Continuamos nossa caminhada nesta primeira semana de 2025, ainda em ciclo de Enamorados, e agora com um recado bem claro voltado para a importância da disciplina em nossas vidas. O visitante de hoje é o 9 de Paus.
Deslizando pelas lembranças do Facebook, encontrei uma postagem de 13 anos atrás em que uma querida (Verbenna Yin) citava parte de um texto do Arcano do Dia falando sobre a disciplina. Já escrevi muitas definições do 9 de Paus nestes mais de 17 anos de Via Tarot, mas creio que este trecho vale a pena ser resgatado: disciplina é a capacidade de definir e executar as prioridades da nossa essência, sem dar muita atenção às influências externas e aos dispositivos internos de autosabotagem.
Dada a definição da energia que nos envolve no dia de hoje, proponho agora um desafio a mais: ter disciplina com leveza e não como se estivesse carregando um fardo. E gostaria de compartilhar com você um desafio particular que tenho... Temos a sensação de que ter disciplina se resume a fazer sempre a mesma coisa do mesmo jeito e isso não é verdade. O nome disso é comportamento restritivo repetitivo e é uma das muitas características que distinguem um cérebro neurodivergente. Isso é o que eu tenho e posso garantir que é bem diferente da disciplina, que exige mudança de rota sempre que há mudança de demanda. O comportamento restritivo repetitivo é um escape dos autistas para dar descanso ao cérebro que precisa se esforçar muito a cada pequena escolha e atitude, enquanto um cérebro neurotípico faz isso naturalmente, sem precisar pensar. A questão aqui é compreender que disciplina não é um comportamento de manutenção, mas sim um comportamento de adaptação ao que é prioritário naquele momento específico.
Como o 9 de Paus aparece em uma sexta-feira, dia da semana regido por Vênus, podemos pensar nesta atitude disciplinada relacionada aos sentimentos, emoções e relacionamentos. Eu sei que isso parece bem sem graça... como se fossse o prenúncio de uma sexta-feira frustrada! Mas gostaria de lembrar que, como eu disse ontem, este é um sinal importante de que em 2025 seremos convidados a ter mais domínio sobre nossas emoções, não nos permitindo influenciar e desequilibrar por opiniões ou comportamentos de outras pessoas.
Que a sexta seja disciplinada!
A imagem veio daqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Curso do Destino é um mistério mesmo quando desvelado. É como o amor que se sente, nunca sabemos plenamente o que lhe deu origem. Fazer o próprio destino é estar consciente de seu próprio mistério, tal como agora, Via Tarot.