sábado, 9 de setembro de 2023

O Mundo

Bom dia! :-)

Outro dia mesmo ele passou por aqui... creio que há uns 10 dias... E se o Rei de Copas de ontem contribuiu com maturidade emocional e diplomacia, hoje o Mundo comprova que esse caminho nos levou a um bom lugar.

O Mundo é o Arcano da expansão, quando ele aparece somos convidados a refletir sobre limites: falta de limites e necessidade de atitudes para ultrapassar limites. Então, aproveito carona para inserir aqui um tema constante nos meus momentos de terapia: você tem algum problema em relação ao conceito de limite? Existem pessoas que não possuem limites... também conhecidas como "sem noção", já outras (levanto a mão aqui) têm dificuldade de compreender o que seja o limite ideal para si. Em termos práticos, sempre que algo a incomoda, invade, aborrece, ela não sabe se deve construir um muro ou se deve permitir que a situação continue, ela não consegue distinguir se está sendo chata demais ou simplesmente está dizendo não e respeitando seus próprios limites.

De um modo geral, não somos educados para respeitar nossos próprios limites e sim para nos adequarmos ao meio em que vivemos, para sermos socialmente aceitos. Mas para a maior parte das pessoas, conforme os anos vão passando, fica bem clara a diferença entre um bom comportamento social e a permissão para que alguém seja invasivo. Infelizmente, para outras pessoas enxergar essa diferença exige treinamento, orientação e muita terapia. E a razão nem sempre é uma tendência submissa ou uma educação voltada para aceitar tudo... não, não... algumas vezes existe uma dificuldade real de compreender as motivações e comportamentos das outras pessoas. Talvez aqui os neurotípicos e os neurodivergentes se diferenciem de forma clara.

Quando o Mundo aparece ele te pergunta: até onde você quer ir? E até onde você quer permitir que as pessoas ou situações invadam seus espaços e necessidades? O Mundo abre horizontes! E ele afirma que você pode ser mais do que pensa e pode ir mais além do que imagina. Mas para isso é bom definir de forma clara quais são os seus próprios limites e se eles são uma autosabotagem ou uma necessidade de ser respeitado.

Que o sábado seja de expansão saudável!

A imagem veio daqui

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Curso do Destino é um mistério mesmo quando desvelado. É como o amor que se sente, nunca sabemos plenamente o que lhe deu origem. Fazer o próprio destino é estar consciente de seu próprio mistério, tal como agora, Via Tarot.