9 de Copas

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Bom dia! :-)

Depois de usarmos de razão para analisar e tomar decisões, ontem, com a Rainha de Espadas, hoje o dia começou mais leve e voltado para os prazeres, com o 9 de Copas. Satisfação dos desejos? Queremos!

Sempre que eu olho para o 9 de Copas, penso na importância do que, normalmente, se considera fútil e preguiçoso: os prazeres, o descanso, o deleite das experiências sensoriais. Talvez por isso há muitos anos eu recomendo (baseada em fatos reais da minha vida): coloque na agenda o descanso, o nada fazer, o observar a natureza com serenidade, os pequenos prazeres diários, a realização de sonhos, especialmente aqueles simples, que nem precisam de um milagre para acontecer, precisam apenas de tempo e vontade.

Vivemos em uma rotina tão corrida e tão exigente, que raramente separamos tempo e energia para as atividades (ou a não ação) que não possuem utilidade, que não representam produtividade. Percebo com muita clareza que vivo reclamando do stress do trabalho, mas diante das férias ou de um feriadão (como este do Carnaval) eu fico meio perdida, como se tivesse algo de errado acordar às 9h ou passar uma tarde assistindo filmes. É comum que o nada a fazer resulte em stress da sensação de "perder tempo", o que é um verdadeiro absurdo, levando-se em conta o quanto de tarefas costumo realizar nos dias úteis. Aliás, acabei de perceber mais uma lavagem cerebral: dia útil é somente aquele em que trabalhamos. Útil para quem, afinal? Muitas vezes a única utilidade de um dia de trabalho é garantir o salário no final do mês. Precisamos fazer mais coisas que sejam úteis para o nosso bem estar e hoje o 9 de Copas está aqui para nos lembrar disso.

Que a segunda seja absolutamente prazerosa!

A imagem veio daqui

 

Nenhum comentário: