Rainha de Copas

domingo, 8 de março de 2015

Bom dia! :-)

Neste momento, em que escrevo esta postagem, estou dando uma pausa em uma conversa com um amigo, via skype, em que falamos sobre relacionamento. Amor e sexualidade, conceitos, clichês, tempos antigos, novos tempos. É um papo que eu adoro! E ele também! É tão bom poder conversar sobre isso com um homem! rs

Tudo começou quando fomos assistir juntos o tão falado 50 tons de cinza. Rimos muito da sucessão de clichês e da atuação sofrível dos atores. Não cola! Não convence! E a partir daí, começamos a analisar as relações atuais. Como elas acontecem? O que as mulheres, principal público deste filme, viram de tão incrível nessa relação?

Pensamos de forma diferente, mas acabamos nos entendendo...rs Eu acho que o ser humano, de um modo geral, está sofrendo da síndrome da insatisfação. Parece que um homem, uma mulher e um amor não são suficientes! Ele acredita que tudo isso, esta coisa de SM  e demais atividades "diferentes" do padrão, são bem antigas, só que agora precisam de uma versão mais light para que haja um tipo de permissão oficial para vivenciar esta experiência.

Fato é que o tema amor e sexualidade é tão antigo quanto a humanidade, mas antes as pessoas se preocupavam mais em viver e hoje em dia, nossas mentes racionalistas, querem pensar isso, analisar, entender. Não sou contra a análise, a observação como estudo de caso, até porque isso é a minha vida e minha profissão. Mas creio que na hora de nos relacionarmos mesmo, devemos ser menos teóricos, menos acadêmicos e mais amorosos e corajosos.

Uma relação não pode ser algo padronizado. Não existem regras, a não ser aquelas determinadas entre cada casal. Relacionamento é uma sucessão de negociações, de preferência amorosas, generosas e bem humoradas, mas deve ter como meta a satisfação e realização de cada um dos parceiros. Pelo menos, assim eu vejo...

Uma coisa tem me chamado a atenção, tanto na "vida real" quanto na ficção, é que há uma ansiedade em definir logo o que está acontecendo. Todos querem se sentir em segurança, em uma zona de conforto que garanta o mínimo possível de sofrimento. Ok, sinto ser eu a portadora da informação, mas isso não é um relacionamento afetivo... É praticamente um contrato de prestação de serviço! rs

Amor não pode vir com um certificado de garantia! É algo que se sente ou não se sente! E depois que é sentido, não é o fim da história... Aí vêm todos os desafios de um relacionamento. Amar é algo sobre o qual não temos controle... Mas um relacionamento é algo sobre o qual as nossas escolhas definem tudo! Compreender isso reduz bastante o nível de dor! ;-)

Hoje temos aqui a soberana do Reino das Águas. E como estamos em um domingo solar, minha dica é para que mergulhemos neste mar das emoções para descobrir o que, de fato, sentimos e queremos para a nossa vida afetiva. Autoconhecimento também passa por aí... Entender que não existe certo e errado... Existe o que buscamos e o quanto estamos dispostos a fazer para conseguir isso.

Ótimo domingo para todos e eu vou voltar pra minha conversa instrutiva! ;-)

A imagem veio daqui

Um comentário:

a.mar disse...

Obrigada, Cláudia, pela reflexão e partilha!