quarta-feira, 11 de setembro de 2024

9 de Copas

Bom dia! :-)

E cá estou eu pensando: cada um cultiva seus próprios desejos, de acordo com a escassez que vive e suas necessidades. Enquanto a maior parte das ilustrações de 9 de Copas que encontramos por aí retrata situações de consumo de álcool, comida, sensualidade, festas... a imagem que escolhi é esta, que representa a paz, a possibilidade de estar só com a natureza (plantas e animais) tomando o seu chazinho como se não houvesse amanhã. Me gusta!

Ando tão sobrecarregada que ontem de noite tive uma crise de choro quando meu marido perguntou se eu queria ficar em um hotel (lindo!) na lua de mel (sim, vamos casar no civil). A razão do choro não era emoção, apesar de que, numa situação normal, poderia ter sido. O choro foi de exaustão. Ontem e anteontem fui obrigada a fazer as provas da faculdade no pólo e não online, quebrando uma rotina que já acontece há 2 anos! Isso, somado a mais do mesmo no trabalho da Prefeitura, já foi o suficiente para gerar um nível de exaustão que dificultou a simples tarefa de responder sim ou não.

Vou aproveitar o "Setembro Amarelo" para puxar uma conversa aqui... Imagino que várias pessoas preferiam o formato de postagem anterior, quando não estava em pauta o autismo, as neurodiversidades, crises e sobrecargas... Acreditem! Eu também preferia que a minha vida não tivesse nada disso... Falar de saúde mental é algo evitado pela maior parte das pessoas, o que não faz com que os índices de doenças mentais caiam, mas certamente faz com que eles se agravem. Ao contrário do que muitos pensam, doença mental não é somente uma esquizofrenia, que arranca a pessoa da realidade tal qual a conhecemos... Aliás, como me disse certa vez uma amiga, psicóloga, "surto psicótico é para quem pode e não para quem quer", querendo dizer que nós, não-psicóticos, somos obrigados a viver nesta realidade, encarar as dores, as frustrações, sem rota de fuga para uma realidade que existe somente na nossa mente. No decorrer dos anos, sem o diagnóstico de autismo e as intervenções necessárias, e enfrentando desafios pesados para qualquer pessoa (não somente neurodivergentes), fui acumulando comorbidades: TAG, Burnout e depressão. O Burnout e a depressão têm o CNPJ da Prefeitura carimbado... O TAG é meu mesmo, desde sempre. Tratar tudo isso somente agora está sendo como tentar parar um carro potente que acelerou até 160km/h. Não está sendo fácil... Mas isso não sou eu... Eu não sou as comorbidades! Eu não sou o autismo, apesar do autismo fazer parte da minha forma de ser... E eu queria muito que cada pessoa que passa por aqui tivesse esta certeza: se você está passando por alguma angústia ou sofrimento mental, isso não é você! Você é muito mais do que isso! Você tem talentos incríveis! Você tem uma forma única de sentir e pensar! E eu fico muito feliz por você estar aqui... Estamos enfrentando isso juntos, sem perder a ternura (e o senso de humor) jamais.

Que os desejos realizados nesta quarta sejam de paz e harmonia nas mentes e corações de todos nós!

A imagem veio daqui

https://br.pinterest.com/cacaugoncalves/imagens-tarot/postadas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Curso do Destino é um mistério mesmo quando desvelado. É como o amor que se sente, nunca sabemos plenamente o que lhe deu origem. Fazer o próprio destino é estar consciente de seu próprio mistério, tal como agora, Via Tarot.