sábado, 31 de dezembro de 2022

Rainha de Copas

Bom dia! :-)

Ainda em ciclo de Mundo, expandindo e indo além dos limites (especialmente os auto impostos), hoje recebemos a visita da Rainha de Copas, garantindo um encerramento de ano pacífico e amoroso. Precisamos! Merecemos!

Para falar sobre a Rainha de Copas, vou começar fazendo uma retrospectiva desde o começo de 2020, o ano em que fomos surpreendidos com um evento planetário que mais parecia um filme apocalíptico: a pandemia. Todos sofreram, de forma física, emocional e mental, mas preciso destacar o estado em que ficaram (ficamos) as pessoas com transtornos de ansiedade e/ou neurodivergentes. Quinze dias depois do começo oficial da pandemia no Brasil, fui obrigada a retornar ao trabalho presencial, sem EPIs, sem distanciamento, fazendo atendimento ao público, que entrava e saía sem máscara e sem a menor preocupação. As máscaras de tecido, que eu mesma precisei providenciar, pareciam muito pouco para garantir minha sobrevivência. Passei um ano sem poder visitar meus pais. Passei um ano em que tirei mais licenças médicas do que em toda a minha vida profissional até então. Sofri por mim, pela preocupação com meus pais, meu filho, meu marido, tantas pessoas queridas que eu queria ver em segurança. Dois mil e vinte foi o ano que morri e quando pensava que em 2021 não morreria mais, confesso, morri de novo. Se no ano anterior o medo era maior que as mortes, o começo de 2021 começou a mostrar na prática o pânico que acumulei na teoria.

Quando, finalmente, iniciamos 2022, já com 3 doses de vacina e com a pandemia mais controlada, respirei aliviada, pensando que voltaria a ter um pouco de paz depois de dois anos terríveis! Como sempre, ingênua... O governo federal e o governo municipal revezaram a tarefa de me atormentar, e se o primeiro acenava com absurdos ao longe, o segundo me torturou bem de perto e de formas muito práticas e diretas (seja tirando direitos anteriormente já adquiridos, seja deixando o salário atingir 40% de queda no poder de compra desde o concurso, seja em decisões diretas na rotina de trabalho). Com isso, ficou bem claro o quanto os dois anos de pandemia me deixaram fragilizada, exausta e totalmente sem esperança de conseguir alcançar aquela vida minimamente em paz.

Hoje, último dia de 2022, a Rainha de Copas tem muito a me oferecer (e espero que a você também): colo, compreensão, empatia, generosidade, amorosidade, aconchego e esperança. Aprendi cedo que a vida não era só alegria e diversão, mas também aprendi (um pouco mais tarde) que pecisaria cultivar o equilíbrio e a harmonia dentro de mim para poder lidar com tudo isso de uma forma mais saudável. Que possamos finalizar 2022, não com a certeza de que a partir de agora tudo está resolvido, mas com o alívio de que o pior já passou e que de agora em diante existe a chance de termos um pouco mais de alegria e esperança. A Rainha de Copas é a prova de que vale a pena amar e que vale a pena viver a vida a partir do príncipio do amor. 

Que o sábado seja de puro amor! Feliz 2023 para mim, para você e para todos que amamos!

A imagem veio daqui

 

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

8 de Paus

Bom dia! :-)

Continuamos na energia do 8, mas agora estamos falando de um 8 de Paus. Saímos da estabilidade e estrutura da terra e adentramos o universo intenso do fogo. Creio que o trabalho de ontem foi bem feito, tão bem feito que hoje os sinais anunciam a possibilidade e ir além.

O 8 de Paus possui um toque de sorte e magia muito interessante! Costumamos enxergar o conceito de sorte como algo aleatório... um benefício aleatório... mas o conceito de sorte de uma das linhagens do xamanismo é bem mais específico (e eu gosto muito disso): sorte tem a vem com a boa administração da energia vital individual disponível. Quem desperdiça sua energia vital costuma ser um "sem sorte". Por outro lado, quem usa bem sua energia vital, desenvolve o próprio poder pessoal e "aumenta" a sua sorte.

O 8 de Paus traz sinais, que são chamados de sincronicidades. Sempre que você estiver de frente com uma sincronicidade, tenha certeza, isso é um sinal de que seus passos estão alinhados com a fluência das energias maiores que te cercam, e isso também quer dizer sorte.

A sexta-feira é o dia da semana regido por Vênus, dia de colocar nosso foco de atenção no amor, dos sentimentos e nas relações, e com a presença do 8 de Paus, eu diria que os sinais podem nos ajudar bastante na vida afetiva, nos relacionamentos de um modo geral. Levando-se em conta os efeitos positivos venusianos, também teremos uma tendência a ter um dia tranquilo, prazeroso, abençoado.

Que a sexta seja de conexão com o Todo!

A imagem veio daqui

 

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

8 de Ouros

Bom dia! :-)

O pano de fundo deste ciclo é o Mundo, com todo o seu poder de expansão e de conexão com o que está longe, portanto, podemos pensar que com a presença do 8 de Ouros temos: esforço, trabalho dedicado e paciência que serão recompensados com excelentes resultados.

O 8 de Ouros é um Arcano que mostra o processo de trabalho e observação minuciosa em relação a determinada criação. É comum que muitas imagens reproduzam alguém construindo, plantando, fazendo trabalhos manuais que exigem atenção, paciência e dedicação. É o caso do pequeno duende que vemos...

O dia é especialmente benéfico para quem decidir investir seu tempo e energia a um determinado projeto, sem pressa, sem ansiedade, somente se deleitando com cada minuto de trabalho.

A quinta-feira é o dia da semana regido pelo grande benéfico Júpiter, dia de olhar para seus próprios talentos e habilidades, assumindo o seu poder pessoal, ou, ainda, buscando apoio e proteção em pessoas que representam o poder externo, as autoridades. Com o 8 de Ouros, podemos apostar que os poderes mais valorizados terão a ver com a capacidade de criar (criatividade), construir (habilidade manual/prática) e não ter pressa (paciência). Que tudo isso seja nosso grande poder!

Que a quinta seja de construção paciente!

A imagem veio daqui

 

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

O Mundo

Bom dia! :-)

Mudamos de ciclo! Depois de seis dias de ciclo de Força, hoje subimos de patamar alcançando o Arcano do Mundo, o vigésimo segundo dos Arcanos Maiores, aquele que conclui uma fase para que mais adiante possa o Louco reabrir um novo ciclo.

O Mundo é exagerado, grandioso, ousado na iniciativa de ir além... Mas ele também abraça essa bênção, essa proteção que recebe e emana, ele é a cara do Grande Benéfico Júpiter! O Mundo traz expansão, amplitude, rompimento de limites e barreiras.

Sempre que este Arcano aparece, fico me perguntando qual será a oportunidade que teremos de viajar, acessar o diferente, o distante, o estrangeiro? Como conseguiremos olhar para o horizonte distante e enxergar, de fato, o que está além? E, não se esqueça, hoje é quarta-feira, dia da semana regido por Mercúrio, o dia da comunicação. Isso quer dizer que podem acontecer contatos com pessoas que estão longe, fora do país... pode ser um bom momento para acessar ideias, histórias, culturas muito diferentes. Mas também pode ser a situação perfeita para expressar, de forma mais abrangente, aquilo que você queria comunicar faz tempo!

Que a quarta seja enorme!

A imagem veio daqui

https://br.pinterest.com/pin/56998751525033199/


 

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Ás de Copas

Bom dia! Boa tarde! :-)

Acabei de perceber que as águas das Copas chegaram a partir do Natal e que isso tem tanto a ver com a chuva insistente que cai por aqui quanto com a possibilidade (e dádiva) de eu poder deixar as coisas fluírem naturalmente... estou me referindo ao recesso, que me permite viver minha vida sem precisar sofrer com horários rígidos e interações desgastantes. A sensação de viver "correndo de" ou "correndo para" é uma das coisas que mais me cansam! E o Ás de Copas que aparece por aqui hoje certamente aponta para uma percepção nova em relação a própria forma de sentir ou receber o que surge pelo caminho.

O Ás de Copas não é, necessariamente uma carta romântica, apesar de muitos apostarem nisso...rs Poderíamos dizer que este Arcano é o amor em si (o próprio amor) ou a percepção do amor em si (dentro de você), a representação de um começo, o ponto inicial de algo associado ao amor, sentimentos em geral e relacionamentos que tem tudo para fluir e desaguar em um aspecto mais amplo.

O que hoje você começa a sentir e que te faz acolher sonhos com mais esperança? O que você sente de uma forma nova e mais profunda? Por quais águas você mergulha, descobrindo coisas incríveis sobre você? O quanto você se abre a novas possibilidades que pedem fluidez e entrega? Se a terça-feira é o dia da semana regido por Marte, um dia de tomar decisões, seria de imensa sabedoria decidir abrir o coração para sentir o amor fluindo de diversas e belas maneiras!

Que a terça seja de bênçãos!

A imagem veio daqui

 

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

4 de Copas

Bom dia! :-)

Continuamos na energia do elemento água, agora o 4 de Copas, muito propício neste day after das festas. Este Arcano costuma falar de um momento em que as celebrações terminam e precisamos retornar à vida normal. Mas isso não deveria ser visto como algo ruim, mas apenas uma nova fase, que nos permite descansar e refletir sobre o que vem em seguida.

O 4 de Copas é uma excelente oportunidade para mergulhar e analisar os nossos próprios desejos, o que tem significado e importância para nós. Aqui podemos nos perguntar olhando para o espelho: o que eu gosto, o que eu quero, o que eu amo? Sem levar em conta o que os outros pensam ou como julgam.

A segunda-feira é o dia da semana regido pela Lua, dia de magia e espiritualidade. Com a presença do 4 de Copas por aqui, fico pensando em um questionamento sobre o que chamamos de lei do retorno... sobre tudo que construímos no decorrer do tempo, a partir dos nossos quereres, e quais foram as consequências disso no momento seguinte.

Que a segunda seja reflexiva!

A imagem veio daqui

 

domingo, 25 de dezembro de 2022

Príncipe de Copas

Bom dia! :-)

Parece que o que plantamos ontem, com amor e dedicação (7 de Ouros), hoje se manifesta como encantamento, com o Príncipe de Copas. Este Arcano costuma trazer, em termos práticos, momentos de prazeres e alegrias, porque tem uma energia muito leve e divertida.

O Príncipe de Copas costuma ser associado ao famoso Don Juan, um conquistador, alguém que sabe seduzir e que se mostra muito apaixonado. Ok... Esta associação faz sentido! Mas não podemos nos limitar a esta visão, porque ela acaba ficando muito rasa e dando a impressão de que o Príncipe de Copas é um sujeito manipulador ou, no mínimo, alguém que vive de  fortes emoções "fogo de palha", superficiais. Eu prefiro considerar também este personagem como um idealista, talvez um pouco sonhador em certos momentos, mas alguém que busca trabalhar as relações e valorizar os sentimentos.

Podemos deduzir, portanto, que hoje é um dia especialmente bom para se dedicar aos relacionamentos. E - surpresaaaa! rsrs - dia de Natal! Mas, pensando um pouco além, hoje é domingo, dia da semana regido pelo Sol, dia de autoconhecimento e trabalho interior, e este Príncipe de Copas pode tornar as interações mais amorosas, calorosas e prazerosas.

Que o domingo seja de encantamentos!

A imagem veio daqui

 

sábado, 24 de dezembro de 2022

Feliz Natal!!!!

Boa tarde! :-)

Olhando para meus enfeites de Natal e rindo muito pela presença de um Buda e uma tigela de cristais do lado da árvore de Natal e do presépio, fiquei pensando o quanto sempre fui ecumênica na minha conexão com a Divindade. Passei por todas as religiões/filosofias que você puder imaginar...  Em todas encontrei a mesma base, que eu traduzo como: honrar e amar a presença divina que há em si e olhar para todas as pessoas com este mesmo sentimento, amar e proteger a natureza e todos os seres vivos e ser responsável por suas próprias atitudes. E é assim que procuro viver cada dia da minha vida.

Durante muitos anos, foi muito difícil compreender a razão de não sentir reciprocidade em todas as pessoas em relação ao comportamento que tinha com elas. A idade e a maturidade me mostraram que nem todos estarão dispostos a trazer pra vida o que dizem que defendem em teoria. Foi difícil entender as pessoas que escondem suas perversidades através de religiões, seus interesses egoístas em histórias tristes vivenciadas e a mentira, a manipulação e tantas atitudes que sempre me pareceram muito mais difíceis de seguir, do que simplesmente seguir o caminho da harmonia, da empatia e da generosidade.

Por fim, com o passar do tempo, descobri o óbvio: ninguém consegue ser o que não é... o que cada um é tem muito mais a ver com suas atitudes do que com suas palavras... e o fato de se outras pessoas não estão no mesmo caminho de autoconhecimento e desenvolvimento que escolhi, isto não justifica eu deixar o caminho pra lá. O mais importante é a consciência, e cada um tem a sua.

Ser uma boa pessoa sempre me fez bem e é triste pensar que por algum tempo quase me convenceram que ser uma boa pessoa não era algo importante, que ser boa é ser boba. A descoberta da minha neurodivergência vem me mostrando que a ingenuidade e o "não saber mentir" que sempre me caracterizaram, têm explicação neurologógica/genética. Teve momentos na minha vida que quis ser má e não consegui. Houve momentos em que quis me vingar, pegar o ponto fraco da pessoa, usar informações que me foram dadas na intimidade para jogar na cara, mas simplesmente não consegui, mesmo sabendo que a outra pessoa merecia e tinha feito a mesma coisa comigo. Antes tinha raiva de ser assim... Hoje sei que isso é o que eu sou e aprendi a amar o que eu sou.

Sempre gostei do Natal, sempre gostei deste sentimento de que as pessoas que amo estão perto, que nós "fazemos Natal" todos os dias. Agradeço demais a todos os amigos, clientes e pessoas queridas que me acompanham nas redes sociais... Agradeço muito por tudo: amizade, carinho, apoio, companhia e, principalmente, muita paciência. Eu resolvi compartilhar todo o meu processo de avaliação exatamente pra isso: para que saibam que quando eu sumo, fico calada, demoro a responder, preciso passar a consulta pro dia seguinte porque não estou bem, não é porque eu não ligo, não gosto, não tenho responsabilidade... É porque ainda estou aprendendo a lidar com minha neurodivergência que por toda a vida eu chamava de esquisitice, não ser uma boa amiga, preguiça, procrastinação, indiferença, impaciência... Amo vocês e obrigada por me amarem do jeito que eu sou. Feliz Natal!
 

7 de Ouros

Bom dia! Boa tarde! :-)

Achei tão pertinente este Arcano aparecer por aqui justamente hoje, véspera do Natal... O 7 de Ouros fala, literalmente: plante boas sementes em terra fértil, cuide da semeadura, acompanhe o surgimento das primeiras folhas, celebre as flores para poder colher os frutos. Isso me lembra o famoso "me comportei bem o ano todo, Papai Noel, mereço ganhar presente" Ho!Ho!Ho! :-) 

Na vida é exatamente assim que funciona? Sabemos que não... Quantas pessoas se esforçam tanto, agem de forma correta e cordial, mas não recebem o reconhecimento devido? No entanto, qual seria a solução? Passar a agir da forma errada? Deixar de ser cordial? Creio que não... E aí está o desafio! Devemos manter nossas boas ações, devemos continuar plantando o que queremos colher e, principalmente, devemos fazer do amor a inspiração e a fortaleza para seguir em frente, porque se engana quem pensa que o amor é fragilidade.

O 7 de Ouros é a esperança no futuro, é a perseverança na ação correta, é insistir em fazer a sua parte com o objetivo de beneficiar a coletividade além de atender os próprios interesses e necessidades. O 7 de Ouros é um dos Arcanos mais belos, maduros e éticos que temos e, ao mesmo tempo, um dos mais desafiadores quando se fala de paciência, resiliência e perseverança. O tempo para que o reconhecimento e a colheita aconteçam? Ninguém sabe... Mas ainda assim continuamos sendo aquilo que somos e acreditamos. E, como sempre diz meu pai, um sábio pisciano, um homem de fé: o "salário" sempre vem, não importa em qual momento e nem através de quem. Muitas vezes, nos esforçamos muito em um setor da nossa vida em que não recebemos o devido reconhecimento, mas vem uma outra situação ou uma outra pessoa e nos entrega aquilo que verdadeiramente merecemos. Se não fosse a crença nesta fala do meu pai, nem sei o que seria de mim! Possivelmente, funcionária pública nem seria mais... relacionamento afetivo já teria largado pra lá... amizades seriam inexistentes. Mas cá estou eu... Continuo a acreditar e em vários aspectos já recebi meu prêmio, já recebi meu "salário", em outros ainda não.

Espero que hoje tenhamos consciência da nossa parte na história da nossa vida (protagonista), para que possamos ter boas colheitas. Feliz Natal! Feliz nascimento para uma nova vida!

A imagem veio daqui

https://br.pinterest.com/pin/570831321533277818/


 

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Ás de Paus

Bom dia! :-)

Continuamos com a energia primordial do elemento fogo, mas hoje esta potência parece estar ainda mais intensa! O Ás de Paus é um Arcano que pode servir, em muitos momentos, de um gerador de energia, como uma grande bateria, disponível para suprir nossas necessidades e trazer mais ânimo e entusiasmo no desenvolvimento das atividades que surgirem pelo caminho.

O Ás de Paus é o desejo, o impulso, é o que nos faz seguir em frente ou ousar em uma direção, até então, não cogitada. De repente, surge uma coragem inimaginável! E uma vontade incrível de fazer algo, falar algo, reagir a uma determinada situação. Tudo isso abre novas oportunidades e pode ser muito bem aproveitado, é recomendável apenas ter cuidado com possíveis exageros.

A paixão pode estar presente em todos os setores da vida! Inclusive a descoberta de um novo projeto a ser desenvolvido. Mas o Ás de Paus também pode ser o despertar de uma paixão ou um dia mais apaixonado em relação a um amor mais antigo.

Que a sexta-feira seja apaixonante!

A imagem veio daqui

 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Rainha de Paus

Bom dia! :-)

Sim, sim... a Força deu o tom do novo ciclo e mostrou que é possível, mesmo nos momentos mais desafiadores, colocar a cabeça pra fora e respirar. E este alívio é algo precioso! A Rainha de Paus, além de ser um Arcano incrível, está muito harmonizada com a energia da Força... Ambas possuem um potencial gigantesco, mas que só vai funcionar na prática se houver um equilíbrio interior.

A Rainha de Paus é criativa, entusiasmada, apaixonada! Ela expressa a sua liderança de forma natural, porque possui empatia com os seus liderados. Ela é ousada e se lança em novas aventuras sempre que sente este chamado especial.

Hoje, quinta-feira, dia da semana regido pelo grande benéfico Júpiter, temos a energia vital potencializada da Rainha de Paus e, com isso, temos maior possibilidade de perceber e desenvolver nossos talentos e nosso poder pessoal. Aproveitemos cada minuto desta possibilidade abençoada!

Que a quinta seja poderosa!

A imagem veio daqui

https://br.pinterest.com/pin/16747829851480971/
 

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

A Força

Bom dia! :-)

Admito que a presença da Força por aqui é, provavelmente, a resposta do meu pedido interno de socorro, ontem. Além disso, também é uma lembrança que devemos ter todos os dias: nascemos sozinhos e morremos sozinhos... querer contar com os outros o tempo todo, querer que as pessoas tenham atitudes coletivas é ilusão. O ser humano de um modo geral mal consegue ter empatia, que dirá agir pelo bem comum a frente do bem individual.

O interessante é que a Força é, ao mesmo tempo, um reforço de energia (estou parecendo um panda de tantas olheiras e me arrastando de exaustão) e um instrumento para trabalhar as feras interiores, sim, porque ao mesmo tempo que estou fraca, também estou indignada. Então, é aquela velha piada: não vou pedir pra Deus me dar forças porque senão eu quebro a secretaria da escola toda (por enquanto somente móveis e equipamentos tecnológicos), mas agradeço a chegada da Força, porque ela acalma nossos instintos e sabe equilibrar nossos impulsos, com estratégia e diplomacia.

Mas só consegui compreender a presença da Força por aqui, no seu aspecto mais elevado, quando a diretora da escola chegou com um pacote de presentes de super poderes para mim (livros inspiradores, óleo essencial de olibano para elevar a alma e chocolate pra ajudar na serotonina). Ela e a vice estavam bem preocupadas comigo neste processo todo. Me sentir acolhida assim fez toda a diferença! Senti a Força retornando...

Que a quarta seja de fortaleza!