O Sol

domingo, 2 de novembro de 2025

Bom dia! 😊

Mudamos de ciclo, mas certamente vamos manter a beleza e a fertilidade, a capacidade de dar vida ou reavivar aquilo que somos, criamos ou experimentamos. Saímos da Imperatriz e mergulhamos no luminoso Sol e isso acontecer no dia de hoje nos traz tema de reflexão num nível... Não sabe o porquê? Vem comigo que eu te explico!

Nossa sociedade atual está tão desconectada da natureza... Isso muito falam, muitos percebem! No entanto, este processo não é recente, ele tem suas raízes lá no passado, quando os conquistadores gostavam de destruir a cultura e os saberes dos povos conquistados, substituindo tudo isso pela cultura do colonizador, seja para que o conquistador se sentisse "em casa" seja porque ele considerava a sua cultura muito superior à cultura dos "selvagens" que povoavam as novas terras "descobertas".

É por isso que, no Brasil, no hemisfério sul,  não faz sentido que maio seja o mês das noivas, já que é um período em que a natureza está minguando, morrendo, para renascer mais adiante. E nem que o dia de finados seja celebrado no momento em que a natureza está fértil, árvores frutíferas estejam carregadas, jardins floridos... A natureza pulsa vida neste período!!! Então, enquanto alguns questionam a celebração do Dia da Bruxas (porque é um hábito estrangeiro), eu questiono celebrar o Dia das Bruxas, que originalmente é o momento em que acessamos nossos ancestrais, aqueles que vieram antes de nós e já se foram, na época errada. Em resumo, se nossa cultura não fosse tão absurdamente influenciada pelos colonizadores do hemisfério norte, as noivas casariam no final do mês de outuro, início de novembro, para garantir vida longa ao casamento e fertilidade, e finados e toda a celebração dos nossos antepassados aconteceria no final de abril, começo de maio, quando começamos a nos preparar para o inverno. De acordo com o fluxo da natureza.

A presença do Sol no dia de hoje é como uma lembrança do quanto a nossa cultura está desconectada com a natureza! Ele coloca luz, ele esclarece, ilumina aspectos que a maioria prefere deixar para debaixo do tapete. Porque é tão cansativo "remar contra a maré", é tão desagradável questionar o que a maioria está afirmando com tanta veemência... Eu sei! Ô, como eu sei! É a história da minha vida...rs Mas ainda assim sigo tentando... Enquanto o Sol me aquece e ilumina. Ele hoje está aqui para celebrar a vida, na contramão do que diz o calendário artificial.

Que o domingo seja luminoso e iluminado!

A imagem veio daqui

 

Nenhum comentário: