9 de Paus

sábado, 22 de junho de 2013

Bom dia! :-)

Vocês estão percebendo o movimento?

Na quinta-feira o 3 de Espadas mostrou as dores de certas descobertas. Na sexta-feira, o Eremita aconselhou o recolhimento (e não sei se vocês acompanharam, mas o MPL - Movimento Passe Livre, que deu o pontapé inicial em todas essas manifestações, decidiu se recolher, sair das ruas... Ou seja, o Eremita foi profético!) Hoje, o 9 de Paus nos pede disciplina. Nada de arruaça, nada de emoções palpitantes ou atitudes impulsivas, mas uma conduta equilibrada.

Há quase seis anos eu escrevo diariamente aqui no Via e há quase seis anos eu digo que sem disciplina não há salvação! E não há mesmo! Não é exagero... É a mais pura verdade!

Quando falo de disciplina, não estou falando do conceito militar ou das carmelitas descalças, estou me referindo à capacidade de agir a nosso favor e não como nosso inimigo, não como sabotador da nossa própria causa. Incrível como temos o dom agirmos contra nossos próprios objetivos! Queremos fazer uma alimentação mais saudável e somos atropelados por um desejo de comer chocolate. Apesar de sabermos que precisamos de atividade física, sempre dá aquela preguiça de acordar mais cedo. E naquela hora em que sabemos que o melhor é silenciar, vamos lá e rodamos a baiana. Tudo isso é falta de disciplina! São atitudes imediatistas e desgovernadas que prejudicam a nós mesmos.

O mais importante a saber sobre a disciplina é que ela não acontece em benefício dos outros, mas em nosso próprio benefício. Não se trata de cumprir ordens ou fazer de conta que somos um reloginho, uma máquina programada... Mas de estipularmos prioridades para nossas vidas e conseguirmos cumpri-las.

A disciplina tem muito a ver com o Anarquismo, palavra que vem sendo deturpada com o tempo e virou sinônimo de baderna, quando, na verdade, fala de um tipo de organização em que as pessoas são tão conscientes dos seus direitos e deveres que os governos são eliminados e ao invés disso a comunidade se organiza em pequenos grupos, com a participação ativa de todos. A ideia do Anarquismo é a de que não precisamos de polícia porque sabemos o que devemos ou não fazer. Não precisamos de Estado, porque somos capazes de nos organizar por conta própria. Se hoje o Anarquismo é uma utopia, é somente por conta da falta de disciplina e consciência das pessoas.

Pois bem, o tema para reflexão de hoje é: o que é que eu deveria fazer por conta própria, para meu próprio bem, e necessito ser vigiado e orientado para não agir de forma equivocada? E como posso transformar isso em mim, desenvolvendo disciplina em meu benefício?

Já viram que hoje vamos nos colocar na Berlinda, né? rs

Uma boa dica é direcionar os questionamentos do 9 de Paus também para os projetos e a carreira profissional (pra mim, aqui já quicou, bateu na testa, subiu, bateu no cocuruto...rsrsrs) Ou seja, onde está faltando disciplina para que consigamos desenvolver algum projeto que temos em mente há séculos?

Bem, pra gente relaxar um pouco e lembrar de um clássico da disciplina no cinema...rs


Ótimo sábado para todos nós! :-)

A imagem veio daqui

3 comentários:

Maryssol disse...

Bom dia Via,

Excelente postagem sobre o 9 de paus e momento atual que estamos vivendo!

Perfeita definição de disciplina: agir a nosso favor!

Que o novo de Paus nos Guie!

Beijo,

Sinto muito, me perdoa, eu te amo, ou grata!

Maryssol

Clara disse...

BINGO!!!!!!!!!!
Mais uma vez "ACERTOU EM CHEIO"
É Bola de Cristal, Sincronicidade ou Intuição Mesmo.
O Fato é que é Isto Aí. Êta Mulher para pensar uma coisa e fazer Outra.Eita Mulher para trazer para sua vida Gente que não tem Nada a ver e Depois Pensa em Acabar com Tudo mas que Na Realidade Nada faz.
Bom, Muito Bom Mesmo.
Grata.

Anônimo disse...

Ai, adoreiii!

Hoje acordei, supercansada, depois de 10 dias de trabalho seguidos e pensei: não vou treinar hoje!

Depois lembrei que estou fazendo isso por mim, que sou uma mulher de resultados e que terei o resto do dia e o domingo para descansar...Fui! ;)

É muito difícil resistir à tentação de ser indisciplinado e COERENTE!

Porque usando o teu exemplo Claudinha,se uma pessoa quer emagrecer, tem que ter atitudes COERENTES com este desejo, ou seja, se alimentar direito!

Eu já percebi que quando estou fazendo o que me propus, disciplinadamente, minha auto estima vai lá para o alto. E o contrário também é verdadadeiro. Quando me proponho e não faço, fico me sentindo mal e de baixo astral.

É como vc falou: é uma coisa que fazemos para nós!

Beijo Grande, Flavinha