6 de Paus

sábado, 4 de maio de 2013

Bom dia! :-)

A carta de hoje nos leva a repensar certos conceitos... Imaginem que depois de um Louco, um Arcano meio sem rumo, sem eira nem beira, temos uma carta que fala de conquistas, de sucessos e vitórias obtidos de uma forma bem concreta!

Isso me faz pensar que as coisas não se processam, exatamente, do jeito que imaginamos. Às vezes, temos uma noção muito rígida em relação a conquista das coisas. Ontem mesmo eu ouvi algumas pessoas falando sobre a importância de "trabalhar duro". Mas poucas pessoas falam da importância de trabalhar com amor, de se lançar em uma atividade com todo o impulso vindo do coração.

Hoje, sábado de Saturno, quando falamos dos projetos e da vida profissional, é um excelente dia para pensar em tudo isso... Tanto na sequência de Louco e 6 de Paus, quanto no conceito que temos do que seja sucesso, vitória.

Vivemos em uma sociedade em que ter sucesso é ter direito e status profissional. Eu cresci (e acredito que toda a minha geração) entendendo que uma mulher que não tem profissão, é somente "dona de casa", ou é da geração da minha mãe ou então é uma pessoa sem talentos, sem estudo ou sem condições de estudar. Para a minha geração, durante muito tempo, era inimaginável que uma mulher pudesse preferir ficar em casa e cuidar da casa e dos filhos, ao invés de sair de casa, muito bem vestida, para trabalhar em uma grande empresa. Até que muitas das mulheres da minha geração se viram diante de alguns conflitos. Eu, por exemplo, depois de quase "bater as botas" no parto do meu filho, resolvi ir morar no interior, próximo a minha família, e só retornei para um trabalho fora de casa (apesar de ter trabalhado como freelancer, em casa, nesse período) quando meu filho tinha 4 anos e mesmo assim era um trabalho com carga horária de 6h de segunda a sexta. Eu escolhi isso! Porque percebi que não queria deixar de acompanhar o crescimento dele. E não me arrependo nada disso!

No entanto, parece que perdemos a noção de que podemos fazer escolhas! Vejo, todos os dias, pessoas dizendo coisas como "eu não posso deixar este trabalho", "se eu pudesse, bem que ia morar no interior". Pois bem, morar no interior não é fácil! O mercado de trabalho costuma ser medíocre, a gente deixa de ter vida cultural, mas, por outro lado, tem mais segurança, contato com a natureza e custo de vida mais baixo. Mas, acima de tudo, o mais importante é que não há certo ou errado, há o que o coração deseja. E isso deve ser respeitado!

Vejam a imagem do 6 de Paus de hoje e percebam este conceito de sucesso. Ele envolve alegria, celebração e festa! E eu duvido que alguém possa fazer isso trabalhando em algo que detesta. É por isso que o tema para reflexão de hoje é: é possível ter sucesso profissional fazendo o que o coração não quer? Pensem nisso... ;-)

E pensando nisso, eu lembrei da versão moderna da história da Cigarra e da Formiga que o sócio sempre gosta de contar. E encontrei um vídeo com uma versão que considero mais de acordo com o que acredito. Espero que gostem!

Ótimo sábado para todos nós! :-)

A imagem veio daqui


3 comentários:

LUZ AZUL disse...

Ola povo do via, sincronia...feliz e com muito amor, curando pequenas feridas mas com disposição para dar e vender...
eu te amo,sinto muito, me perdoe, sou grata.
Muita luz azul a todos!

Clara disse...

Boa Tarde
"O Sucesso é Ser Feliz" com diz Roberto Shinashiki,como tambem Lugar Bom é o Lugar que se é Feliz.

Flávia Miranda disse...

Bom dia! Só hoje li os posts do final de semana.
Esse em especial mexeu comigo, visto que tenho um forte dilema de insatisfação profissional.
Todos os dias penso em pedir demissão e ao mesmo tempo não consigo me desapegar já que, essa é a minha única fonte de renda e não quero ser ingrata. Como muitos dizem: pelo menos eu tenho esse emprego...
Já plantei as sementes da mudança profissional, mas ainda preciso esperar pelo momento certo da colheita.
E enquanto isso? Como ser feliz sem fazer o que se gosta?
Adorei o "trabalhar com amor".
É essa a minha busca.
Grata!
F.