Bom dia! :-)
No enigma de ontem, mostramos uma imagem de dois homens fazendo o tradicional gesto de aperto de mão para firmar um compromisso, fechar um negócio. Há tempos eu digo que esta é uma das formas de interpretar a limitação deste Arcano.
Se no Enforcado podemos nos sentir presos, o oposto disso é a liberdade. No entanto, quando assinamos um contrato estamos conscientemente nos limitando a trabalhar naquela empresa ou, caso seja um contrato de casamento, estamos nos limitando ao relacionamento com aquela pessoa. Essa suposta "ausência de liberdade", paradoxalmente, está gerando alegria. O que nos leva ao ponto: o Enforcado não precisa ser sinal de tristeza ou desconforto. Não necessariamente. O que vai definir isto é o nível de consciência de cada um.
O Enforcado é um Arcano muito associado ao alto nível de consciência. Por isto que, frequentemente, alguém conecta o Enforcado ao Cristo Cósmico. Ou seja, se o nível de consciência é alto, prevalece a percepção da importância e significado daquilo pelo qual estamos fazendo algum sacrifício (sacro-ofício). Mas se o nível de consciência é baixo o mais provável é que a pessoa fique se sentindo presa, limitada, sacrificada, e com isso perca todo o valor do que está sendo feito.
Como o sábado é de Saturno, este nível de compromisso aumenta ainda mais! Tudo que for firmado hoje tende a se prolongar... estruturar... criar raízes. Com o Rei de Paus de ontem, podemos pensar em algo muito bom ganhando bases sólidas.
Que o sábado seja de ótimos compromissos!
A imagem veio daqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Curso do Destino é um mistério mesmo quando desvelado. É como o amor que se sente, nunca sabemos plenamente o que lhe deu origem. Fazer o próprio destino é estar consciente de seu próprio mistério, tal como agora, Via Tarot.