Rainha de Paus

terça-feira, 18 de junho de 2013

Bom dia! :-)

Para quem ainda não percebeu, em meio a manifestações por todo o país e no exterior, temos em uma terça-feira de Marte, uma rainha guerreira e idealista: a Rainha de Paus. Ao contrário do que muitos pensam, esta rainha não é puro capricho! Ela traz em si o elemento fogo, que está profundamente associado ao espírito, às questões espirituais e também ao idealismo, à energia vital e aos princípios fundamentais que animam os seres vivos.

É por isso que eu peço licença a todos para ocupar boa parte da postagem de hoje com algumas ponderações... Assumo aqui o meu aspecto Rainha de Paus, como boa leonina que sou, e convido a todos para uma ampla reflexão.

Tenho visto que alguns políticos, partidos e pessoas estão aproveitando toda a mobilização para detonar com o governo federal, quando todos sabemos que isso não é uma questão somente de governo federal (vamos lembrar que a PM obedece os governos estaduais), mas de todo um processo que engloba os governos - federal, estaduais e municipais - das últimas décadas.

Tenhamos bom senso para não jogar no colo da Dilma a responsabilidade de atitudes e omissões de todos os governos anteriores, pelo menos os pós-ditadura, que são os que temos mais acesso a informações, atualmente. O Brasil que temos hoje é resultado de um processo, um processo que envolve a influência autoritária e cruel dos EUA, por exemplo... E isso quem diz não sou eu! Acreditem: no material de estudo a que tive acesso na pós-graduação de Gestão Escolar tá lá, com todas as letras, o acordo que aconteceu no governo FHC que incluía a vinda de dinheiro e em troca a inserção de informações e conceitos que muito beneficiaram os EUA. Graças a essa atitude, a educação no Brasil sofreu um baque razoável em termos de despertar a visão crítica em crianças e jovens.

Além disso, trazemos a influência dos tempos de ditadura e substituímos o governo militar, por outro tipo de poder... o poder do capital, o estímulo incessante ao consumismo, pouco pão e muito circo. E se antes as pessoas obedeciam pelo medo, agora, elas nem têm consciência de que estão sendo manipuladas. Tudo isso que estou dizendo foi previsto anteriormente, aliás uma profecia digna de Nostradamus: "A ditadura perfeita terá as aparências da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão com a fuga.
Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão" Aldous Huxley (1894-1963).

Creio que estes movimentos são um verdadeiro despertar do povo brasileiro, mas peço a todos atenção para duas questões fundamentais para que o resultado de tudo isso seja positivo - concretamente positivo:

1) O povo brasileiro não está habituado a este tipo de coisa e temo que esta falta de experiência nos deixe tal qual o cachorro que corre atrás da roda do carro e quando o motorista estaciona, ele não sabe o que fazer com aqueles belos quatro pneus à disposição, paradinhos. Agora, imaginemos, por exemplo, que a Fifa, por conta das manifestações, impeça a realização da Copa aqui no Brasil. O que conseguimos de verdade? Uma quantidade absurda de dinheiro já foi gasta e aí? E mesmo que isso não aconteça e que a Copa continue firme e forte... O que os brasileiros vão fazer depois que todas as manifestações de rua acontecerem? Não vamos ficar eternamente na rua, né? É preciso mais que isso... É preciso ter um plano. Saber qual o passo seguinte. Como negociar, como reivindicar, porque não dá pra ir pra rua e gritar "não queremos o aumento de passagem! Não queremos corrupção! Não queremos a Copa!" Ok... Mas o que queremos então? Esta é minha primeira preocupação.

2) Todos estão furiosos com a Dilma e o PT. Agora, não me venham dizer que a solução é votar no PSDB, ou no DEM... Verdade seja dita... Em qualquer partido! Os partidos estão aí há tanto tempo e não conseguem resolver nada, nem as brigas internas! Certa vez, conversando com um amigo, que é do PSOL (minha última esperança, pelo menos, de correção), e ele me falou que a coisa não é tão diferente não, cheio de safados querendo se dar bem, aceitando alianças inaceitáveis, etc... Então, estamos diante de um grande problema para as próximas eleições: não temos candidatos que prestem... Não temos partidos que prestem... Não temos um sistema de contagem confiável, já que a urna eletrônica é tão segura contra fraude quanto qualquer cadeado de diário de adolescentes.

Esses são os dois maiores desafios que temos pela frente! Saber o que fazer depois das manifestações e saber como votar nas próximas eleições.

Acho muito válida a comemoração, ontem foi mesmo um 3 de Copas em muitos sentidos e para muitas pessoas. Conseguimos celebrar esta vontade de mudar o país que os brasileiros demonstraram, mas este é só o começo de um árduo caminho que temos pela frente.

A Rainha de Paus vem até aqui hoje para nos lembrar da importância de termos uma conexão maior com a sabedoria divina, com o fogo interior, a centelha que nos anima. Estamos vivendo uma situação que até pode ser compreendida através do racional ou do emocional, mas somente com a percepção superior será possível enxergar tudo isso de maneira mais ampla e profunda. Façamos disso nosso exercício de hoje.

O vídeo que vai ilustrar a postagem de hoje eu achei por acaso e achei muito lindo. Em meio aos conflitos todos que acompanhamos ontem, um pequeno grupo de devotos de Krishna cantam e dançam na praça dos três poderes, em Brasília. Um pouco de paz e espiritualidade em meio ao movimento social. Achei bonito.


Ótima terça-feira para todos nós! :-)

A imagem veio daqui

4 comentários:

Andreza disse...

Cláudia, acompanho o Via Tarot já há algum tempo e admiro muito o trabalho que você faz aqui. Não sei se você tem tempo de responder os comentários do blog ou conversar sobre tarot com iniciantes. Mas, se puder, eu gostaria de saber sua opinião sobre a carta Valete de Espadas. Eu estou começando a aprender o tarot agora, aos poucos, e fico surpresa por sempre tirar essa carta em quaisquer que sejam os questionamentos que eu faça sobre um relacionamento.
Mais uma vez, parabéns pelo blog maravilhoso.

Rosana Sperotto disse...

Um alívio alguém destrinchar com tanta clareza o que também penso, mas antes encoberto por uma bruma de confusão. Obrigada, querida Rainha de Paus!

Cacau Gonçalves disse...

Bom dia, pessoas queridas! :-)

Andreza, o mais importante sobre as cartas de tarot é conseguirmos descobrir o que cada uma delas nos fala, pessoalmente. Isso é algo sobre o qual falo bastante aqui no Via... É preciso ler muito, estudar, fazer cursos... Mas este é o processo de construção do conhecimento, depois temos que desconstruir para reconstruir um novo conhecimento, que é o nosso, pessoal. Por isso que quando me perguntam qual tarot eu uso, eu digo "o tarot da Cláudia"...rs Se vc pegar qualquer livro de tarot, verá uma série de interpretações sobre o Valete/Princesa de Espadas, mas precisa descobrir o que ela fala com vc. Comigo, ela costuma aparecer quando uma informação importante está para surgir ou então a importância de se escolher as palavras e dialogar... Mas tem gente que vê nela o risco da fofoca... Vc precisa descobrir o que ela fala com vc, através de prática de jogo e de olhar em volta, o que acontece. Espero ter ajudado! ;-) E grata pelas palavras carinhosas... Seja bem-vinda! :-)

Rosana, querida, eu estava meio angustiada há alguns dias por conta desta movimentação toda. Um lado muito feliz, mas outro lado, meio tenso. Este texto foi uma terapia! rs

beijosss

Andreza disse...

Ajudou muito! E eu que agradeço por compartilhar seu conhecimento, que é tão bonito.