sexta-feira, 25 de outubro de 2024

A Temperança

Bom dia! :-)

Vamos trocar ideias? Pois é... de ontem para hoje tanta coisa aconteceu que ainda estou querendo compreender melhor todo o processo. Muito stress e conflito (não comigo desta vez) que acaba respingando em mim, de alguma forma. Meu caminho é o do casulo, como sempre. Sempre que algo me assusta ou surpreende de forma negativa meu caminho é o do silêncio e do encapsulamento. Talvez por isso o Arcano de hoje seja a Temperança, para que eu tenha tempo de me acalmar e reequilibrar.

Este Arcano alquímico propõe um caminho de equilíbrio, harmonia e evolução... Um caminho que sempre procuro trilhar, mas nem sempre consigo compreender. Acredito, de verdade, que todo ser humano deve ter como objetivo alcançar uma autonomia de autovaloração, uma autonomia emocional. Aprendi, há muitos anos, que ao assumirmos nosso poder pessoal o ambiente nos influenciará cada vez menos: o que os outros falam... o que os outros pensam de nós... o que os outros fazem... Tudo isso tem muito mais a ver com eles, com seus valores ou falta de valores, do que com o que somos ou o valor que temos. É fácil? Claro que não! Senão já estaríamos todos vivendo no Nirvana! Mas eu sigo tentando...

A Temperança está aqui hoje para nos lembrar da importância do que os sábios chamam de "trabalho sobre si", que é a razão de estarmos por aqui, no planetinha azul, encarando desafios que (pelo menos para mim) parecem totalmente desnecessários. Podia ser mais fácil, né galera? rs Mas não é... As águas da Temperança têm a capacidade de limpar nossos olhos para que possamos enxergar com clareza o que nos acontece, como reagimos e como deveríamos reagir. Eu sempre tive dificuldade de entender qual a hora de brigar por direitos e qual a hora de tentar contemporizar, mas sempre soube muito claramente que quando alguém age como um idiota tentando me provocar, o idiota, de fato, é o outro e ignorá-lo é o melhor caminho. Minha relativa facilidade em fazer isso, provavelmente, se dá pelo fato de já ter muita demanda interna para lidar e me manter em equilíbrio, não sobra muita energia para me ofender com bobagens. Então, pense sobre isto: se você conseguir ter controle sobre seus atos, pensamentos e emoções já está ótimo, porque certamente você não terá este controle sobre outras pessoas.

Que a sexta seja de equilíbrio e harmonia!

A imagem veio daqui

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Curso do Destino é um mistério mesmo quando desvelado. É como o amor que se sente, nunca sabemos plenamente o que lhe deu origem. Fazer o próprio destino é estar consciente de seu próprio mistério, tal como agora, Via Tarot.