

O 7 de Espadas é um arcano importante para mim pois é uma das lições que tenho que aprender mais e mais. É o arcano do logro mental ou da astúcia, num certo sentido. A astúcia é uma qualidade e como toda a qualidade possui polaridade: positivo e negativo.

No positivo ela permite uma ação preventiva e protetora contra os golpes do destino e contra o maquiavelismo.

No negativo ela é a arte do engano e da falsidade.

A verdade é que neste mundo temos que ser astutos contra a falsidade que vigora, se quisermos trilhar o caminho do bem e da positividade.

Há uma tradição esotérica - o 4º caminho do mestre Gurdjieff - que define o seu caminho como o caminho do homem astuto, pois a inteligência é a consciência em ação para bem resolver os problemas deste e neste mundo.

O caminho do guerreiro dos xamãs toltecas nos ensina sobre a arte da espreita e sobre as 4 qualidades que precisamos desenvolver nos relacionamentos: gentileza, astúcia, paciência e implacabilidade.

O 7 de espadas é a batalha sutil das mentes, o xadrez mental, a arte de antecipar no jogo da vida os lances para podermos lograr a vitória almejada, não apenas nas disputas que ocorrem, mas sobretudo com relação a nós mesmos.

Sinto muito, me perdoa, te amo, sou grato.

F.A.

Anônimo disse...

O 7 de espadas é uma dessas cartas que me deixam com a respiração suspensa.

Mal cheguei à metade do dia e ela já se revelou para mim no seu aspecto "carta da malandragem".
Ainda não sei o que fazer com essas manobras que percebo que acontecem a minha volta. Me sinto vulnerável demais diante dessas situações.

A postagem de hoje está muito show!
Bom dia, Via!

Anônimo disse...

Só agora vi o final da postagem.

Acho que minha carta do dia está mais de acordo com ela (puro palpite): para mim, hoje é dia de Lua.

Anônimo disse...

Hoje é também o dia mundial do canhoto... Nós abrimos cartas com a mão esquerda sem problema algum! Parabéns pelo blog.

Cyntia Tagliatelli disse...

Oi Claudinha!!! Oi Vianautas!!!
Só passando rapidinho pq não pude deixar de lembrar da carta de hj depois de ter sido assaltada literalmente a mão armada....me lembrei de uma das cartas utilizadas pra ilustrar hj sua postagem Claudinha..rs...

Aiaiaiaiai...essas sincronicidades...da p´roxima vez q sair um 10 de ouros, coloque a figura de um baú cheio de ouro, por favor....vai que cola...kkkkkkkkkkkk

Bjo
Cy

upset disse...

Adorei a postagem. Estou aprendendo a jogar agora e hoje recebi essa carta como conselho e na busca por interpretações, achei esse site. Agora eh hora de ficar esperta e muito calma!rs
Obrigada! :)