Qual o melhor veículo de consulta: email ou skype?

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Mais uma vez, a resposta que envio para uma pessoa que busca informações sobre consultas se transforma em postagem aqui no blog. Acho muito interessante porque, dessa maneira, eu consigo saber quais são as dúvidas mais comuns do público em geral e dos leitores do Via Tarot, em especial. Então, posso vir aqui esclarecer tais questionamentos.

A pessoa que me escreveu estava interessada em uma consulta via skype e quando eu comentei sobre a consulta por email, ela questionou sobre o tempo... Algo como: na consulta por skype temos como marcar 1h 30m de consulta e por email? A partir daí comecei a explicar vários detalhes sobre as consultas, que acho fundamental que todos saibam. A seguir, o texto, adaptado e com a privacidade da pessoa resguardada, claro:

Na verdade, o mais importante é a informação que se passa... Cada forma de consulta tem uma forma de se expressar diferente.

Quando fiz o cálculo da consulta por skype demorando 1h 30m, pensei em todos os detalhes: o fato de a pessoa se alongar, comentando o que saiu na mandala (normalmente, as pessoas me interrompem, no decorrer do jogo, para perguntar algo, pedir alguma explicação mais detalhada) e o fato de algumas pessoas sentirem necessidade de explicar o processo pelo qual estão passando, para, então, fazerem as perguntas.

Quando faço a gravação e despacho por email, normalmente, o tempo total da gravação não chega a 1h 30m, dá um pouco menos... porque não temos as interrupções, perguntas e explicações do cliente. Vc pode dizer "ah, foi menos tempo", no entanto, o tempo real em que eu falei foi praticamente o mesmo e ainda com a vantagem de que o encadeamento das minhas ideias não foi interrompido, portanto, fluiu de maneira mais tranquila.

Na consulta por email,  que a princípio pode parecer a menos interessante, eu tenho total concentração, silêncio, posso focar minha atenção só na energia da pessoa e não na pessoa, faço a mandala envio para a pessoa, por email... A pessoa pode ouvir, com toda a calma do mundo, refletir sobre tudo que foi dito (e isso faz com que o aproveitamente da consulta seja muito maior) e só então ela envia as perguntas. Ou seja, ela teve tempo para refletir, analisar e concluir o que ela realmente gostaria de perguntar, além de ter a cabeça fresca, sem a ansiedade de estar online com o relógio correndo, para formular suas perguntas. E somente depois eu faço os novos jogos e envio pra ela. Se eu for pensar, em termos de tempo trabalhado, tempo em que me dedico àquela pessoa (não só fazendo o jogo, mas lendo o que ela me escreveu e analisando a situação), a consulta por email é a que mais me consome tempo.

Por isso que digo que o mais importante não é o tempo. Cada consulta tem a sua forma de ser vivenciada... E o mais importante é saber qual melhor se adequa a cada cliente.

Um cliente muito ansioso, por exemplo, não deve buscar uma consulta por skype. A tendência será ficar angustiado, tentando encaixar o que está sendo falado a sua realidade. Caso não consiga fazer isso de imediato, a tendência é começar a fazer perguntas, tentando empurrar a interpretação para o que quer ver ou o que está acontecendo no momento (o que ele já sabe e não o que ainda não sabe) e com isso a consulta tende a ficar truncada. Sem falar que acaba desconcentrando a taróloga, que vem seguindo uma linha de raciocínio ao interpretar o jogo. O ideal para quem é muito ansioso é uma consulta por email, em que a pessoa é obrigada a prestar atenção a cada palavra com calma, refletir sobre tudo que foi lido e depois escrever as suas dúvidas e perguntas com cuidado e atenção. Cerca de 70% das consultas que faço são assim.


Normalmente, as pessoas que procuram a consulta por skype estão precisando mais de uma conversa e um apoio emocional do que de algum tipo de previsão ou caminho de autoconhecimento, por isso elas preferem estar online, ter a sensação da presença próxima. No entanto, também existem clientes que optam por este tipo de consulta e, ao contrário, são pessoas bastante organizadas mentalmente, que conseguem ouvir a mandala, sendo receptivas ao que se fala, anotam quais os tópicos que gostariam de refletir e aprofundar e depois que a mandala é concluída, sabem exatamente quais os pontos que desejam abordar e quais perguntas fazer. Não ficam com o jogo registrado por escrito, mas costumam anotar pontos importantes da consulta ou ainda gravam a consulta. Eu recomendo esse tipo de consulta para pessoas que possuem a mente bastante organizada e não se perdem diante da quantidade de informações que são transmitidas através da voz. E claro, no caso de a pessoa precisar deste contato de voz, como um apoio emocional.

Então, o mais importante é vc encontrar o tipo de consulta ideal para o seu temperamento, porque cada pessoa precisa de um tipo de experiência diferente e isso deve ser respeitado.

3 comentários:

Emanuel disse...

Excelente, Cacau. Explicado e detalhado, sem dúvidas posteriores.

Cátia disse...

Deixa eu dizer que as minhas consultas têm sido gravadas, e ainda há bem pouco tempo eu disse para a Cláudia o como gosto desse método. Porque ela fala na hora o que está sentindo e intuindo, a cnjugação das cartas vizinhas e opostas,e não há interrupções. E o discurso é muito claro. A vantagem é que fica gravado, e posso sempre ouvir, e reouvir, que vou sempre notar algo novo que não prestei a devida atenção.
Além do mais, com a diferença horária, é mais descontraído assim.
E não há problemas de perda de ligação de internet, ou problemas no vídeo.
Era isso que eu queria dizer :)
K_line

melldda disse...

Eu, por enquanto, só fiz uma e por e-mail. Sou muito ansiosa. Ainda hoje, quase três meses depois, encontro trechos em que não prestei muita atenção (eu leio aos pulos pra ver logo o desfecho da história rs.

Gostei de fazer por e-mail, mas ainda tenho curiosidade de saber como seria receber a mandala em áudio.