Retrospectiva 2014

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Queridos amigos, sentem que lá vem a história! rs A história de 2014, com seus altos e baixos, seus dramas e curas, seus momentos emocionantes e felizes de descobertas, de confiança, de gratidão.

Creio que a minha palavra especial do ano tenha sido GRATIDÃO. Fui desafiada a encarar situações que eu não queria viver mantendo sempre na mente e no coração o sentimento de aceitação, confiança e gratidão. Era como se, apesar de tudo parecer fora de lugar, houvesse uma ordem, um caminho, um plano já traçado. Deixei a rebeldia de lado e simplesmente aceitei, me entreguei... Quando não queria voltar para São Lourenço, eu vim... Quando eu não queria retornar para a prefeitura, retornei... Quando não queria me separar, me separei... Eu não briguei com nada que surgiu pelo caminho, não fiz resistência, as situações apareciam e eu fluía, como em um processo de não ação.

E posso dizer: estou tão feliz!!! Ando concluindo que a gente não precisa fazer tanto esforço para ser feliz, é, basicamente, viver... Um dia de cada vez, sem expectativas e ansiedades, compreendendo que nada é tão dramático assim. Existe uma inteligência muito maior atuando dentro de nós, que sabe muito bem o que nos faz feliz, se não brigarmos com ela, se não fizermos pirraça, querendo assumir o controle das coisas, vamos seguindo pelo caminho certo.

Tenho tanto a agradecer por 2014... Esse poderia ter sido um ano dos mais terríveis da minha vida e, no entanto, foi o mais feliz dos últimos tempos. O que mudou? Eu! Eu mudei! E só posso agradecer a minha Deusa Interior, a mim mesma e a todos os amigos tão queridos que estiveram próximos durante todo o ano e ajudaram nesse processo. Este foi um ano de descobrir amor em cantinhos escondidos, foi ano de fazer novos amigos que parecem tão antigos, foi ano de trabalhar feliz, foi ano de me olhar no espelho e gostar do que estava vendo, foi ano de me sentir querida, cuidada, cortejada (olha que dessa parte eu nem me lembrava mais...rs e vários meninos me fizeram lembrar. Gracias, meninos! rs)

Sem dúvida, 2014 veio para me mostrar que eu estava errada em relação a várias coisas... Só que ao invés de me arrepender e me culpar, aprendi a agradecer, perdoar e deixar ir... Porque, como diria o sábio poeta Herbert Viana "o que não for é o que vai passar" e passa, viu? De um jeito tão natural e tranquilo, que às vezes até surpreende!

Olhando umas fotos do começo do ano, percebi como eu estava infeliz e não sabia... Como vamos nos acostumando, nesta vida, com a dor, com a frustração, com o sacrifício sem razão, com o que é pouco, com o que é injusto, com o que não é verdadeiro. Como permitimos o auto engano pelo desejo de manter tudo em seu lugar, até mesmo o que está totalmente fora de lugar (atrapalhando a decoração da casa...rs)

Precisamos nos livrar do apego... Sempre! Precisamos nos abrir para o novo... Precisamos aprender a escutar a nossa criança interior, que muitas vezes grita desesperadamente! Mas nós não estamos nem aí... Preferimos seguir aquela conduta já conhecida e politicamente correta.

A vida é tão cheia de possibilidades... Fico me perguntando porque nós repetimos sempre as mesmas! Por que pedimos sempre a mesma comida no restaurante; por que escolhemos roupas, todas, parecidas; por que repetimos sempre os mesmos gestos, saímos para os mesmos lugares, conversamos com as mesmas pessoas, beijamos as bocas mais óbvias, sonhamos os mesmos sonhos ou, pior ainda, paramos de sonhar?

Medo? Muito provavelmente... E sei do que estou falando, porque ando mudando tanto que estou com medo de um dia acordar, olhar no espelho e ver alguém que eu não reconheço como "eu". O ego se apavora com tal possibilidade! Mas desta vez, pelo menos desta vez, estou me permitindo... E, meus amigos, não estranhem, por favor, se um dia desses me encontrarem tão diferente, fazendo o que não fazia, vestindo o que não vestia, falando o que não falava, amando quem nunca amei, sendo menos óbvia... Tenham certeza de que estou mais feliz! Porque estou sendo mais aquilo que, de fato, eu sou.

Desejo que todos vocês possam passar por essa experiência (de preferência sem tantas lágrimas...rs) e sintam que o renascimento é possível. Tem uma criança linda dentro de cada um querendo brincar, viver de verdade. Deixemos a criança em liberdade!

Feliz 2015 para todos vcs, meus queridos!

PS: Esta é a trilha sonora da minha vida neste momento! ;-)

Um comentário:

a.mar disse...

Diz o meu professor de comunicação, que nós estamos formatados para resistirmos à mudança. A própria relação com a família e a sociedade é cheia de entraves porque assim se torna mais fácil manter a ordem.
Beijinhos. Ano Novo cheio de Paz e Saúde!