A Temperança

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Bom dia! Boa tarde! :-)

O Arcano de hoje é a expressão perfeita do meu estado de espírito desde que acordei: calma, equilíbrio, tudo ao seu tempo. Por isso que a postagem saiu tarde... A notícia boa é que não fiquei sofrendo, ansiosa, por conta disso. Um dia de cada vez e estou conseguindo superar esta forma de lidar com o mundo. Agradeço à Temperança!

O que vou falar agora sobre a ansiedade serve para várias outras coisas...  A ansiedade é um transtorno e não uma doença, por isso não tem cura. Quando li isto, há muitos anos, fiquei assustada! Com o passar do tempo, fui compreendendo que isso não é uma fatalidade. Os transtornos têm origem biológica, psicológica e social e quando os sintomas podem ser reduzidos quando cuidamos desses três aspectos devidamente. Não temos controle sobre a nossa formação biológica... No meu caso, venho de uma família em que várias pessoas são ansiosas, mas poucas desenvolveram os transtornos propriamente ditos. Não temos controle sobre a questão social, pois a vida está aí, com o fator surpresa, problemas, conflitos e, principalmente, com esta sociedade que só sabe exigir mais e mais, nos coloca para correr o tempo todo. Então, nos resta o aspecto psicológico e sobre este nós podemos e devemos ter alguma influência direta. O trabalho é árduo... demorado... mas com práticas de autoconhecimento, atividades físicas e o entendimento de que a mudança tem que acontecer dentro, conseguimos alcançar um estado mais equilibrado e harmonioso.

A Temperança é a alquimia interior necessária para que possamos viver melhor. Sempre que ouço alguém dizendo "não tem jeito, eu sou mesmo assim" ou justificando as suas reações (intensas, sofridas) a partir do que acontece fora ou por conta da atitudes de outras pessoas, vejo ali a dificuldade gigantesca que ela terá de sair da zona de sofrimento. A Temperança é o bálsamo psicológico, emocional e físico que precisamos para que possamos ser mais felizes.

Neste encerramento de 2021, ter a companhia da Temperança é muito significativo! Que ela continue vibrando como aprendizado de todos os desafios que enfrentamos. Que todos tenham um feliz 2022, com paz, harmonia, saúde e bênçãos!

A imagem veio daqui

https://www.pinterest.de/pin/337207090858189529/


 

Nenhum comentário: