sábado, 31 de março de 2018

6 de Espadas

Bom dia! :-)

Ainda em ciclo de Sacerdotisa, vejamos agora o que se acrescenta de energia hoje na nossa caminhada: estamos em transição. Provavelmente, esta transição será suave, profunda, em direção a um espaço de sabedoria e espiritualidade.

O 6 de Espadas fala de um movimento, metaforicamente, de uma margem para a outra do rio. Saímos de uma zona de conforto, algo que já conhecemos, para um outro lugar novo, onde ainda não chegamos e sobre o qual nada sabemos. Todas as dúvidas, questionamentos e expectativas estão presentes.

Diante disso, o que deve ser levado em conta?

Em primeiro lugar, administrar a ansiedade. Em segundo lugar, estar no aqui e agora, vivenciar o momento presente sem colocar uma expectativa exagerada no que está por vir. Por outro lado, não se apegar demasiadamente ao que já passou.

Tudo isso deve acontecer dentro de uma caminhada que tem por característica a percepção mais sutil, a intuição, a fala consciente (hoje, vejo o silêncio da Sacerdotisa muito mais como uma fala consciente, do que a mudez absoluta). Podemos concluir, então, que estamos em um processo de transição evolutivo.

Por aqui, todo este processo está muito claro em função dos meus estudos de Constelações Familiares. Questões que eu já tinha notado mas não mudado de postura e outras questões que nem tinha me dado conta. Como é importante enxergar e perceber de forma clara o que existe dentro de nós e a interação do eu com o outro!

Uma coisa que eu tenho notado, de uns tempos pra cá, é que a forma que eu decidi levar a minha vida é a grande responsável por todas as mudanças positivas que vêm se apresentando pelo caminho. E que forma seria esta? É simples (apesar de nem sempre fácil): tudo, absolutamente tudo, que acontece comigo tem como causa a minha própria forma de ser, sentir, pensar, agir. Parei de apontar o dedo para os outros e passei a me empenhar em descobrir o que em mim permite que essas coisas aconteçam. Consigo fazer isso rapidinho e com total tranquilidade? Nem sempre... Mas continuo me esforçando.

Um dos meus maiores desafios é o incômodo. Sim, sou bem "incomodada" em relação ao comportamento dos outros. Mas que outros são estes? Graças aos deuses todos, pelo menos são somente os "outros" com quem tenho relacionamentos muito próximos, o que já é uma evolução...rs Isso acaba restringindo a possibilidade de incômodo à família, relacionamento afetivo e amizades muuuuito especiais. Menos mal, porque vejo gente por aí que se incomoda até com postagem no Facebook de pessoas que nem se conhece pessoalmente. E mesmo assim, tenho me incomodado cada vez menos, até mesmo com essas pessoas tão queridas e próximas.Mas pra isso eu precisei antes mudar outra coisa dentro de mim: a mania de querer resolver os problemas de todo mundo, a mania de achar que a forma como eu faço as coisas é a melhor que existe e o peso da obrigação de ter que acudir todo mundo, a todo momento, até mesmo quando eu é que estou precisando ser acudida. Portanto, isso também inclui tanto não interferir quanto saber dizer não quando me pedem interferência e eu não estou disposta.

Uma coisa muito interessante na relação com as pessoas é a crença de que temos obrigação de ajudar e fazer coisas por quem amamos o tempo todo. Isso não é verdade. Não temos esta obrigação! É bom ajudar os outros? Sim, se for bom pra você. Se você se sentir bem e confortável com isso. Porque ajudar alguém enquanto amaldiçoa seus dias ou se sentindo sugada, usada e abusada, é terrível e não deve ser feito. Muito do incômodo, da crítica e do julgamento que fazemos em relação aos outros é resultante do "trabalho" que essas pessoas nos dão. A partir do momento em que o outro age de uma forma que (segundo você) é errada, mas você não se sente obrigada a ir lá consertar a besteira que o outro fez, tudo fica muito mais leve.

Esses são aprendizados diários, que passam pelo 6 de Espadas, ou seja, exigem um período de transição, um processo entre perceber, se trabalhar interiormente e conseguir colocar em prática.

Que o sábado seja uma transição pacífica e produtiva para um lugar melhor.

A imagem veio daqui

sexta-feira, 30 de março de 2018

A Sacerdotisa

Bom dia! :-)

Este é o terceiro Arcano Maior da semana que dá o tom do nosso novo ciclo. E ele me diz que as mais diversas manifestações espirituais, por mais diversas que sejam em termos de organização e explicação, possuem pontos semelhantes. Os cristãos celebram hoje a sexta-feira santa e aqui no Via Tarot temos um Arcano Maior profundamente associado à espiritualidade, à introspecção e à sensibilidade em relação à manifestações sutis.

Por princípio, em um dia de Sacerdotisa devemos nos recolher, evitar tumultos e aglomeração, mais observar do que falar. E isto não está bem semelhante à recomendação que os cristão recebem em relação à sexta-feira santa? Como costumo dizer sempre, tudo está interligado.

Para os que já possuem uma tendência natural de sensitividade, o dia pode trazer experiências mediúnicas ou simplesmente uma intuição muito aguçada. Inclusive por isso, recomendo um pouco de resguardo, seletividade em relação aos ambientes frequentados e pessoas com quem se faz contato. 

A sexta-feira é de Vênus e por isso a energia da Sacerdotisa pode ser usada para se alcançar níveis mais sutis e profundos de análise sobre os sentimentos, o amor próprio e a relação com os outros. O que eu não consigo ver ou o que eu me nego a ver? Qual o meu padrão de comportamento em relação ao amor e aos relacionamentos? A que eu dou valor de maneira mais profunda nesta vida?

Este mergulho espiritual acontece de forma tranquila e natural se pensarmos que antes estávamos em um ciclo de Temperança. Em termos práticos, já estávamos (ou deveríamos estar) trabalhando a nossa alquimia interior, e agora podemos manifestar plenamente a nossa espiritualidade, nossa energia sutil. Podemos dizer que isso é um salto evolutivo e cada um vai vivenciar isso de forma mais ou menos ampla, mais ou menos profunda, mais ou menos consciente... mas vai vivenciar de alguma maneira.

Que a sexta-feira seja transcendente.

A imagem veio daqui

quinta-feira, 29 de março de 2018

Rainha de Espadas

Bom dia! :-)

Este ciclo de Temperança chegou como uma bênção!  Pacificando, tranquilizando, ele chegou ao topo, ontem, quando eu ganhei o sorteio da cesta de Páscoa dos funcionários, lá na escola. Comecei a quarta-feira pensando o quanto eu estava amarga e de saco cheio de tudo e no meio da tarde a sorte me presenteia. Mas, hoje, nosso primeiro passo concreto dentro deste ciclo tem o tom da Rainha de Espadas... Portanto, além de harmonia, devemos ter estratégia e inteligência.

A Rainha de Espadas sofre uma certa perseguição e por puro preconceito. Fica difícil aguentar uma mulher tão inteligente, observadora e bem articulada. O que eu digo em relação a isto? Algo como: se virem! Porque nós mulheres precisamos aguentar coisas, aparentemente, bem injustas também.

Ela tem o dom da fala! Ela consegue antecipar movimentos e usa a sua inteligência de uma forma impressionante! Porque não é só conhecimento... É esperteza, perspicácia, lucidez!

Agora imaginem tudo isso em uma quinta-feira, tendo como regente o Grande Benéfico Júpiter... A Rainha de Espadas assume, definitivamente, o papel de poderosa da vez. Com ela, podemos tudo! Desde que tenhamos inteligência aguçada e boa argumentação.

Um outro detalhe que faz toda a diferença é o fato de estarmos em um ciclo de Temperança, que nos pede paciência, ponderação e transmutação. Além disso, este é um duplo ciclo, porque um dia antes da Temperança tivemos a Roda da Fortuna. Então vejam a tradução completa: a mudança virá (Roda), de forma inquestionável, quando se buscar o equilíbrio e a harmonia (Temperança), através da inteligência e do diálogo (Rainha de Espadas).

Então vamos lá! Porque em semana de Páscoa nada melhor do que assumir o poder de se transformar, renovar e renascer! Ótima quinta para todos nós!

A imagem veio daqui

quarta-feira, 28 de março de 2018

A Temperança

Bom dia! :-)

Correram muito ontem? rs Eu corri, inclusive fisicamente, mas isso é praticamente uma rotina! Nem levo muito em conta... Também não notei algo como uma grande virada no entorno. Se alguém aí rodou, por favor, faça contato! Conte pra gente! :-)

Mas hoje a conversa muda totalmente de tom! O que foi movido ontem, visível ou invisível, hoje ganha as bases mais harmoniosas. Como se uma roda, girando desgovernada, acabasse encontrando uma esquina aconchegante para se instalar. Agora estamos acolhidos pelo anjo que brinca e energiza a água. Agora somos amigos do tempo que existe entre querer e celebrar. Agora permitimos que a deusa Harmonia nos abençoe.

A Temperança é, para mim, uma grande história de amor. Das primeiras vezes que a vi, ela não me deixou confortável. Minha ansiedade pedia aceleração e definição enquanto ela pedia calma. Minha intolerância me coçava o corpo e ela me pedia paciência. Meu ego gritava padrões e rótulos como se fosse meu nome e ela pedia transmutação e alquimia interior. Eu torcia o nariz mas ela continuava lá, como se dançasse entre a água e o ar. Ela não saiu do meu lado. E com o tempo ela se tornou a minha melhor amiga, sempre sábia conselheira.

A Temperança vem acalmar os ânimos, aquietar a mente, adoçar a fala, transitar por todo canto deslizando suavemente. Mercúrio, regente da quarta-feira, até respirou fundo. Sabe que não adianta correr... senão a temperança junta as mãos e para o tempo. Meu maior conselho hoje é: por favor, chamem pela Temperança antes de dizer uma só palavra. E meu segundo maior conselho: apreciem a viagem.

Que a quarta-feira seja magicamente harmoniosa!

A imagem veio daqui

terça-feira, 27 de março de 2018

Roda da Fortuna

Bom dia! :-)

Alguém falou em mudanças? rs Pois bem... E quem acha que para por aí, aviso logo que temos mais dois Arcanos Maiores até domingo, o que quer dizer que serão três viradas de ciclo em uma semana. Eu tenho sentido algo diferente por aqui... Não em volta, mas em mim. Uma certa ponderação tranquila, atitude sem julgamento, percepção de liberdade (como se eu estivesse mais liberta em termos físicos, emocionais, mentais e espirituais). Não sei... Isto me parece aquele silêncio e quietude antes de um grande evento. Mas tenho a sensação que o grande evento será dentro de mim...rs Uma nova forma sentir, perceber o mundo, entender os processos... Algo assim!

Pois bem, para quem ainda não conhece - muito prazer - esta é a Roda da Fortuna, um Arcano Maior que costuma se expressar em diversos baralhos através de imagens muito belas, como podem observar.

A Roda é a ventania que vai com a mesma rapidez com que chega. É um salto ao desconhecido ou um tropeço em direção ao conhecido desejado, mas não esperado. Ela é a sorte de quem andava cabisbaixo ou um tombo para quem mantinha a altivez. Ela vai e vem, vai e vem... Porque não tem ângulos e desliza suavemente pelo corrimão. A Roda traz um pacote, deixa no seu colo e segue viagem. Você pode não ter pedido ou pode não se lembrar de ter pedido. Mas, às vezes, de uma forma mágica e misteriosa, você pediu.

Em dia de Roda tudo pode acontecer! A energia parece pipocar pelo ar! Se o dia, além disso, é terça-feira, regido por Marte, podem ter certeza que o dia será um agito! Meu conselho? Façam do seu jeito! O seu jeito de agito! De preferência trazendo uma novidade muito boa e especial!

Que a terça seja de fortuna!

A imagem veio daqui

segunda-feira, 26 de março de 2018

7 de Paus

Bom dia! :-)

Qual será o desafio de hoje? Ontem de noite fiz algo que tenho procurado não fazer... Fiz algumas publicações políticas no Facebook. Não estou falando de política partidária mas algo como teoria política, levando-se em conta que o Brasil é bem confuso quando tentamos conceituar tipos de governo. Costumo dar como exemplo o nosso PSDB: na sigla temos a social democracia e na prática o oposto do que existe no conceito básico de um governo social democrata. Enfim... Entrei numas de "didática da política...rs Sei que não devia, mas fiz...rsrs Deve ter sido a influência do Príncipe de Paus, sempre tão aventureiro e interessado em novas experiências e desafios.

Hoje, continuamos mais ou menos na mesma "vibe". Aliás, a visita do Príncipe de Paus, ontem, nos trouxe mais coragem e disposição para que possamos enfrentar os desafios do 7 de Paus.

Volto à pergunta: que desafio é este? Bem, o 7 de Paus costuma falar de atividades que representam algo novo, algo que nunca fizemos, algo que fizemos poucas vezes, algo que toda vez que fizemos sentimos dificuldade. Temos, ainda, as situações que exigem coragem ou aquelas que nos "cutucam" de forma especial. Para mim, por exemplo, dirigir na estrada é sempre um 7 de Paus e às vezes até coisas simples, como resolver algo no banco também é 7 de Paus (eu só frequento caixas eletrônicos, normalmente...rs)

Então vamos deixar de conversa e vamos nos lançar nesta aventura. Olhar o 7 de Paus como uma oportunidade incrível de aprender algo novo, ter uma experiência marcante. Sejamos corajosos, heim?! ;-) E vamos lembrar que a segunda-feira da Lua traz uma energia de magia e espiritualidade que pode e deve nos apoiar. Conversinha com a Divindade é muito bem vinda! E se você já souber qual é o desafio, aproveita pra pedir apoio moral!

Ótima segunda com desafios e com proteção!

A imagem veio daqui

domingo, 25 de março de 2018

Príncipe de Paus

Bom dia! :-)

A família real continua nos visitando neste final de semana. Ontem, foi a Princesa de Ouros, que se manifestou de forma prática através de duas maratonas: 1) plantar mudas de ervas medicinais e morangos no quintal 2) ir com o namorado ver casa pra alugar, porque ele está querendo sair de onde está. Hoje, quem chega por aqui é o Príncipe de Paus, que ainda não deu sinal de vida, pelo menos pra mim que estou super preguicenta desde cedo, me arrastando de um lado para o outro em velocidade mínima...rs

Basicamente, o significado desta carta é: mudança! O Príncipe de Paus possui uma energia transformadora, aventureira, criativa, intensa! Quando ele aparece em um jogo costumo dizer que, na prática, podemos ter mudança de casa, trabalho, relacionamento, rotina... Tudo aponta para a mudança, seja em que área for. Mas costuma ser uma mudança desejada, consciente.

Se levarmos em conta o regente do domingo, o Sol, vamos concluir que hoje é um dia muito propício à transformação interior, eu diria até que estamos sendo chamamos a nos reinventar! Algo como nascer outra vez com novas diretrizes, alcançar a auto renovação, uma transformação tão profunda que dá o que pensar.

Outro detalhe interessante é o seguinte: alguém se lembra qual o regente deste ciclo? Ahá! Eu me lembro... É o Arcano da Morte! Ou seja, estamos mesmo em um ciclo que tem como característica a transformação, o renascimento. É hora de deixar nascer o nosso verdadeiro Eu (que às vezes nem sabemos mais como é, pois passamos anos e anos nos adaptando ao que querem de nós).

Ótimo domingo repleto de aventuras para todos nós!

A imagem veio daqui

sábado, 24 de março de 2018

Princesa de Ouros

Bom dia! :-)

Quem se lembra do que eu escrevi ontem? Sobre eu ter esperança de que o 2 de Copas se refletisse em harmonia e boas negociações? Bingo! Depois de todo o stress da quinta-feira, ontem, no final da tarde, veio nova notícia e, apesar de não termos todo o problema resolvido, houve flexibilidade e  revisão de uma decisão tomada anteriormente.

Depois do "raio harmonizador" do 2 de Copas de ontem, hoje temos a presença concreta e trabalhadora da Princesa de Ouros. Sempre que esta mocinha se apresenta, temos de forma clara um movimento de materialização e temos também uma vontade imensa de se dedicar a um trabalho com todo o coração.

Aqui não temos o trabalho ou esforço por obrigação, só para cumprir tabela. Aqui temos alguém que se encanta a cada pequena contribuição para a construção de um novo projeto. Portanto, não é exagero dizer que a Princesa de Ouros é garantia de um trabalho inspirado, amoroso e dedicado que garante excelente resultados.

Como hoje é sábado, com regência de Saturno, e não costumamos trabalhar, talvez seja interessante considerar que o trabalho da Princesinha não é aquele da ralação profissional, que acontece de segunda a sexta, trata-se de outra história, projeto ou movimento que capta nosso interesse, empenho ou dedicação.

Que o sábado seja produtivo!

A imagem veio daqui

sexta-feira, 23 de março de 2018

2 de Copas

Bom dia! :-)

Gente... Vou contar uma coisa... Mas que dia de Ás de Espadas mais sem vergonha!!! rs O que mais se clamou foi por justiça, porque as injustiças do governo, que viraram moda em todo país, chegaram aqui, numa cidadezinha do Sul de Minas. Ai, que desgaste! Estou apostando minhas fichas e confiando que este 2 de Copas represente uma boa parceria, uma boa negociação.

O 2 de Copas é tudo de bom! Uma energia de harmonia, parceria, um tom mais amoroso que paira no ar... Para completar, a sexta-feira é de Vênus, uma regência planetária bastante semelhante ao 2 de Copas. Podemos dizer que nesta sexta-feira estamos mais venusiamos.

Algumas sugestões interessantes: buscar atividades que alimentam a emoção, pode ser um filme, um livro, uma música, um passeio ou um encontro. Colocar mais sentimento em tudo que faz, até mesmo aquele trabalho monótono. Prestar atenção nos sentimentos que desfilarem por você. Sim, desfilarem porque com Vênus e 2 de Copas, provavelmente os sentimentos deslizarão como uma bailarina! Olhar o mundo, a vida, você mesmo no espelho e enxergar a beleza, a plenitude da essência.

São exercícios simples que podem abrir, ampliar o nível de consciência sobre si e o entorno. O mais importante é tratar cada gesto e movimento com delicadeza, sutileza e muito amor.

Que a sexta seja bela!

A imagem veio daqui


quinta-feira, 22 de março de 2018

Ás de Espadas

Bom dia! :-)

Olhem só quem voltou! Depois de uma quarta-feira em que transformamos profundamente a nossa comunicação (eu, pelo menos, transformei! rs) hoje retomamos a energia do Ás de Espadas: clara, objetiva e cheia de poder!

Escolhi esta imagem porque senti uma energia inicial do Ar repleta de liberdade, leveza e inteligência. Para quem não sabe ainda, também sou apaixonada por borboletas, tanto o animal quanto o símbolo que ele representa, minha primeira tatuagem foi uma borboleta azul.

A quinta-feira de Júpiter, naturalmente, já nos faz pensar sobre o poder. O nosso, o dos outros e a relação entre um e outro. Júpiter também traz sorte e podemos pensar na inteligência e no conhecimento resultando em um golpe de sorte.

O naipe de Espadas e Júpiter também se aproximam através da justiça. Enquanto Júpiter é a justiça estabelecida ou divina, o naipe de Espadas é a justiça conquistada. Algumas vezes através de leis, outras vezes através da luta.

O Ás de Espadas, diante de tudo isso, pode ser a elaboração mental de um novo poder conquistado ou descoberto. Também pode ser a palavra bem usada na direção de uma conquista, desde que seja correta e justa... Ou, ainda, a liberdade através de um corte, que permite que tudo se amplie e a expansão jupteriana se manifeste.

O cuidado com a palavra é sempre recomendado. Ontem mesmo fiquei sabendo que Mercúrio começa a retrogradar, portanto, a atenção e o cuidado com a palavra (e também com negócios, contratos) é ainda mais importante!

Hoje é dia de assumir o próprio poder e respeitar o poder alheio.

Que a quinta-feira seja justa!

A imagem veio daqui

quarta-feira, 21 de março de 2018

A Morte

Bom dia! :-)

A mudança de ciclo se anuncia e aqui temos o que se pode chamar de dupla mudança, levando-se em conta que o conceito do Arcano do Dia está profundamente associado à transformação. Outro detalhe interessante é que ontem tivemos o equinócio de outono que, ao contrário do que muitos pensam, não anuncia o começo, mas o ápice do outono... Isso quer dizer que, a partir de ontem, a natureza começa um processo de recolhimento, até chegar no inverno. Basta ser um tiquinho atento para notar que o dia está terminando mais cedo já há algum tempo. Pois bem, se estamos nos encaminhando para o inverno, podemos dizer, de alguma forma, que a natureza "morre" para renascer a partir da primavera.

Creio que todos já estejam bem familiarizados com os conceitos deste Arcano. Temos aqui tanto o renascimento quanto a transformação, os cortes necessários para a evolução, encerramentos para que algo possa se renovar. É sempre bom lembrar que a Morte fala de uma transformação mais lenta e que normalmente tem como agente transformador a própria pessoa. Isso nos leva a crer que, dificilmente, não temos consciência do que se trata a transformação. É como dizer que uma mulher leva um susto porque acorda sentindo uma dor na barriga e descobre que está parindo. Já aconteceu? Já! Incrivelmente, este tipo de história existe! Mas trata-se de uma exceção.

Então, vamos analisar o dia - quarta-feira - que tem como regente planetário Mercúrio, o cara com asinhas nos pés! Muito ágil, rápido e comunicativo. Sua presença influencia a fala, a escrita e todos os instrumentos de comunicação. E é sobre isso que falamos na quarta-feira.

Com a presença da Santa Muerte por aqui, estamos sendo chamados a rever, repensar e transformar nossa forma de comunicar o que pensamos. A auto expressão precisa ser reavaliada! Então, aqui vão perguntinhas para ajudar neste processo: você costuma falar o que pensa ou fica remoendo e reclamando depois? Caso você fale o que pensa, como faz isso: de forma clara e tranquila, ou sempre acaba arrumando uma treta? As pessoas costumam entender, prontamente, o que você diz ou escreve, ou costumam fazer caretas, franzindo a testa e perguntando logo em seguida "o que você quis dizer com isso?" Faça sua avaliação e em seguida, mude!

A vida é muito curta para ser sempre a mesma! Mude, transforme-se! E você terá várias vidas em uma.

Ótima quarta de transformação!

A imagem veio daqui

terça-feira, 20 de março de 2018

Ás de Espadas

Bom dia! :-)

O ciclo ainda é da Lua, mas agora as emoções estão mais contidas... O aspecto mais mental, racional entra em ação. O naipe de Espadas está associado ao elemento Ar e, portanto, influencia ou fala sobre: a mente, a capacidade de pensar, raciocinar, organizar os pensamentos e comunicação.

No caso do Ás, que por si só (em todos os naipes) fala de começos ou recomeços, possui aquela energia de impulso em direção a algo, temos toda esta iniciativa voltada para os temas do naipe Espadas.

Temos decisão, temos uma fala acertiva, temos um objetivo claramente expresso, temos poder na palavra e o tão falado empoderamento em relação a própria inteligência.

O interessante disso tudo é ter o Ás de Espadas nos visitando em uma terça-feira de Marte. Esta regência planetária tem por característica criar o cenário do dia: é momento de decidir, tomar atitudes, lutar pelo que se quer ou acredita. Reparem que temos um regente planetário e um Arcano que possuem pontos em comum, no entanto, o Ás de Espadas dá um ponto de equilíbrio, porque o Ar é ponderado, é reflexivo.

A grande dica de hoje é manter o equilíbrio enquanto se tem claro o que se quer. O primeiro passo é decidir o que se quer, depois abrir a mente para toda a clareza possível e por fim expressar-se! Algumas pessoas possuem o natural dom de se comunicar. Comigo sempre foi assim... Mal tinha sido alfabetizada e já recebia elogios em relação as minhas redações, desde muito criança sempre fui destacada pelo vocabulário e facilidade de articulação. Como digo sempre, não tenho mérito algum sobre isso! Tenho mérito sobre outras coisas, que exigiram esforço e dedicação. Mas a facilidade de comunicação já veio de fábrica. Por outro lado, saber se comunicar também é como condicionamento físico: treinando bastante, a habilidade vem... Portanto, pessoas queridas, hoje é um excelente dia para treinar a capacidade de se comunicar.

Experimentem! ;-)

Ótima terça para todos nós!

A imagem veio daqui


segunda-feira, 19 de março de 2018

A Lua

Bom dia! :-)

Todos se lembraram que a Lua estava aqui há, exatamente, uma semana? Sim, ela fez questão de aparecer de novo por aqui em uma segunda-feira. Sempre que isso acontece (repetição de Arcano em poucos dias) é sinal de que a energia precisa ser melhor absorvida ou está apontando para que algo que "passou batido" seja notado. E sempre que isso acontece (a Lua aparecer na segunda-feira regida pela Lua) é um momento espiritualmente importante.

Vejo aí alguém esticando o pescoço e perguntando "como assim, espiritualmente importante?" Então eu respondo... A regência lunar da segunda-feira sempre abre o campo para observarmos com todo carinho e atenção sensações e fatos relacionados à magia e à espiritualidade. E se tem uma coisa que existe na interpretação do Arcano da Lua é este aspecto misterioso, repleto de magia, transcendente, espiritual.

E quem eu encontro nos meus passeios em busca da imagem perfeita para o clima do dia? Ela! Uma das minhas referências mais fortes em termos de personalidade mítica é Morgana! E fico muito feliz que seja a sua imagem que nos acompanhe durante todo este dia, que tem tudo para trazer experiências e fatos muito curiosos.

Dicas especiais? Rituais e conexões, claro! E gostaria de lembrar um detalhezinho a mais: estamos a poucos dias - diria até algumas horas! - do equinócio de outono. O ápice do outono, quando acessamos todas as energias das colheitas, quando juntamos tudo que frutificou e usamos com sabedoria porque sabemos que daqui a pouco o inverno chega. 

Que venha o vento - aquele que só acontece neste período - e dance nos cabelos, refresque a face, levante a pontinha do lenço para aguçar a curiosidade... O que será que tem aqui? O que será que eu ainda não percebi? Qual o toque mágico e encantador que está prestes a se revelar? E, principalmente, quais são as emoções que giram dentro e fora?

Que a segunda seja sensitiva!

A imagem veio daqui

domingo, 18 de março de 2018

A Justiça

Bom dia! :-)

Finalmente, cá está o Arcano Maior que fecha a semana e que foi anunciado desde o começo. Saímos das marés, da oscilação emocional, do aspecto mais subjetivo das coisas, dos mergulhos profundos... e chegamos no racional, na lógica, no efeito de causa/consequência e na tentativa de equiparar, equilibrar.

Mas antes de falar da Justiça, apenas um pequeno comentário sobre ontem... Fiquei esperando a Princesa de Copas chegar e continuo esperando até agora...rs Fiquei pensando naquilo que falo sempre: quando a ansiedade/expectativa é muito grande o que tem que chegar foge. Parece que foi o que aconteceu.

Hoje, a energia muda completamente e confesso que estamos transitando em um terreno conhecido para mim. Não porque é este o meu destino ou porque sou obrigada de alguma forma, mas pelo simples fato de eu vibrar, naturalmente, este Arcano (olha o símbolo do meu ascendente ali, em cima da cabeça da moça: Libra!)

Como o regente do domingo é o Sol, que nos leva para os temas do autoconhecimento e do trabalho interior, sugiro que hoje nos concentremos em analisar e ponderar sobre nosso Eu. As dicas de reflexão são as seguintes: como é a essência que me anima? O que eu consigo manifestar em termos práticos? Existe coerência entre uma coisa e outra? Consigo equilibrar a expressão da minha essência na relação com os outros? 

O domingo oferece uma oportunidade de ponderar, equilibrar, tornar mais justa a relação consigo mesmo e com o mundo. Vamos aproveitar o aprendizado tão emocional e profundo que tivemos no decorrer da semana (Lua mandando) para atingir uma postura de equilíbrio e harmonia.

Que o domingo seja justo!

A imagem veio daqui

sábado, 17 de março de 2018

Princesa de Copas

Bom dia! :-)

Depois do trabalho puxado com a disciplina do 9 de Paus, vamos navegar em águas claras e tranquilas com a Princesa de Copas. E é bom lembrar que continuamos no mesmo ciclo desde o começo da semana... a Lua continua nos brindando com seus mergulhos mais profundos.

Como eu gosto de fazer, vamos começar com um apanhado geral sobre o dia de ontem... Sim, a disciplina apareceu, foi necessária e em alguns momentos se misturou com outro conceito, o da paciência. Foi "de um tudo", como costumam falar aqui, na cidade onde moro. Começou com um pequeno conflito com o pessoal de outra escola do município, que está nos devendo históricos há dois meses, mas se sente no direito de ligar cobrando os históricos de alunos que eram nossos. Os nossos estão todos prontos há tempos, mas não vou enviar para eles até que cumpram com a sua parte na história.

O dia seguiu com uma mulher perguntando se havia vaga para o terceiro ano e que, diante da minha resposta negativa, começou a falar alto, de forma grosseira, exigindo mil direitos, sendo que não cumpriu os seus deveres. A história é absurda por si só: a filha estuda em colégio particular, mas agora ela não pode mais pagar. Ou seja, ela descobre que não pode pagar o colégio no meio de março! As aulas começaram há um mês e meio, quem vem de colégio particular para a rede pública precisa fazer o cadastramento no ano anterior, caso não tenha feito isso, precisa procurar a secretaria de educação logo no começo de janeiro para ver quais são as escolas que têm vaga... o governo garante uma vaga em uma escola do município para todo mundo, mas isso é bem diferente de escolher uma escola e exigir vaga nesta escola

Eu tenho visto, em diversos aspectos, pessoas gritando por direitos sem analisar seus deveres... Pior ainda, vejo pessoas que gritam seus direitos e não percebem que estes são "direitos" muito particulares, muito individuais, e quando falamos em direitos do cidadão, estamos falando de direitos coletivos, que todos devem ter acesso. Se o direito de uma pessoa isoladamente impedir que outras tenham o mesmo direito, então - na minha concepção de cidadania - ele deixa de ser um direito e passa a ser um benefício, uma exceção, uma regalia.

Na prática, eu olhava para aquela mulher gritando no meu guichê e via alguém que estava apenas querendo resolver o seu problema muito particular, causado por uma total falta de planejamento, falta de visão, achando que a escola municipal é que deve se adaptar as suas vontades e não ela, cidadã, que deve se programar e se organizar para poder usufruir dos seus direitos, garantidos pela lei. Enquanto isso, ela bradava "eu pago os meus impostos!!!" e eu pensava "daí nada... eu também pago os meus impostos, eu passei num concurso público e em nenhum lugar estava escrito que eu era obrigada a aguentar gente mal educada dando chilique"...rs O ser humano anda muito ocupado olhando para o seu umbigo para conseguir compreender o que são as regras básicas dos direitos e deveres.

Enfim... Me prolonguei mais em toda a explicação associada ao 9 de Paus, mas isso não foi sem razão... A importância deste comentário está associada ao Arcano regente do atual ciclo, a Lua, que nos fez passar a semana mergulhados em reflexões, análises, em tentar enxergar o que está escondido nas sombras. Este foi o meu exercício pessoal em todos estes dias! E este é um exercício de amadurecimento perceptivo muito bom!

Hoje, com a leveza da Princesa de Copas, temos um dia mais cordial, provavelmente, com momentos mais doces, com notícias boas chegando, com momentos emocionalmente sensíveis, com conversas prazerosas, com o despertar de algum novo sentimento. Outro conceito muito diretamente associado à Princesa de Copas é o de nascimento. Hoje, coisas nascem! Hoje algo se inicia, ainda meio frágil, delicado, mas existe uma promessa de crescimento, desenvolvimento. E vamos ficar de olho para descobrir que "bebê" será este! ;-)

Que o sábado seja amoroso e doce, assim como a Princesa de Copas!

A imagem veio daqui


sexta-feira, 16 de março de 2018

9 de Paus

Bom dia! :-)

Não sei se vocês notaram um tom de sobriedade que surgiu desde ontem, com o Rei de Espadas. Eu aproveitei para usar ao máximo toda a sua energia de comunicação e de todas as respostas de consultas que estavam pendentes para quinta e sexta, restou somente uma para fazer hoje. Para quem não sabe, minha vida é assim...rs Segunda, terça e quarta faço mandalas  E quinta e sexta eu faço a complementação das mandalas da semana anterior (no jogo por email, eu envio a mandala primeiro e depois a pessoa me manda mais 3 perguntas). Como falei para uma amiga agora há pouco "além de todos os trabalhos profissionais e de todo o serviço de casa ainda tem um quintal, dois gatos, um filho e um namorado" é muita coisa pra dar conta...rsrs Portanto, conseguir manter o serviço em dia é um desafio constante!

Deuses! Olha só esta quantidade de explicações! Estou entendendo o Rei de Espadas com o 9 de Paus em seguida...rs

O 9 de Paus já saiu três vezes este ano. Se estamos em março, é como se ele tivesse saído uma vez por mês! Se pensarmos que o mês tem 30 dias e o baralho de tarot 78 cartas, fica bem claro que o 9 de Paus está saindo demais! Minhas duas mãos e meus dois pés estão levantados aqui, desde janeiro...rs Porque a necessidade de implantar uma disciplina eficiente na vida tem sido minha prioridade 000001. Óbvio que não estou conseguindo o tempo todo! Mas é um caso de sobrevivência, pelo menos dentro de um nível razoável de sanidade mental. Quero dar conta das minhas obrigações e quero ampliar, quero fazer outras coisas, quero retornar a uma atividade física, quero colocar pra funcionar o curso online (que parece que tá precisando de defumador! Porque o bichinho não sai!), quero começar a aula de canto. E não estou conseguindo nada disso, estou restringindo minha vida a uma sucessão de tarefas, obrigações, responsabilidades que me deixam cansada. Não é isso que eu quero! E sei que o problema é meu! Porque tem gente que trabalha o mesmo tanto que eu e não abre mão do que lhe faz bem (dança, café com as amigas, cursos interessantes) Estou buscando... Cada um com seus problemas e eu estou tentando resolver o meu.

E você? Está tentando resolver o seu? O que na sua vida parece estar fora do trilho ou ser impossível de ser resolvido? É a luta contra o tempo e o cansaço, que nem eu? É alguma insegurança profissional? Uma vida afetiva que parece que não sai do mesmo lugar? Medo da escassez? Dificuldade de concentração para estudar?

"Seus problemas acabaram!" rs Quer dizer, mais ou menos...rsrs A frase certa é: seus problemas acabarão se você usar a disciplina, esta prática abençoada de priorizar o que, de fato, nos faz bem. Outro dia postei lá no Facebook do Via Tarot que a disciplina é uma declaração de amor por si mesmo. E é! Pelo visto ainda não estou me amando tão plenamente quanto gostaria, mas posso dizer que se comparado há uns 15 anos hoje em dia já rola até uma aliancinha de noivado.. ;-)

A sexta-feira de Vênus suaviza a energia do 9 de Paus, tão disciplinada. Portanto, ao invés da imagem de um sargentão dando ordens, podemos substituir por líderes de torcida, dizendo "vai, Cacau! Eu sei que você pode! Sei que você consegue! Não desista dos seus sonhos!" Experimente... Eu também confio em você e sei que você consegue!

Ótima sexta! Ótimo final de semana!

A imagem veio daqui


quinta-feira, 15 de março de 2018

Rei de Espadas

Bom dia! :-)

Gente! Cá estou eu, animadíssima, perguntando pra vocês: a Rainha de Paus passou por aí? Porque por aqui passou... Em toda a sua glória e esplendor! Isto merece até mesmo um "senta que lá vem a história!". Desde sábado, estava dormindo mal. Dormindo muito, mas mal... Depois de 8 ou 9h de sono, eu acordava extremamente cansada. Então resolvi usar comigo algo que aprendi (sim, eu uso com os outros, oriento os outros, mas muitas vezes na correria eu esqueço de cuidar de mim). Fiz EFT antes de dormir, com o tema central "cansaço" e todos os seus desdobramentos. Tive um sonho extremamente simbólico e positivo, acordei bem e durante toda a quarta-feira eu fiz coisas que não conseguia fazer há (pasmem!) meses. Consegui adiantar consultas, tive ideias incríveis para colocar em prática, em vários setores, e - o principal - fiquei bem entusiasmada com isso e até mudei a arrumação dos móveis da sala, criando uma nova energia mais harmoniosa para a minha casa.

Não acredito em coincidências há muitos anos! Então, tudo isso foi uma reunião de fatos, até simples, mas bem impressionantes pra mim, que não via possibilidade de presenciar aquilo tudo acontecendo. Isso tudo foi a Rainha de Paus que existe dentro de mim assumindo o seu poder.

Bem, agora podemos passar para o Rei de Espadas...

Este nobre senhor tem uma inteligência refinada, muito conhecimento, uma lógica incrível e um senso de justiça que não deixa nada a desejar ao Arcano 8. Aí vem a parte curiosa da história: na quinta-feira, dia do Grande Benéfico Júpiter, normalmente colocamos o foco no poder, na autoridade e na sorte. E, sim, podemos pensar que a inteligência e o conhecimento podem ser o instrumento de poder... Mas existe um aspecto associado a Júpiter que pouco falamos, a justiça. Muitas vezes até a justiça divina. Então, com a presença do Rei de Espadas por aqui, podemos "puxar" esta energia de justiça de uma forma mais refinada nesta quinta-feira.

Que a quinta seja poderosamente inteligente e absolutamente justa.

A imagem veio daqui

quarta-feira, 14 de março de 2018

Rainha de Paus

Bom dia! :-)

Convido vocês a observar este processo super rico em termos de experiência e diversidade. O ciclo ainda é da Lua, repleto de fortes emoções e mergulhos profundos, mas passamos pela terça-feira cor de rosa com o 6 de Copas e hoje temos um agito geral, temos entusiasmo e muita energia criativa com a Rainha de Paus.

A Rainha de Paus é o personagem que pretendo manifestar plenamente um dia (quem sabe?). Ela tem total consciência do seu poder pessoal, é criativa, apaixonada pela vida e profundamente conectada com a sua essência, ou Eu Divino.

Sempre que esta poderosa aparece por aqui, podemos esperar um dia animado, com fatos curiosos, oportunidades interessantes, algumas conquistas e tomada de consciência do próprio valor. Eu diria que a Rainha de Paus representa uma injeção de ânimo e de autoestima também. Gostamos! Queremos!

O regente planetário da quarta-feira é Mercúrio, por isso que colocamos o foco na comunicação. Isto é bom!  Porque a Rainha de Paus também é boa de papo, nem tanto pela argumentação (isso aí é território de Espadas, muito bem representado pela Rainha de Espadas), mas pela forma poderosa e carismática com que se comunica.

A melhor dica desta quarta é tomar consciência da velha máxima - a palavra tem poder - e colocá-la em prática. Hoje é um bom dia para fazer reuniões de negócios ou ter aquele papo reto com alguém. Mas tudo com muito bom humor, porque sem ele a vida fica sem graça!

Ótima quarta criativa para todos nós!

A imagem veio daqui

terça-feira, 13 de março de 2018

6 de Copas

Bom dia! :-)

Deslizar do aspecto mais emotivo e sensível da Lua para outro Arcano recheado de delicinhas sensíveis, me dá a sensação de que pegamos o limão e fizemos margaritas! Sim, a Lua é o Arcano regente deste ciclo e até sábado vai trazer para a nossa experiência diária questões associadas a: sensibilidade exacerbada, percepções sensitivas/intuitivas, lembranças de fatos, lugares ou pessoas do passado, acesso ao inconsciente, debates sobre o feminino... 

Mas hoje os aspectos básicos do regente da semana são brindados por balões coloridos, estrelinhas, algodão doce e música suave, que fazem com que a cachoeira de emoções seja mais fofa e menos dramática.

O 6 de Copas é um Arcano que tem uma forte energia infantil, nos leva de volta aos tempos de criança ou nos oferece momentos que, de tão leves e alegres, nos fazem sentir como crianças. Às vezes, bate uma certa nostalgia... Mas nunca percebi um tom depressivo nesta nostalgia. Ao contrário, costuma ser uma nostalgia doce, um sentimento de conforto, coisa que está muito bem simbolizada pela imagem que escolhi: uma senhorinha, uma vó, contando histórias para os netos. 

A energia da terça-feira é mais ativa, agitada, rápida, pois o seu regente planetário é Marte. Misturando tudo isso com o 6 de Copas, tenho a sensação de uma festa! O que vocês acham? Bem, eu tenho muito serviço pra fazer aqui, mas vou me lembrar, pelo menos, de colocar uma trilha sonora bacana, pra cantar e dançar enquanto arrumo a casa, coloco a papelada em ordem na escola, me desloco de um lugar pro outro. Só não vou poder fazer isso enquanto estiver gravando consultas...rs

Que a terça seja de pura alegria!

A imagem veio daqui


segunda-feira, 12 de março de 2018

A Lua

Bom dia! :-)

A semana começa com a Lua na segunda-feira, que tem regência planetária da Lua, isso quer dizer que tudo que é simbolicamente conectado à Lua ganha força por aqui. Como este é um Arcano que precisa de muito jeitinho para lidar, recomendo olhos atentos e maracujina na veia...rsrs

Antes de falar, propriamente, da Lua, quero comentar algumas coisas... A primeira é sobre a nossa semana, que tem um Arcano Maior no começo e outro no final (sim, a semana Via Tarot começa na segunda e termina no domingo...rs). Outra coisa que vale a pena ser comentada é a conclusão do domingo, que não foi um dia fácil! Além de todo o esforço voltado para o trabalho interior, aconteceu uma daquelas coisas "mágicas" relacionadas à sincronicidade. De repente, a Constelação Familiar ficou pipocando em volta de mim durante todo o domingo! E eu, que já havia estudado, participado e até feito um trabalho de Constelação, voltei a estudar, buscar mais informações. E isso, exatamente isso, era a resposta ideal para todo o problema que surgiu, logo pela manhã. Eu abracei o recado do universo, percebi o quanto é importante procurar caminhos práticos de resolução de questões emocionais, mesmo que essas questões não sejam, diretamente, nossas.

Minha dica principal para o dia de hoje é pegar o rumo espiritual, segurar na mão de Deus e vai!!! rs

Podemos fazer isso de várias formas... Através de pequenos rituais, nos conectando com nosso Eu Divino, tendo uma vibração amorosa para compartilhar, vivenciando os aspectos femininos da Lua na forma de experienciar a espiritualidade. Uma coisa é certa, com a Lua sempre teremos muitas emoções... Então, que saibamos conduzir essas emoções de forma harmoniosa.

Que a segunda seja mágica e profundamente espiritualizada!

A imagem veio daqui

domingo, 11 de março de 2018

Princesa de Ouros

Bom dia! :-)

Olha quem está aqui de novo! Ela esteve aqui no domingo passado e na segunda-feira e agora ela retorna. O que ela está querendo nos dizer agora? Eu posso falar por mim... Hoje, depois daquela Roda da Fortuna bombástica de ontem (e por aqui foi bombástica mesmo...rs) o mundo grita desesperadamente por senso prático. Não pra mim, mas para uma pessoa muito próxima de mim e, claro, isso acaba sobrando para mim também. Aliás, isto faz bem parte da minha vida... Me esforço de forma incansável para manter a minha vida em equilíbrio e eu mesma em equilíbrio, e acabo tendo que gastar minha energia para lidar com as outras pessoas que não se esforçam tanto, pelo visto. Karmas à parte, sigamos na interpretação...rs

A Princesa de Ouros pede trabalho, sempre! Trabalho sobre si mesmo, em especial, levando-se em consideração que hoje é domingo, cujo regente planetário - o Sol - nos direciona a trabalhar o autoconhecimento e a resolução de questões interiores.

Este talvez seja um dos maiores desafios desta vida! Analisar e lidar com tudo de forma prática. Teoria é fácil! A palavra aceita tudo, as ideias são elásticas, flexíveis... Mas agir de forma prática, lúcida e consciente é muito difícil. Existem duas razões básicas para isso: 1) existem as emoções, com toda a bagagem do passado, também chamada de memória emocional... Em que traumas, mágoas, ressentimentos, medos retornam, fazem uma viagem do tempo, e desembarcam no presente, como se estivessem se repetindo 2) existem os pensamentos, os valores, critérios, a forma racional de analisar os fatos, que nos prendem em um ponto de vista e impedem uma visão sob outro ângulo.

Quem já estudou um pouquinho sobre o movimentos das energias e o processo de desenvolvimento humano sabe que as lições se repetem até serem aprendidas. Toda vez que uma pessoa fala frases do tipo "isto sempre acontece comigo", "de novo eu já sei o que vai acontecer...", "em todos os empregos em que estive sempre sofro com isso", "as pessoas com quem me relaciono sempre me tratam deste jeito" pode ter certeza de que a chave da resolução deste processo está dentro da pessoa que se queixa. Somente quando assumimos responsabilidade (e não culpa) sobre a resolução desta repetição, que parece não ter fim, é que existe a real possibilidade das coisas mudarem.

Na prática, convido vocês a falarem isso que acabei de escrever para a pessoa que está reclamando da vida. Como dizem no Facebook: fala e sai correndo, porque será mais fácil a pessoa achar que você está contra ela, do que ela perceber que você só está tentando tirá-la deste círculo vicioso infernal. Ela não faz isso por maldade, claro... Se ela compreendesse, verdadeiramente, o que você está falando, ela não estaria mais passando por essas situações repetitivas há tempos! Isso não tem a ver com assimilar uma informação, mas despertar a consciência para quem ela realmente é, suas limitações, suas qualidades e a forma mecânica como costuma reagir aos fatos.

Vamos dar as mãos para a Princesa de Ouros e tentar olhar para todo o nosso universo interior de maneira prática. Descobrir uma fragilidade ou uma forma equivocada de lidar com as situações não pode ser visto como ruim... Ao contrário, demonstra um refinamento espiritual que merece todo crédito e todo apoio. Estamos aqui para aprender, antes de qualquer coisa! E perceber onde estamos pensando, sentindo e agindo de forma negativa é o primeiro passo para aprender e se ver livre, definitivamente, dessas situações que costumam chamar de karma, destino ou maldição. Eu, por exemplo, já estou há um bom tempo tentando resolver esta repetição de ver os problemas dos outros caindo no meu colo. E acredito mesmo que meu aprendizado é simplesmente devolver o pacote de problemas que não me pertencem no colo do dono dos problemas. Responsabilidade em excesso e responsabilidade pelo que não lhe pertence também é um problema a ser resolvido... Não é qualidade, não é mérito, é erro e possibilidade de aprendizado. Estou tentando... Um dia eu chego lá!

Que o domingo seja de aprendizados...

A imagem veio daqui




sábado, 10 de março de 2018

Roda da Fortuna

Bom dia! :-)

Nem nos acostumamos com a presença da Estrela aqui e outro Arcano Maior já se apresenta! Sempre que dois Arcanos Maiores saem juntinhos, costumamos considerar a união/mistura de suas energias. Então, o que seria um ciclo Estrela/Roda da Fortuna?

Se a Estrela é bela, suave, essencial, a Roda chega para marcar uma mudança de ciclo. Tradicionalmente, vemos a Roda da Fortuna associada às estações do ano (basta dar uma olhadinha na linda imagem ao lado), mas ela também pode representar uma mudança repentina que vem por conta de um fato ou uma pessoa, alheios a nossa vontade.

Existem várias cartas que falam de mudança, dentre os Arcanos Maiores, mas cada um será um tipo de mudança diferente. Temos mudanças de Morte, de Torre, de Carro, de Julgamento... E temos a mudança da Roda da Fortuna, que costuma ser inesperada, rápida e trazer muitas novidades.

Se temos a Estrela colada na Roda, podemos deduzir que esta mudança também virá com um quê de sorte e de beleza (amém!) Se juntarmos mais uma energia - a regência planetária do sábado - também podemos deduzir que a presença de Saturno vai dar um certo peso a esta mudança, tornando esta uma mudança mais segura, firme e constante. Ou seja, não estamos falando de uma "chuva de verão", algo que vem e vai correndo... Estamos falando de uma mudança que pode até chegar de forma surpreendente, mas vai ficar por aqui um bom tempo.

Então o que virá de novo? Eu ainda não sei... Nada se anunciou por aqui neste sentido... Mas continuo curiosa esperando pra ver!

Ótimo sábado para todos nós!

A imagem veio daqui

sexta-feira, 9 de março de 2018

A Estrela

Bom dia! :-)

Vejam só... Existe maior lindeza que isto? Uma Estrela em uma sexta-feira de Vênus! Peço licença para colar aqui a letra de uma música do Nando Reis que, sempre que ouço, lembro da Estrela e fico com vontade de chorar por excesso de beleza:

"Entre as coisas mais lindas que eu conheci
Só reconheci suas cores belas quando eu te vi
Entre as coisas bem vindas que já recebi
Eu reconheci minhas cores nela, então eu me vi

Está em cima com o céu e o luar
Hora dos dias, semanas, meses, anos, décadas
E séculos, milênios que vão passar

Água marinha põe estrelas no mar
Praias, baías, braços, cabos, mares, golfos
E penínsulas e oceanos que não vão secar

E as coisas lindas são mais lindas
Quando você está
Hoje você está
Onde você está
As coisas são mais lindas

Por que você está
Onde você está
Hoje você está
Nas coisas tão mais lindas"

Ai, ai... O Nando é meu herói! rs

Pois bem, cá está este Arcano repleto de beleza, esperança, confiança, sorte, encantamento, arte, delicadeza e sonho. Como vocês podem ver, os ingredientes são muito bons! E, quem cozinha sabe, ingredientes de qualidade fazem alimentos abençoados de tão saborosos!

A Estrela também está muito relacionada à energia das crianças e também à criança interior, por isso mesmo costumo fazer uma analogia sutil deste Arcano com a nossa essência mais pura e original. Vamos aproveitar esta energia para trabalhar as relações e os amores da forma mais bela. Um encontro romântico, uma conversa sofisticada, uma visita encantadora, momentos para apreciar a arte e a cultura, ouvir música, assistir filme, admirar a lua e as - hoho! - estrelas. Cada momento pode e deve ser uma experiência sensorial, um toque onírico em nossa vida rotineira. Como não se apaixonar?

Que a sexta seja tão brilhante quanto a Estrela!

A imagem veio daqui

quinta-feira, 8 de março de 2018

Rei de Copas

Bom dia! :-)

Sim, sim... A quarta-feira de Carro foi pra lá de stressante! Algo estranho, que nem parecia vir do que acontecia, mas parecia brotar de dentro de mim! rs Como se eu olhasse o mundo de uma forma acelerada (ainda mais). Não sei se foi assim com vocês, mas por aqui o Carro pintou e bordou!

Então hoje eu acordo com esta imagem de um Namor, um Aquaman, praticamente um Jason Momoa! Só que um pouco mais velho...rsrs Acho que dá pra relaxar, né?

Piadinha à parte, a energia do Rei de Copas é muito tranquila mesmo. Esta coisa meio praieira, esta brisa constante e o perfume de maresia. Ai, ai... Vez por outra eu me lembro que sou um ser litorâneo vivendo exilado nas montanhas há 25 anos. Sim, eu sinto falta do mar! Sempre tenho a sensação de estar mais viva quando estou perto dele... Já dizia Nando Reis "quando a gente fica em frente ao mar a gente se sente melhor". Esta sou eu!

Fico me perguntando quais efeitos práticos o Rei de Copas pode nos trazer em uma quinta-feira regida pelo Grande Benéfico Júpiter. E concluo que são todos ótimos! :-) Teremos como poderes a serem desenvolvido ou manifestado: a sensibilidade, a percepção aguçada, a conexão com as artes, a fluência harmônica.

O Rei de Copas costuma se manifestar tanto como um homem sensível e espiritualizado, quanto alguém com intenções românticas. Ele não precisa ser, necessariamente, alguém... Pode ser simplesmente esta energia tão aconchegante e fluida, algo como uma onda suave que chega devagar se espalha e vai embora, mas de alguma forma, permanece ali.

Que o Rei de Copas e/ou tudo que ele representa permaneça.

A imagem veio daqui

quarta-feira, 7 de março de 2018

O Carro

Bom dia! :-)

Virada de ciclo mais rápida do oeste, não somente porque temos aqui outro Arcano Maior, mas também pelo teor da energia, que saiu de um extremo e foi para o outro.

Se o Enforcado contrai, o Carro expande. Se o Enforcado limita, o Carro tem força e potência para ir para onde quiser.

Ontem, aqui na cidade onde moro, aconteceu a reunião na Câmara para votar o impeahtment da prefeita. Eu nem precisei acompanhar a reunião porque já sabia o resultado, por conta do Enforcado aparecendo por aqui. Dito e feito! Ela foi cassada. Em menos de uma semana, é a segunda prefeita do Sul de Minas a ser cassada, às vésperas do Dia Internacional da Mulher. Que simbólico, não?

A questão aqui é simples: não surgiram provas concretas de crime contra a prefeita, apenas acusações que envolvem o seu marido, ex-prefeito. Em uma situação normal, talvez eu fosse mais rígida no meu julgamento em relação à prefeita. Mas como acompanhei como jornalista um prefeito que teve mais de 30 processos administrativos e criminais, com direito a CPIs e CPs e no final ele saiu ileso. E no governo passado recebemos a visita da polícia federal em diversas situações e tudo ficou como estava, sou obrigada a levantar esta suspeita de que talvez a prefeita não tenha sido cassada pelo que aconteceu, mas pelo fato de ela ser mulher e não ter a simpatia dos ricos poderosos da cidade. Acho que tudo isso retrata bem a situação não só da cidade, mas do Brasil.

Hoje, o Carro mostra movimento, movimento às vezes desgovernado, porque saiu de uma situação de contração e tensão. Desde de manhã cedo, ouço pelas janelas sirenes de polícia, gente gritando... Tem algo no ar... Algo que mistura a revolta de uns e a comemoração de outros. O irônico é que os que comemoram nas ruas nada têm em comum com aqueles que vão se beneficiar com o novo governo.

O mundo anda muito estranho. As pessoas parecem ter sido envolvidas em algum tipo de fumaça que gera histeria. Assuntos sérios são tratados como final de campeonato de futebol, com torcedores gritando e provocando os adversários, quando quem ganha milhões são os jogadores (que muitas vezes nem jogam tão bem). Após o jogo, os torcedores "vencedores" voltam para suas casas, para viver suas vidas medíocres e sem um futuro promissor. O ser humano precisa crescer, amadurecer.

O Carro mexe com as estruturas, mas em seu sentido original faz isso em busca de desenvolvimento, em busca de um lugar melhor para estacionar. Espero que seja este o sentido mais profundo para o dia de hoje. Que as mudanças aconteçam para bem e que os motoristas sejam mais conscientes, dirijam com cautela, respeitando outros motoristas, pedestres, ciclistas e com uma boa visão da coletividade.

Ótima quarta agitadinha e faladora para todos nós!

A imagem veio daqui

terça-feira, 6 de março de 2018

O Enforcado

Bom dia! :-)

Acordei com tantas ideias relativas ao Enforcado pipocando e só agora consegui parar e escrever... Vamos ver se consigo organizar tudo isso! rs Pois bem, tivemos duas Princesas de Ouros antes desta virada de ciclo e só por conta disso fica o questionamento: será que estávamos estruturando algo e de repente nos prendemos a isso, ficamos mais restritos? Ou será que o Enforcado aqui é reflexo de um comprometimento (no bom sentido) resultante do trabalho prático que se desenvolveu?

É sempre bom lembrar que o Enforcado limita por um lado, mas estrutura por outro. Se não tivéssemos a energia do Enforcado vibrando, dificilmente conseguiríamos assinar um contrato de trabalho, fechar negócios, casar... Todos esses processos exigem uma limitação de outras possibilidades para ficarmos restritos a uma só possibilidade, a que escolhemos.

Um outro detalhe que achei muito curioso é que hoje, aqui na cidade onde moro, haverá a votação, na Câmara de Vereadores, sobre o possível impeachment da prefeita. É uma situação perfeita de Enforcado, especialmente por conta de tudo que se vê: o ex marido da prefeita (que também já foi prefeito) se meteu em enrascadas e tomou atitudes dentro do governo sem ter cargo, função... a essas acusações juntou-se a turma do prefeito anterior, que não se conformou com a vitória da atual prefeita (alguém já viu esta história? rs) e agora cá estamos! A prefeita mesmo vinha fazendo um governo que, apesar de não atender às expectativas de seus eleitores (eu votei nela), estava melhor que o anterior e com perspectivas ainda melhores até o final do mandato. Resumo da ópera: não foi ela que fez a besteira, mas ela permitiu que a besteira acontecesse, porque não soube dar um basta, um chega pra lá... Mais Enforcado que isso nem sei o que pode ser...rs

Um outro detalhe que não comentei ontem e que merece destaque é a quantidade de Arcanos Maiores desta semana. São, ao todo, quatro e cada um com um tipo de energia completamente diferente, o que vai garantir algumas guinadas interessantes...rs Eu sempre acredito que crescemos com este tipo de experiência!

Para finalizar, não dava para não destacar o fato de termos o Enforcado, um Arcano tão restritivo, em uma terça-feira de Marte, cuja energia costuma ser ousada, impulsiva, determinada, ágil... O oposto do retraído Enforcado que prefere a cautela em lugar da aposta. E por falar em aposta... Eu aposto que isso vai atenuar  a energia característica de cada um deles (Arcano X regente planetário do dia da semana), gerando fatos nem tão intensos como Marte e nem tão resignados como o Enforcado.

No mais, sigamos com a inspiração do Enforcado: enxergar o mundo sob outro ângulo e saber priorizar o que realmente importa, abrindo mão das tentações que surgem pelo caminho.

Ótima terça para todos nós!

A imagem veio daqui

segunda-feira, 5 de março de 2018

Princesa de Ouros

Bom dia! :-)

Sim, sim... Vocês leram certinho e isto não é um deja vu... Depois de um domingo de Princesa de Ouros temos, agora, uma segunda de Princesa de Ouros. A mesma energia continua no ar e pode nos ajudar a construir algo de interessante e sólido.

Como já disse ontem, a principal característica da Princesa de Ouros é a energia trabalhadora e, ao mesmo tempo, cheia de idealismo, que está mais preocupada em realizar do que receber algum retorno por isso.

Mas vamos levar em conta o regente da segunda-feira, a Lua, que traz características mais sutis e espirituais ao nosso Arcano. Com isso, podemos pensar em um trabalho espiritual ou mágico, ou seja, algo em relação ao qual façamos algum esforço, algum movimento concreto, mas que também envolva a espiritualidade.

Claro, isto pode ser um ritual, algum tipo de trabalho de conexão espiritual. Isso pode mesmo ser uma aula de yoga (aliás, é bem exato este exemplo) e toda esta questão de estar presente no aqui e agora também nos fala muito sobre a Princesa de Ouros.

Uma sugestão para aproveitar bem a carona com esta energia: menos planejamento e mais atitude. Hoje não é um dia para teses ou teorias, hoje é um dia para a prática, e aproveitar cada minuto, fazendo o que tem que ser feito da melhor forma possível é, sem dúvida, uma ótima forma de vivenciar a Princesa de Ouros.

Ótima segunda e ótima semana!

A imagem veio daqui

domingo, 4 de março de 2018

Princesa de Ouros

Bom dia! :-)

Eu preciso começar a postagem falando sobre o 7 de Paus de ontem... Sim, foi um desafio! Em vários sentidos! Mas um desafio extremamente gratificante! A parte 1 do desafio aconteceu no quintal, com direito à capina, limpeza dos canteiros menores, mudança de plantas de lugar e plantação de mudas. Foi um trabalho solitário de umas 5h, mas no final, além da alegria de ver o quintal mais bonito, fui brindada com uma chuva maravilhosa! Foi muito mágico terminar de plantar a última muda e a chuva cair! Fora o tanto que refrescou! A parte 2 do desafio envolveu alguns estudos de theta healing, e aquilo que a gente já sabe, mas precisa sempre ler e ouvir de novo: nós criamos a nossa realidade.

Pois bem... Relatório do 7 de Paus feito, vamos para o Arcano de hoje, neste domingão com solzinho meio tímido, que é a Princesa de Ouros. Para quem está aportando por aqui agora e não sabe, é bom avisar: alguns baralhos usam como personagens da corte Pajem, Cavaleiro, Rainha (ou Dama) e Rei e outros usam Princesa, Príncipe, Rainha e Rei, que eu considero bem mais interessante por conta do equilíbrio de polaridades, dois personagens femininos e dois masculinos. Por isso eu sempre uso esta segunda forma, não importa o que está escrito na carta.

A Princesa de Ouros é uma queridinha, tanto por sua incrível capacidade de realização quanto pela dedicação e carinho com que realiza cada um de seus feitos. Este é o princípio básico deste Arcano: muito trabalho, muito esforço, mas nada que represente sacrifício, tédio ou má vontade... Muito pelo contrário, a energia deste Arcano deixa claro que todo o esforço empenhado existe por conta do carinho, do cuidado, da dedicação motivada por uma série de sentimentos nobres, que não os benefícios que virão como resultado.

Assim, a Princesa de Ouros nos fala que todo esforço feito de coração, com um desejo profundo de contribuir para a melhoria de algo, trará retorno positivo e merecido. Eu amo esta carta! Por razões óbvias e auto explicativas...rs

Que o domingo, dia regido pelo Sol, que nos ajuda a clarear e esclarecer as partes ainda escuras do nosso Eu , seja de trabalho amoroso e resultado feliz.

A imagem veio daqui