O Diabo

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Bom dia! :-)

A primeira pergunta que faço, assim, de forma bem direta, é: de que Diabo estamos falando? Faço esta pergunta porque já havia escolhido esta imagem e elaborado mentalmente o que iria escrever, quando me lembrei que acabei de celebrar Beltane e o "diabo" de Beltane é Pã, um deus associado à fertilidade e à sexualidade.

Para não correr o risco de falar do Diabo errado, vou falar dos dois então...rs

O primeiro é o que nos remete à sombra. Não o mal... Mas a sombra existente dentro de nós. É preciso entender o que é a sombra: ela não é o que temos de errado, ela é o que nos recusamos a ver, aceitar, assumir. Isso pode ser uma reação de raiva, inveja, sentimento de posse (e aí é ruim), mas também pode ser um talento deixado de lado, uma característica que nos convenceram que seria desagradável ou inútil, parte da nossa essência que consideramos socialmente inadequada (e pode ser bom).

O primeiro passo para lidar com a sombra é puxá-la para a luz, encará-la de frente. Somente assim é possível realizar uma cura, que algumas vezes representa liberar o que estava guardado e algumas vezes representa assumir isso, absorver o que estava no porão.

Mas quando falamos de Pã, a conversa pode mudar um pouco de rumo. E para falarmos de Pã precisamos falar de Beltane (que não por acaso foi ontem). Os povos antigos, que mantinham um contato muito próximo com a natureza e a terra, costumavam celebrar a fertilidade (do solo e também dos seres vivos). Assim eles exerciam a sua religiosidade, com um movimento de gratidão, e ao mesmo tempo com muita proximidade com a Divindade.

Para compreender o que acontecia em Beltane é preciso voltar no tempo e tentar compreender como aquelas pessoas viviam, no que acreditavam, quais eram seus hábitos, sua forma de pensar e sentir. Por isso que, hoje em dia, eu (euzinha, só euzinha, cada um pensa como quiser...rs) não acredito que se possa realizar um festival de Beltane nos mesmos moldes de antigamente. A essência não será a mesma. Mas isso não quer dizer que não possamos celebrar Beltane. Eu sempre celebro! Até quando não planejei e não percebi...rs Tenho histórias interessantes e engraçadas sobre isso, mas este não é um ambiente próprio para compartilhar este tipo de coisa...rs ;-)

Minha dica (dupla) do dia: tente enxergar melhor o que você está guardando dentro de si, se recusando a enxergar e assumir... Trabalhe isso! E, por outro lado, viva! Esteja plenamente vivo, inteiro no momento presente e experimente os prazeres que a vida pode te dar.

Só isso? Claro que não... Também tem um feriadão nos aguardando a partir de amanhã. :-)

As imagens vieram daqui e daqui

 


Nenhum comentário: