4 de Espadas

domingo, 11 de agosto de 2013

Bom dia! :-)

Se ontem o Eremita nos recomendava o silêncio, o recolhimento, a sabedoria que a experiência nos traz, hoje é o 4 de Espadas que aprofunda este processo, pedindo uma pausa...

Este Arcano costuma ser chamado de a carta da meditação, porque ele propõe o esvaziamento do que já existe dentro de nós e está estagnado, para que algo novo possa entrar, acontecer, vibrar.

Não é possível haver renovação se não temos espaço para que esta renovação aconteça. Nas medicinas mais tradicionais e antigas, temos sempre o conceito de deixar o ar circular para que a saúde se mantenha ou restabeleça. O Ar puro renova as energias do ambiente, o vento leva tudo que não nos serve mais.

Da mesma forma, é o mesmo vento que anuncia as novidades, que traz notícias. São os "novos ares!" O 4 de Espadas mostra a necessidade de uma pausa para que a mudança aconteça. E isso me lembra aquela famosa história que o sócio já contou várias vezes, sobre o jovem lenhador e o velho lenhador. Enquanto o jovem saiu, esbaforido, cortando todas as árvores do caminho, o velho lenhador passou um longo tempo afiando o seu machado. Assim, quando se levantou e começou a lenhar, seu corte foi preciso e rápido o suficiente para que ele ganhasse a competição.

Fora o fato de que esta piada é muito anti ecológica, com todos estes cortes de árvore, a lição vale para todos e não somente para lenhadores. ;-) Tenho pensado nisso nesses últimos dias: a importância de, ao invés de sair tomando várias atitudes (algumas que podem ser equivocadas), muito melhor é aquietar, respirar fundo, esvaziar a mente e deixar a inspiração tomar conta, indicando quais atitudes tomar. Então, depois disso, passo-a-passo resolver tudo da melhor forma possível.

Esta é a lição do 4 de Espadas pra hoje!

Ótimo domingo para todos nós! :-)

A imagem veio daqui

Um comentário:

Anônimo disse...

Hoje, para o meu dia tirei o Diabo.
Comecei a fazer minhas tiragens pessoais pelo taro de Osho.
Muito legal começar a ver aspectos desconhecidos (pra mim) dos arcanos se revelando.

Aqui no meu mundinho, hoje também foi dia pra meditação, pra tentar diminuir o caos e a desordem mental que ficarm depois dos acontecimentos dos últimos dias.