segunda-feira, 31 de agosto de 2020

O Mago

Bom dia! :-)

Depois de uma breve pausa de final de semana, com dois 8 de Copas nos lembrando dos mergulhos internos indispensáveis para curas emocionais, retornamos à sequência de Arcano Maiores maravilhosos com o Mago.

Ele é o cara que faz acontecer, faz ventar e faz chover. Com os quatro elementos em mãos, é capaz de materializar, fazer fluir, trazer do reino da inspiração para a vida real tudo aquilo que se idealiza ou - melhor ainda - aquilo que nunca passou pela cabeça, mas seria uma manifestação incrível na vida de qualquer pessoa.

Um dos efeitos mágicos e práticos mais incríveis do Mago é fazer com que algo aconteça misteriosamente. Olhamos o fato final concretizado e temos dificuldade de compreender o que se passou por ali. A impressão é de que antes não havia nada e, de repente, do nada, algo surgiu. Sabemos que não é assim que a coisa se processa, mas que parece, parece...

A segunda-feira é o dia da semana regido pela Lua, dia de magia e espiritualidade. Com isto, damos um tom ainda mais misterioso e mágico para o Arcano do dia! E a pergunta que não quer calar é: o que acontecerá hoje de tão incrível, que vai parecer pura magia?

Quem quiser colaborar com o processo, basta fazer algum pequeno ritual logo pela manhã. Os resultados poderão chegar até o final do dia.

Que a segunda seja mágica!

A imagem veio daqui

domingo, 30 de agosto de 2020

8 de Copas

Bom dia! :-)

Hoje, fiquei com a impressão de estar no "Dia da Marmota", acordando de novo sempre no mesmo momento, precisando realizar certos aprendizados ainda não assimilados. Para quem não assistiu o filme que usei como referência - O Feitiço do Tempo - recomendo procurar e assistir. Aliás o filme, como um todo, fala muito dos ensinamentos do 8 de Copas, Arcano que veio dos visitar de novo neste domingo.

Quem me acompanha sabe minha opinião sobre Arcanos que se repetem dois dias seguidos: a lição de ontem não foi totalmente assimilada ou precisamos ainda mais desta energia para lidar com questões presentes. Portanto, a pergunta que não quer calar é: qual situação do passado retorna para seus dias e te convida a ter reações emocionais diferentes e mais sábias?

O 8 de Copas vai sempre falar da necessidade de mergulhar para dentro e descobrir coisas em si que sejam recursos a serem usados hoje de maneira mais equilibrada e harmoniosa. Portanto, estamos falando de uma carta de cura.

Como o domingo é o dia da semana regido pelo Sol e o dia de colocarmos nosso foco no auto conhecimento e no trabalho interior, temos o significado do 8 de Copas ainda mais reforçado! O Universo inteiro parece estar gritando: preste atenção aos seus sentimentos! Olhe para suas emoções, olhe para o que você está guardando... Não está olhando, não está curando. Vá para a frente do espelho, olhe nos seus próprios olhos e se pergunte: será que estou precisando mergulhar mais fundo? O que eu ainda não alcancei?

Que o domingo seja de cura interior!

A imagem veio daqui
 

sábado, 29 de agosto de 2020

8 de Copas

Bom dia! :-)

Vamos recapitular: viemos de um ciclo triplo com as energias da Morte, do Mundo e da Estrela em ação. Trocando em miúdos, um ciclo de transformação, expansão e sorte. Agora, o primeiro passo que damos neste caminho exige um olhar pra dentro para que a cura aconteça de forma completa.

Sim, o 8 de Copas é uma carta de cura, que orienta ao mergulho interior, buscando dentro de si aquilo que no passado foi razão de dor. Quando este Arcano aparece normalmente somos convidados a voltar no tempo até um momento em que nos encontrávamos em uma situação semelhante e que tivemos uma reação emocional negativa. O desafio agora é reagir de forma diferente, para que possamos alcançar melhores resultados, com crescimento interior e uma cura emocional efetivamente acontecendo.

O 8 de Copas pode trazer sentimentos aparentemente melancólicos, mas, na verdade, ele está somente remexendo suas emoções para que você possa entender que existem formas melhores de reagir às situações da vida. Deixe para trás o que precisa ser deixado para trás, traga como lição aquilo que vale a pena e siga a sua vida com suavidade.

Hoje, sábado, é dia de falar sobre responsabilidade e coisas sérias, com esta regência de Saturno nos dando cobertura. Tome atitudes somente baseadas no aprendizado já realizado em situações anteriores: maturidade emocional é a chave de resolução!

Que o sábado seja profundo!

A imagem veio daqui
 

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

A Estrela

Bom dia! :-)

Que sequência espetacular, senhoras e senhores! Morte, Mundo e agora Estrela. A partir de uma transformação profunda, expandimos, fomos além, rompemos limites e agora é o momento de brilhar. Mas como faremos isto? É sobre isso que pretendo falar...

A Estrela é um Arcano que alguns consideram o da esperança, mas eu prefiro dar a ela o título de Arcano da confiança. Porque aqui não estamos implorando por uma chance diante do impossível... Aqui estamos certos da realização.

Quando a Estrela aparece pelo caminho também podemos pensar em sorte, bênçãos e na manifestação da nossa criança interior através de pequenos prazeres, brincadeiras e presentes. A leveza que nos traz este Arcano é capaz de alegrar o dia e também inspirar na criação de algo novo, especialmente se estiver ligado às artes ou à estética de um modo geral.

A sexta-feira é de Vênus, como todos sabem... A famosa sexta-feira de amorzinho, o dia da semana em que nosso foco está voltado para o amor (inclusive o amor próprio), os relacionamentos e tudo aquilo que possui especial valor para nós. Com a Estrela por aqui, sem dúvida teremos momentos especiais, belos, preciosos. 

Cabe lembrar que somos nós que criamos nossa própria realidade, nosso mundo, nossa vida e nosso próprio eu (sim, somos mais poderosos do que imaginamos), mas temos que lidar com algo chamado de inconsciente, que está o tempo todo contribuindo para a criação da nossa realidade. É de lá - do inconsciente - que saem ingredientes nada agradáveis na construção do nosso mundo, resultantes de medos, traumas, raivas, complexos e outras emoções negativas. Nossa missão é limpar ao máximo o inconsciente para que ele não atrapalhe o nosso caminho e, então, possamos brilhar.

Que a sexta seja um encanto!

A imagem veio daqui
 

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

O Mundo

Bom dia! :-)

Isto, sim, é uma transformação e tanto! Se ontem a Morte anunciou uma mudança profunda, hoje, a mudança já se mostra e me parece não estar de brincadeira. Afinal de contas, o Mundo mostra que é possível ir muito além daquilo que estávamos esperando.

O Arcano do Mundo é conhecido como a carta da expansão. Quando ele aparece, a percepção é de que sairemos da nossa zona de conforto, de tudo aquilo que já é conhecido e alcançaremos o desconhecido, aquilo que estava tão longe e parecia impossível. Acredite! Hoje isto será possível!

O Mundo também é uma carta que reconhecidamente fala de encontro de almas, em alguns baralhos de tarot, inclusive, aparece ilustrada com o ser andrógino, meio homem, meio mulher. Isto nos leva a pensar no sentido de completude deste Arcano, ele vibra esta energia plena, quando existe o encaixe perfeito e equilibrado entre opostos complementares.

Juntando todas estas informações é fácil concluir o que a alquimia já anuncia desde sempre: quando as energias masculina e feminina se misturam de forma equilibrada e harmônica alcançamos a plenitude da criação, podemos criar, podemos - tal qual deuses - transcender. É sobre isto que o Mundo fala, dentre outras coisas.

Como a quinta-feira é o dia da semana regido por Júpiter, o Grande Benéfico, temos toda esta energia do Mundo ampliada ainda mais! Hoje é um dia de sorte e eu não tenho dúvida! Porém, mais do que isto, hoje é dia de alcançar aquilo que parecia impossível. 

Que a quinta seja espetacular!

A imagem veio daqui
 

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

A Morte

 Bom dia! :-)

O ciclo de Louco foi rápido! Acompanhado do Príncipe de Espadas, veio como um vento forte, trazendo sustos, informações não tão organizadas e claras. Mas, hoje, já seguimos novo rumo, adentrando um novo ciclo. A Morte anuncia mudança de ciclo, mas além disso uma transformação ainda maior!

Quando a carta da Morte aparece, ela anuncia uma transformação profunda, que costuma começar por dentro e depois repercute na vida "lá fora" e no meio que nos cerca.

Este é um Arcano que fala muito mais de processos do que de fatos e, por isso mesmo, tem um ritmo mais lento do que outras cartas de mudança (como no caso na Roda da Fortuna). A mudança aqui depende de vários passos, inclusive o desapego para deixar de lado a fase anterior e compreender que agora o momento é outro e pede um renascimento.

Certa vez, li um livro muito interessante, de uma astróloga, que afirmava que morremos fisicamente pela nossa incapacidade de morrer e renascer em vida. O ego acaba fazendo resistência em se transformar, transmutar, e por isso a memória precisa ser apagada para que novas experiências e aprendizados possam acontecer. Por mais louco que todos possam achar, eu vi muita coerência nisso! E o Arcano da Morte é simplesmente uma necessidade de transmutar, de virar outra coisa. Simples, mas nem sempre fácil.

A quarta-feira é o dia da semana regido por Mercúrio e, portanto, dia de comunicação. O primeiro passo para melhor aproveitar a energia do Arcano é buscar transformar a forma de comunicação, a maneira de se expressar, seja falando ou escrevendo. Através desta mudança inicial, podemos pensar numa repercussão que inclua a mudança de relacionamentos e a mudança de  se colocar no mundo.

Que a quarta seja transformadora!

A imagem veio daqui

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Príncipe de Espadas

 Bom dia! :-)

Nossa jornada do Louco começou ontem, marcando um novo ciclo com surpresas e novidades. É como se um vento de mudança e ousadia tivesse passado por aqui. E hoje esta energia continua no mesmo tom, com a presença do Príncipe de Espadas.

Sim, temos movimento, uma certa agitação, novidades e com o Louco de pano de fundo, é possível que tenhamos conversas ou notícias surpreendentes. Não sei vocês, mas eu já iniciei o dia com um sonho surpreendente, o último que tive antes de acordar, e ele envolvia uma conversa totalmente inusitada e uma conclusão, em parte óbvia, em parte algo que eu nunca pensei.

A velocidade é outra característica do Príncipe de Espadas, portanto, quem está devagar quase parando pode ter um pouco de dificuldade de se adaptar ao ritmo do dia. Porém, se usar de esperteza, pode aproveitar carona no Arcano do Dia para dar uma acordada e uma mexida geral na vida, especialmente nos assuntos que envolverem conversas e negociações, documentos e escritos em geral, justiça e encerramentos.

Como a terça-feira é regida por Marte, dia de decisões e embates, o Príncipe de Espadas também se apresenta como um guerreiro valente e companheiro de combates e conquistas. É bom apenas tomar cuidado para não falar demais ou falar o que não deve.

Que a terça seja movimentada!

A imagem veio daqui

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

O Louco

 Bom dia! :-)

Começo sempre perguntando: como foi o seu domingo com o 7 de Espadas? Por aqui, eu fiquei na santa paz e passei incólume pelos seus efeitos, mas nem todos os moradores da casa tiveram a mesma sorte... Espero que do lado daí tenha sido possível ir além das intrigas bestas que às vezes insistem em nos perturbar.

Mas, superados os desafios das intrigas, iniciamos a segunda-feira com uma mudança de ciclo e uma virada espetacular, praticamente um recomeço depois de três dias com Arcanos que, juntos, criaram um mix de energias meio conflitante.

O Louco é sempre sinal de surpresa e de novos caminhos. Quando ele aparece, nos sentimos mais ousados, dispostos a arriscar em situações que antes preferíamos nos manter na zona de conforto (lembram do 4 de Ouros do sábado?).

Algumas pessoas não gostam do Louco, normalmente, pessoas que são mais controladoras ou aquelas que são tão pessimistas que imaginam que as surpresas são sempre negativas. Mas, quando se joga fora o julgamento e o controle, fica muito mais fácil simpatizar com este Arcano!

Sim, o Louco também pode ser o primeiro passo em direção a um novo caminho, pode ser uma forma mais "solta" de lidar com a vida, pode ser o desapego e o gosto por aventura. Cuidado apenas com confusões, atrasos, perdas de chave e celulares, esquecimentos... É porque o Louco às vezes traz esta sensação de "oncotô? proconvô?" Mas não costuma ser nada tão grave assim... Respira fundo e vai!

Que a segunda seja surpreendente!

A imagem veio daqui

domingo, 23 de agosto de 2020

7 de Espadas

 Bom dia! :-)

Estávamos num processo de tranquilidade e equilíbrio com o 4 de Ouros, que, basicamente, representa a estabilidade confortável. Mas, como costumo dizer sempre, a paz incomoda algumas pessoas. Tenho notado, no decorrer dos anos, que quando estamos no estado de felicidade e de paz existe uma força de resistência contra isso, seja ela vinda de uma pessoa ou seja vinda como uma egrégora de oposição à harmonia. Infelizmente, o ser humano parece ter uma tendência a sabotar o estado de plenitude, como se ele fosse algo anormal.

E é desta forma que iniciamos o domingo com a presença do 7 de Espadas (que, estranhamente, não havia aparecido por aqui ainda este ano), com este sinal de alerta, este sensor aranha mostrando que pode ser que algo esteja conspirando para atrapalhar o nosso bem estar.

O significado do 7 de Espadas costuma estar associado às intrigas e a tudo que é desenvolvidos por debaixo dos panos, de forma escondida, dissimulada, com o objetivo de sabotar um plano ou desestabilizar algo que anda bem, que está dando certo. A maior arma do 7 de Espadas é a palavra, é com ela que ele causa discórdia, mal entendido, dúvida, desconfiança e conflito.

O domingo é o dia da semana regido pelo Sol, dia de autoconhecimento e trabalho interior. Podemos analisar este 7 de Espadas de duas maneiras: 1) hoje devemos nos trabalhar interiormente para sermos imunes às tentativas de sabotagem que podem vir de fora 2) hoje devemos olhar pra dentro do nosso eu mais profundo e nos proteger de "envenenamentos" que podem ganhar força, ou seja, vamos evitar também a auto sabotagem.

Que o domingo seja de superação!

A imagem veio daqui

sábado, 22 de agosto de 2020

4 de Ouros

 Bom dia! :-)

Como todos conseguiram lidar com os possíveis distúrbios do 5 de Paus de ontem? Por aqui, entre mortos e feridos, salvaram-se todos (como dizia minha avó). Por incrível que pareça, esta remexida, às vezes um pouco desgastante, acaba dando solução para coisas que estavam represadas... Prova disso, é que o Arcano de hoje é o 4 de Ouros, que concretiza, que costuma trazer, inclusive, ganhos materiais.

Em termos práticos - e já comentei isto aqui no Via Tarot diversas vezes - quando esta carta surge não é raro que apareça dinheiro. Não é muito e não é dinheiro de sorte ou presente, mas sempre cai bem! O dinheiro do 4 de Ouros costuma ser resultado de um trabalho ou pelo menos de um esforço, que não foi recebido antes e que chega agora de maneira mais ou menos surpreendente, dependendo de cada caso.

O 4 de Ouros também é conhecido como a carta do apego e isto tem uma razão bem concreta de ser, apesar de não ser de todo ruim... Ou seja, isto não chega a fazer com que o Arcano seja considerado negativo (pelo menos na minha opinião). Na verdade, o único risco que devemos contornar quando esta carta aparece é o de ficarmos presos na zona de conforto quando outros caminhos e opções se mostram melhores. Uma coisa é usufruir dos recursos materiais e outra coisa é se agarrar a eles fechando os olhos para qualquer outra opção (que pode ser mais benéfica).

Vamos aproveitar os recursos, o conforto, o dinheiro que surge de repente, aquilo que já conseguimos poupar, aquilo que já temos dentro da nossa casa, nossas preciosidades e guardados que possuem significado. Mas tenhamos sempre a noção de que o mundo é muito amplo e sempre pode haver uma nova possibilidade, um novo caminho.

Que o sábado seja confortável!

A imagem veio daqui

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

5 de Paus

 Bom dia! :-)

Depois de toda a suavidade e encantamento do Príncipe de Copas, e justamente numa sexta-feira, temos a intensidade conflitante do 5 de Paus e por isso devemos tomar alguns cuidados para não estragar o dia mais incrível da semana! (sim, sou apaixonada por sexta-feira!)

Costumo dizer que o 5 de Paus não deve ser levado muito a sério. Isto quer dizer que o conflito que ele registra é muito mais uma competição besta, uma provocação infantil, do que algo realmente sério. E é por isto que a maioria dos autores de tarot escolhe uma imagem com crianças lutando para expressar este Arcano.

Os melhores conselhos para o dia de hoje são: não se permita cair em provocações, não faça comparações entre conquistas do passado e conquistas do presente, não se cobre resultados impossíveis e - principalmente - não gaste um pingo da sua preciosa energia para entrar em conflito com outras pessoas.

Um outro detalhe importante: levando-se em conta a sexta-feira venusiana e o Príncipe de Copas que saiu ontem, pode ser que este 5 de Paus manifeste uma energia de ciúme. A razão é simples! Ele traz uma informação de competição/disputa em um dia que fala de amor e relacionamentos e no dia seguinte de um Arcano que fala de sedução. Tem conselho pra isto também? Tem! Ignore! Não faz sentido que alguém seja merecedor de confiança há 24h atrás e hoje passe a ser alvo de investigações! Usar a lógica costuma ser a melhor saída para este tipo de situação, confiem em mim.

Mas como podemos aproveitar a energia do 5 de Paus de uma forma positiva então? Ou estamos condenados a perder a sexta-feira? De forma alguma! O 5 de Paus é um gerador de energia fantástico! Ele pode e deve ser usado para incentivar, estimular determinados setores da vida. Toda atividade física se beneficia com ele (então, o que você acha de fazer uns agachamentos, abdominais, flexões?). Ele também pode ativar a sua criatividade no desenvolvimento de um projeto ou no lançamento de um novo plano ou trabalho. E, claro, se ele é um Arcano competitivo, é dia de vender, fazer propaganda, divulgar...

Que a sexta seja de ação!

A imagem veio daqui

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Príncipe de Copas

 Bom dia! :-)

Continuamos na realeza, mas agora passamos de princesa a príncipe. Quem vem nos visitar hoje é o Príncipe de Copas, trazendo um clima menos racional e prático e mergulhando em sonhos, ideais e sensações.

Ele é conhecido como o Don Juan da corte, mas não devemos nos restringir a este aspecto sedutor e conquistador do Príncipe de Copas. Na verdade, é mais comum, em termos práticos, que ele represente situações que envolvam sentimentos à flor da pele e percepções de leveza e alegria.

Podemos ter os sonhos que idealizamos mas fazemos resistência, acontecendo... naturalmente... Podemos ter o surgimento de alguém se habilitando a fazer por nós algo que tenha um significado emocional importante. Mas, é claro - isto não é carta fora do baralho - podemos ter alguém nos fazendo elogios, tentando nos encantar e conquistar de alguma maneira.

A quinta-feira é o dia da semana regido pelo Grande Benéfico Júpiter, dia de sorte, dia de acessar nossos poderes interiores e os poderes externos estabelecidos. Talvez o grande poder do dia de hoje seja o da paixão ou aquele que almejamos de todo o coração, a ponto de parecer um sonho.

Não importa como o Príncipe de Copas vai se manifestar, o fundamental é que saibamos aproveitar da melhor forma esta energia fluida e gostosa, tornando nosso poder a capacidade de se entregar ao sonho e ao desejo em meio a este mundo tão árido e triste que tem se apresentado para nós, desde o começo do ano.

Que a quinta seja uma delícia!

A imagem veio daqui

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Princesa de Espadas

 Bom dia! :-)

A energia de Princesa permanece, agora no naipe de Espadas e com uma conotação mais mental e menos material. A Princesa de Espadas é conhecida como "a mensagem" e costuma anunciar alguma notícia que chega, resposta importante que é dada ou recebida, conversa, reunião, documento assinado.

O fato desta Princesa aparecer por aqui exatamente na quarta-feira, dia da semana regido por Mercúrio, quando colocamos nosso foco na comunicação e na influência das palavras, torna tudo isso ainda mais interessante!

Que palavras importantes serão estas? Que comunicação deve ser refinada, beneficiada ou estimulada? Quais respostas farão toda a diferença? E - talvez o mais importante - como aproveitar esta energia tão combinadinha da melhor maneira possível?

Uma coisa é certa: prestar atenção em cada palavra que se fala ou escreve será fundamental! É sempre bom lembrar do poder que as palavras possuem. Em coisas simples percebemos isso! Por exemplo, as primeiras palavras que pensamos e falamos logo ao acordar certamente darão o tom de todo o dia. Experimentem fazer isso de forma consciente e depois me contem!

Que a quarta seja comunicativa!

A imagem veio daqui

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Princesa de Ouros

 Bom dia! :-)

Assídua frequentadora do Via Tarot neste ano de 2020, a Princesa de Ouros retorna neste ciclo de Imperatriz, reforçando o aspecto prático, fértil e conectado com a terra.

A Princesa de Ouros é o início de um processo de construção que tende a se desenvolver até alcançar tanto a amplidão, quanto também a profundidade.

Sempre que falamos sobre a Princesa de Ouros, pensamos em trabalho, mas não qualquer trabalho! Mas um trabalho dedicado, que necessita de amor e inspiração. Engraçado pensar que aqui o foco é a atitude, a construção, aquilo que se molda com as próprias mãos... não é hora de pensar em resultados ou recompensas! Mas o mais provável é que eles, de fato, venham.

A terça-feira é o dia da semana regido por Marte e podemos usar toda esta energia de materialização da Princesa de Ouros para tomar decisões e enfrentar desafios (temas associados a Marte).

Minha dica? Continuem colocando pés e mãos na terra, continuem cozinhando, bordando, pintando. Moldem o presente e o futuro, deem forma aos seus sonhos, esperanças. Deixem suas crianças (interiores) brincarem, porque a vida começa a ir embora quando deixamos de brincar.

Que a terça seja um novo começo!

A imagem veio daqui


segunda-feira, 17 de agosto de 2020

A Imperatriz

 Bom dia! :-)

Estou passada!!! Estamos na metade do mês de agosto e descubro que a Imperatriz ainda não tinha nos visitado este ano! Sim! Este Arcano, que costuma ser frequente por aqui, em alguns anos foi o Arcano Maior recordista em visitas, em 2020 resolveu desaparecer durante todo o primeiro semestre e parte inicial do segundo. Vamos falar sobre isso?

Venho comentando isto há uma semana: algo mudou! Desde o meio de julho, alguma coisa mudou em termos de energia. É como se depois de uma fase de parada, de estagnação (justificada pela pandemia, claro), tivesse início um movimento, ainda lento, mas de profunda transformação. Eu detectei tudo isso através da observação das consultas que faço. É uma pequena amostragem, eu sei, mas representa a egrégora do Via Tarot.

Pois bem... A Imperatriz é a representação máxima da criatividade, da prosperidade, da manifestação da energia feminina na matéria. Ela é a geradora, é o impulso da manifestação e é o contato com a natureza de uma forma mais profunda e real. Sempre que este Arcano aparece, algumas práticas ajudam a plasmar esta energia na vida prática: cozinhar, plantar e mexer com a terra, colocar os pés no chão, fazer cerâmica ou qualquer tipo de arte ou artesanato.

A segunda-feira é o dia da semana regido pela Lua, dia de magia e espiritualidade, e a Imperatriz interage com esta energia misteriosa de forma curiosa... Algo mudou, reparem, observem, sintam! Eu confesso para vocês que eu acordei diferente! Senti o clima, a energia, a temperatura, tudo dentro e fora de mim diferente. Ainda estou observando esta mudança sem compreender ao certo do que se trata e recomendo que todos façam o mesmo. Acrescento um outro detalhe: a madrugada foi agitada, com muitos sonhos, calor e sono picotado.

O que vamos criar de novo? Que contato espiritual buscamos para manifestar nosso verdadeiro eu e tudo que precisamos? Coloquem a criatividade para funcionar...

Que a segunda seja próspera!

A imagem veio daqui

domingo, 16 de agosto de 2020

3 de Paus

 Bom dia! :-)

Uma das coisas mais desafiadoras na interpretação do tarot é fazer o cruzamento de energias entre as cartas, é compreender que sozinho um Arcano quer dizer uma determinada coisa, mas quando ele aparece em um jogo ou em uma sequência de arcanos do dia, aí já é outra história!

O 3 de Paus, quando analisado isoladamente, é uma excelente oportunidade que chega e que deve ser aproveitada da melhor forma possível. Costuma-se enfatizar a importância de prestar atenção nas oportunidades que nos rodeiam, para não correr o risco de não percebê-las. O 3 de Paus é, basicamente, uma carta que fala de sorte e iniciativa, e a importância de unir esses dois aspectos em um bom resultado.

Se pensarmos em um 3 de Paus em ciclo de Sacerdotisa, abrimos novas possibilidades: 1) esta oportunidade é muito sutil e devemos estar mais atentos para aproveitá-la 2) estamos diante de uma oportunidade resultante de um movimento mágico 3) estamos mais sensitivos e mediúnicos, enxergando com clareza situações que a maioria nem se dá conta 4) a oportunidade que surgir deve ser um segredo, deve ser mantida em silêncio 5) deve-se aumentar a capacidade de observação porque a oportunidade não será falada, mas deverá ser percebida, intuída.

O domingo é o dia da semana regido pelo Sol, dia de autoconhecimento e trabalho interior. Portanto, podemos pensar nestas oportunidades em um aspecto muito pessoal Talvez hoje seja um excelente dia para descobrir uma forma de desenvolvimento interior que fará toda a diferença! Quem sabe? Vamos começar a observar...

Que o domingo seja de oportunidades!

A imagem veio daqui

sábado, 15 de agosto de 2020

A Sacerdotisa

Bom dia! :-)
 
Mudamos de ciclo mais uma vez! Saímos da Estrela, com aquela energia mais expansiva e leve, e mergulhamos na Sacerdotisa, profunda e interiorizada. Nem melhor e nem pior, apenas diferente.

A Sacerdotisa foi, durante muitos anos, o meu Arcano de identificação. Depois de um tempo, acabei abraçando a energia da Imperatriz, mais produtiva e adaptada ao plano da matéria. Mas não tenho dúvida de que minha essência é de Sacerdotisa, e sempre será... E gosto muito disso!

A energia que nos visita hoje é sutil, é espiritualizada, é mediúnica e extremamente sensível. Percebe e capta tudo que está no entorno de maneira impressionante e quase nunca lógica. A Sacerdotisa é o acesso ao lado de lá, ao mundo invisível e simbólico, que poucos percebem mas todos são influenciados por ele.

Permita-se! Entregue-se a esta dança sagrada e ondulante, este êxtase que permite acesso à visão transcendente! A vida é muito mais do que esta realidade material e limitada, a vida é muito mais que trabalhar e pagar contas. Sei que não temos como fugir desta rotina de forma imediata e definitiva (a não ser passando pro lado de lá e não queremos isso agora, né? rs), mas podemos iniciar um processo mágico de estar acima e além das obrigações cotidianas. Porque podemos ser Sacerdotisas, podemos ir além do que os olhos alcançam.
 
Que o sábado seja sagrado!

A imagem veio daqui

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

7 de Ouros

 Bom dia! :-)

Acreditem ou não, esta é a primeira vez que este Arcano aparece por aqui desde o início do ano. Pra mim, é a prova viva de que, até agora, ainda não tínhamos iniciado um verdadeiro processo de plantio daquilo que queremos colher mais adiante. E isto está de acordo com uma percepção que tive anteontem... Calma... Eu vou contar!

Desde o começo da pandemia, todas as consultas que eu fiz mostravam um "feijão com arroz", ou seja, as coisas acontecem, mas nada de tão fabuloso assim. O jogo podia ter cartas muito positivas ou muito desafiadoras, mas tudo parecia muito devagar, sem novidades mais profundas. No entanto, a partir do meio de julho, os jogos começaram ter uma quantidade grande de Arcanos Maiores e expressar movimentos mais marcantes. Sei que estou falando de um pequeno grupo de pessoas, mas achei significativo pelo menos para mim e para quem segue a egrégora do Via Tarot... Parece que em meio de julho chegamos na metade do processo mais crítico da pandemia. Se pensarmos assim, tivemos quatro meses até chegar ali e mais quatro serão necessários para sairmos de lá, ou seja, meio de novembro. Como tenho dito, dificilmente ficaremos livres do vírus definitivamente, mas gostaria que chegássemos a um ponto de estabilidade. Talvez este ponto aconteça a partir de meio de novembro, pelo menos para a nossa egrégora.

Pois bem, o 7 de Ouros é um Arcano que fala da necessidade de fazermos a nossa parte da melhor forma possível. Aqui, existe um convite para que sejamos bons "cultivadores" de resultados futuros. Não temos controle sobre a colheita, mas temos poder sobre o preparo do terreno, a adubação, a boa semente, a água, os cuidados contra predadores... Nosso foco deve ser esse... E os resultados virão!

Sempre que o 7 de Ouros aparece, gosto de lembrar da frase bíblica "para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céu". Porque é exatamente assim que funciona a energia deste Arcano. A compreensão desta verdade minimiza sofrimentos e auxilia no trabalho de melhoria contínua do nosso próprio ser.

Como a sexta-feira é o dia da semana regido por Vênus, dia de olhar com mais atenção para amor, relacionamento e tudo aquilo a que damos valor, o 7 de Ouros está aqui para mostrar que as relações são construção e quanto mais atenção, dedicação e cuidado, melhor serão as colheitas futuras.

Que a sexta seja de cuidados com o que e quem tem valor (a começar por nós mesmos)

A imagem veio daqui

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

6 de Copas

 Bom dia! :-)

Hoje, o Via Tarot acordou mais tarde e exatamente no clima do Arcano do Dia! A manhã foi toda de lembranças, desta e de outras existências, com lágrimas de emoção, nostalgia e sorrisos de reencontro. Só quem consegue transcender a realidade física e compreender que estamos em idas e vindas há muito tempo, alcança esta sutileza que poderia se encaixar nos versos de Renato Russo "nessa saudade que eu sinto de tudo que eu ainda não vi", ou seja, o deslizar na linha temporal, olhar o presente da perspectiva do passado.

Filosófica, eu? Sim! rs Efeitos de 6 de Copas, misturando alegria, leveza, nostalgia e tanta coisa mais!

O 6 de Copas traz para a quinta-feira, dia regido pelo Grande Benéfico Júpiter, o poder da alegria e da pureza. Por isto que temos na maior parte das imagens de diversos baralhos crianças brincando num lindo jardim. E você já se questionou sobre o poder da pureza, esta beleza encontrada no olhar das criancinhas e no coração daqueles que honram sua origem? No mundo em que vivemos, parece ser mais interessante ter malícia do que pureza, mas - acreditem! - o melhor caminho é outro!

O 6 de Copas te convida a sentir a verdadeira felicidade, que só pode ser encontrada dentro de si e através da transcendência. Mas também permite que você sinta, simplesmente, a alegria, o prazer de brincar e de rir livremente. Deguste!

Que a quinta seja leve!

A imagem veio daqui

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

4 de Ouros

 Bom dia! :-)

Agora que já estamos protegidos, organizados e iluminados, vamos começar a estabilizar esta energia. O 4 de Ouros é o Arcano ideal para isto! Ele é a base, a estrutura, a firmeza capaz de deixar tudo dentro de um estado de conforto muito desejável nestes dias pandêmicos que vivemos.

O 4 de Ouros é como uma fundação que dará segurança a uma construção e este significado é muito bem representado pela imagem que escolhi. Em termos práticos, sempre que esta carta aparece costuma "pingar" algum dinheiro. Não é muito, não é nada tanto assim, mas é o suficiente para trazer uma sensação gostosa de segurança.

O alerta que sempre se lê em todos os livros de tarot é sobre o apego que o 4 de Ouros pode anunciar. A razão é simples: está tudo tão confortável e estruturado que pensar em mudança dá uma tremenda preguiça! Isto quando não dá é medo mesmo e um acesso de "meeeeu precioso!", seja lá do quê estejamos falando.

Portanto, para aproveitar da melhor maneira possível o Arcano de hoje é preciso usufruir da sua estabilidade, mas não ficar ancorado na zona de conforto para todo o sempre. É sempre bom lembrar que para haver evolução é preciso de um pouquinho de "dor muscular". Não precisa ser uma tortura, mas dá um trabalhinho.

Que a quarta seja confortável!

A imagem veio daqui

terça-feira, 11 de agosto de 2020

A Estrela

 Bom dia! :-)

Continuamos na sequência de Arcanos Maiores. Tivemos Sol, um pequeno soluço de Arcano Menor com o 2 de Ouros, Hierofante, Imperador e, hoje, a Estrela. Sempre que temos uma quantidade grande de Arcanos Maiores juntos, a primeira coisa que penso é que este período tem um peso especial, um significado e uma importância.

Estamos lidando com energias fortes, positivas e protetoras. Normalmente, a primeira ideia é que tudo está maravilhoso! Mas, se pensarmos direitinho, a presença destes Arcanos Maiores pode acontecer justamente numa fase desafiadora, pois tais Arcanos vêm para modular e equalizar a nossa energia.

A Estrela é o brilho, a sorte, a confiança e a esperança. A presença da Estrela chega sempre como uma bênção! O mais indicado é agradecer e agradecer muito! E é isso que estou fazendo desde que acordei.

A terça-feira é o dia da semana regido por Marte, um dia de decisão, de embates, de defender posturas e ideias. A Estrela pode ser o toque para falar a coisa certa, inspirada, no melhor momento. Ela também pode colaborar para que, caso surja algum embate, o resultado será positivo.

Mas, de um modo geral, quando a Estrela nos oferece a graça da sua visita, as energias fluem de uma forma mais leve, tranquila, prazerosa e bonita. Vamos aproveitar para vivenciar esta energia tão especial, porque tudo isso pode ser um presente do Universo depois de vários testes vivenciados. Eu quero!

Que a terça seja brilhante!

A imagem veio daqui

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

O Imperador

 Bom dia! :-)

O ciclo mudou rapidamente! E é interessante pensar que temos em dois dias seguidos dois símbolos de poder masculinos, um que transita mais nas sutilezas e no invisível (Hierofante) e outro que demarca territórios, domina culturas e deixa legados no mundo da matéria (Imperador).

O Imperador é um Arcano que fala muito das coisas práticas, da forma, da construção, da administração de tudo que existe no mundo da matéria. Ele também tem um aspecto protetor, assim como o Hierofante, mas muito mais no sentido físico, como manter, nutrir, acolher.

A segunda-feira é o dia da semana regido pela Lua, dia de magia e espiritualidade. Por aqui onde eu moro, é feriado, dia de São Lourenço, padroeiro da cidade. E por isso a postagem está aparecendo mais tarde... Feriado é aquele dia em que o alívio de não precisar sair de casa pra trabalhar é tão grande, que a gente dorme mais e faz tudo mais lentamente.

Como misturar a energia tão prática e concreta do Imperador com as sutilezas da Lua? Fazendo pequenos rituais associados à terra, por exemplo, ou ao elemento terra, utilizando cristais, cozinhando, fazendo trabalhos manuais... Também podemos pensar em usar da magia e da espiritualidade para resolver questões de trabalho, questões financeiras e tudo aquilo que envolve construção e estrutura.

Que a segunda seja produtiva!

A imagem veio daqui

domingo, 9 de agosto de 2020

O Hierofante

 Bom dia! :-)

Novo ciclo se inicia... Agora com esta energia tão forte que mistura o mundo da matéria e o mundo espiritual. O Hierofante é o protetor, é aquele que surge como um escudo de bênçãos isolando o mal, isolando tudo aquilo que não faz parte do caminho e destino de alguém.

Sempre que penso nele, penso no Sumo Pontífice, aquele que é a ponte entre o visível e o invisível, entre a matéria e o espírito. É esta conexão, este link, que nos torna mais conscientes da nossa condição de expressões da Divindade no mundo físico.

Nossa missão envolve o despertar da consciência, para que possamos nos reconhecer como parte de algo muito maior, que alguns chamam de Deus, outros chamam de Criador de Todas as Coisas e outros, ainda, chamam de Grande Mistério. A função do Hierofante é ser apenas um intermediário desta situação. Ser aquele que leva a palavra e desperta os seres humanos.

Achei muito interessante o surgimento do Hierofante em um Dia dos Pais, porque, se pensarmos direitinho, nosso pai (junto com nossa mãe) foi responsável por esta passagem do mundo do espírito para o plano físico e, tradicionalmente, o responsável por nossa proteção. Desejo a todos um feliz dia dos pais, mesmo para os que, como eu, não poderão encontrar seus pais ao vivo e a cores por conta da pandemia... Ou, ainda, aqueles cujos pais já atravessaram para o outro lado do véu... que eles tenham a consciência de que esta distância é ilusória e que o amor é capaz de conectá-los para sempre.

Que o domingo seja de proteção e acolhimento.

A imagem veio daqui

sábado, 8 de agosto de 2020

2 de Ouros

 Bom dia! :-)

Três dias depois, o 2 de Ouros retorna, mesmo estando em outro ciclo, mostrando que ainda não terminamos o serviço que começamos na quarta-feira. Ou - quem sabe? - nem começamos este serviço de verdade.

A orientação deste Arcano mostra, claramente, a necessidade de uma mudança de atitude. Algo precisa mudar, pois já está começando a trazer repercussões dentro e fora de si mesmo. O fato de estar dentro de um ciclo de Sol nos dá uma pista significativa: a mudança de postura que o 2 de Ouros clama neste momento envolve clareza, esclarecimento, mostrar o que está acontecendo, já que o Sol sempre traz luz para os cantos, antes obscuros, que preferimos não olhar e não mexer até então.

Este Arcano, tradicionalmente, diz que se dermos um passo na direção da mudança, a mudança dá 10 passos na nossa direção. Então, que resistência é esta que estamos fazendo? Por que estamos apegados a uma imobilidade que não traz benefício? Por que insistimos em omitir (ou negar) certas questões que agora já começam a incomodar de forma concreta? (sim, porque estamos no naipe do elemento terra)

O 2 de Ouros fala de forma bem objetiva e direta: se você não está gostando da realidade que vive neste momento, a única forma de mudá-la é mudando de atitude concretamente. Não é pensando, planejando, sentindo diferente... É agindo, efetivamente, de uma outra maneira! Portanto, ação!

Que o sábado seja de mudança!

A imagem veio daqui

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

O Sol

 Bom dia! :-)

Às vezes, precisamos passar por dias de chuva para chegar num dia de Sol... Não foi assim que comecei a postagem originalmente, mas depois do blogger desaparecer com a postagem linda e gigantesca que eu fiz, mudei um pouco de perspectiva e isso vai se refletir no meu texto, claro.

A vida é bela? Sim! Mas fico sempre me perguntando a razão de certas coisas não tão belas acontecerem. Sempre fui conhecida e reconhecida por minha positividade, meu bom humor, minha face "Pollyanna" de tentar sempre ver o lado bom das coisas. Mas percebi que com o tempo essa característica foi ficando mais discreta, por mais que eu continue rindo o tempo todo. Ao mesmo tempo, fui percebendo que quanto mais fui perdendo este lado super solar/leonino de ver a vida, mais problemas foram acontecendo e mais situações menos belas foram acontecendo. Aí vem sempre aquela pergunta clássica: o que veio primeiro? O desânimo ou as situações difíceis?

De alguma forma, acreditamos que a vida funciona assim: quando somos criança tudo é mais fácil e a vida adulta é dura, é desafiadora, é sofrida. Existe alguma razão concreta para acreditarmos nisso? Vou traçar algumas hipóteses...

A vida pode ser como um game (que nem eu brinco, chamando de vida-game), conforme vamos ficando mais velhos, os desafios vão aumentando... Este ano de pandemia é a hora que o chefão chega, provavelmente! rs Outra hipótese é a de que nascemos (Sol!) puros e extremamente potentes, cheios de energia, e com o passar do tempo vamos gastando esta energia. Ainda temos um outro caminho de análise: nascemos sem saber da existência de limites e nossos pais, nossos amigos e a sociedade vão nos ensinando o significado da palavra "não".

Ok, então, qual é o caminho para não perder o sorriso, a fé, a confiança e a certeza de que tudo pode melhorar (e não piorar)? O resgate do Sol! O resgate da essência que anima nosso corpinho e que tende a ir se fragmentando no decorrer dos anos. O Sol é a luz, o fogo primordial, a energia vital. O Sol é a cura (inclusive física) e também o esclarecimento, portanto, a consciência.

A sexta-feira é o dia da semana regido por Vênus, um dia de colocar foco no amor, nos relacionamentos e em tudo aquilo a que damos valor. A presença do Sol é a lembrança do que tem valor real em nossas vidas: nossa essência, o amor que somos capazes de dar e receber, as relações que construímos no decorrer do caminho, tudo aquilo que seguirá agregado em nosso ser e não aquilo que deixaremos por aqui quando seguirmos por outra estrada e outro estado de consciência.

Que a sexta seja luminosa!

A imagem veio daqui

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Ás de Espadas

Bom dia! :-)

Depois de uma substancial mudança de postura, hoje temos os primeiros resultados surgindo ou, pelo menos, temos a mente mais clara para tomada de decisões e orientação de um novo caminho. O Ás de Espadas é aquele que aponta, delimita, determina.

Quando o Ás de Espadas aparece, normalmente, nos vemos diante de uma possibilidade de escolha, ou, no mínimo, a abertura de um novo ponto de vista em relação à realidade.

Pensar deveria ser um instrumento que nos beneficia e não nos prejudica. Infelizmente, com frequência usamos nossa mente e todo este incrível potencial inteligente para pensar bobagens e criar teses que só nos torturam internamente e atrapalham nossa relação com o que está fora.

A presença do Ás de Espadas é um alerta! Ele diz: use inteligência e objetividade! Faça escolhas conscientes, ao invés de se deixar levar no turbilhão de pensamentos equivocados!

Pode ser que uma nova forma de pensar surja e faça toda diferença! Pode ser que hoje você perceba algo que até então parecia não existir. Pode ser que novos caminhos e formas de pensar se manifestem. O importante é estar alerta para receber tudo isso.

Que a quinta seja de renovação e novos caminhos!

A imagem veio daqui


quarta-feira, 5 de agosto de 2020

2 de Ouros

Bom dia! :-)

Podem respirar aliviados! Estamos saindo da fase desafiadora depois de um ciclo Eremita/Morte seguido de 10 de Paus e 10 de Espadas. Ufa! Hoje, além de termos uma mudança de postura bem marcada, também temos comemoração por aqui: o Via Tarot completa 13 anos de vida, com postagens diárias. Creio que isto é inédito. Tão inédito que às vezes nem eu acredito que continuo aqui, postando de novo e de novo e de novo...rs Mas cá estamos! Um viva ao Via Tarot! Esta egrégora forte que se construiu ao longo de todo esse tempo com a presença de cada um de vocês.

Pois bem, quem chega mudando tudo é o 2 de Ouros. Ele avisa de forma direta e objetiva: a mudança do entorno depende da mudança comportamental de cada pessoa. A mudança de postura é fundamental para que se possa mudar de rota, de caminho, de aparência, de vida!

Costumo dizer, sempre que olho esta carta, que quando se dá um passo na direção da mudança a mudança dá 10 passos na nossa direção. E creio que todos queremos mudança neste momento, em tanto e tão variados sentidos que até suspirei aqui...rs

Perguntas fundamentais: o que você quer mudar? O que precisa de transformação neste momento? E o quanto você está disposta ou disposto a fazer por esta mudança?

A quarta-feira fala de comunicação e a importância de mudar a forma de se expressar está evidente! Mudando a fala, a palavra, é possível mudar a relação com o que está fora ou quem está fora. Prestar atenção em seu próprio discurso e, ainda, nas palavras que correm dentro da cabeça fará toda a diferença hoje!

Que a quarta seja transformadora!

A imagem veio daqui


terça-feira, 4 de agosto de 2020

10 de Espadas

Bom dia! :-)

Por favor, senhores passageiros, coloquem seus cintos e fiquem calmos. Eu poderia começar a falar das poltronas que flutuam e saídas de emergência, melhor não...rs Mas gostaria de falar para colocar a máscara de oxigênio primeiro em você. Isto serve para a vida por muitas e variadas razões.

Ontem, eu fui atropelada pelo 10 de Paus algumas vezes. Sabe quando passa por cima, dá ré e passa de novo? Isso uma meia dúzia de vezes? Foi assim... Não foi legal... Mas pelo menos serviu pra eu perceber uma série de coisas em mim que precisam ser superadas. Também serviu pra me mostrar que eu mesma me coloco em situações vulneráveis desnecessariamente e que eu preciso cuidar melhor de mim. Sempre que não olho pra mim com generosidade permito que fatores externos me atrapalhem mais do que deveriam.

Então, hoje quem vem fazer visita é o 10 de Espadas e temos mais um pouco de sofrência, mas desta vez - e contrariando a sensação que tive ontem - a sofrência carrega um sopro de esperança de que vai se encerrar. Não consigo imaginar de que jeito, já que parecia ser uma sofrência crônica, mas fato é que o 10 de Espadas garante um corte definitivo na situação. Será que milagres, de fato, existem?

Sempre que o 10 de Espadas aparece ele já avisa que a cabeça vai funcionar enlouquecidamente, de forma torturante e dolorida (o que talvez explique o fato de eu praticamente só encontrar imagens desta carta com 10 espadas fincadas nas costas de algum infeliz). É como se ele dissesse que a coisa vai se estender mais do que gostaríamos, mas menos do que achávamos. Algo assim...

Recomendações? Sim, claro... Só que eu acho que não vamos cumprir! rs Não pensar tanto, não deixar a cabeça esfriar o coração. Não deixar a neve congelar sua alma. Não deixar o fio da espada atravessar sua fé e nem machucar sua esperança. Tem horas em que é difícil imaginar que será possível alcançar a paz, mas ela existe e começa dentro de cada um.

Que a terça seja para encerrar o que não deve mais existir.

A imagem veio daqui

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

10 de Paus

Bom dia! :-)

Confesso e levanto a mãozinha aqui... Sou responsável por este Arcano hoje... Não sei se estou sozinha nesta responsabilidade, mas admito minha contribuição. E tem uma razão bem concreta para isto acontecer: depois de ter sido obrigada ao trabalho presencial desde 8 de abril, sendo que posso realizá-lo totalmente em casa, na forma remota, hoje seremos obrigados a voltar a cumprir 6h de expediente (antes, estávamos com horário reduzido de 4h). O pior: tenho certeza que tudo isto faz parte de uma preparação para o retorno às aulas. Sim... Tem gente louca que acha que seguro colocar 300, 400, 500... 800 crianças dentro de uma escola. Confesso o meu stress, meu cansaço, minha raiva, meu "saco cheio" de ser marionete nas mãos destes irresponsáveis. E este 10 de Paus é a medida exata do que estou sentindo.

O 10 de Paus é um Arcano que fala de uma sobrecarga, um sentimento de estar sendo usado, de estar carregando um fardo que não é seu, de estar sendo exigido num nível desnecessário ou além do que seria justo e saudável para você. Acho que isto descreve a sensação de todas as pessoas que estão sendo obrigadas a trabalhar na forma presencial durante a pandemia, especialmente aquelas cujas atividades profissionais são totalmente compatíveis com o trabalho remoto.

Quando o 10 de Paus chega numa segunda-feira, podemos pensar também em um peso energético, espiritual. É como se algo invisível tornasse o fardo mais pesado, mas devo avisar que este "algo" pode ser simplesmente resultado de nossa própria insatisfação e indignação e não, necessariamente, algo vindo de fora. A regência lunar da segunda, por outro lado, nos convida ao contato com a magia e a espiritualidade. Então, recomendo usar destes meios para amenizar o peso geral do dia. Meditar, orar, acender um incenso, realizar um pequeno ritual... Ontem de noite eu comecei algumas práticas para o fortalecimento da energia pessoal e do poder feminino. Recomendo que descubram através da espiritualidade uma forma de proteção que também traga leveza.

Que a segunda seja mais leve!

A imagem veio daqui

domingo, 2 de agosto de 2020

A Morte

Bom dia! :-)

Não sei se alguém já teve a curiosidade de contabilizar, mas em cinco dias tivemos quatro Arcanos Maiores. Já tivemos isto por aqui em outros tempos... Normalmente, em termos práticos, estamos falando de um período com um certo peso em termos mais profundos, estamos falando de uma fase em que conceitos que carregamos há tempos são mexidos, porque nossas estruturas estão se movimentando. Desta vez, temos além de tudo o Arcano da Morte falando claramente de um renascimento, uma transformação.

De todas as imagens que são usadas com mais frequência nas cartas da Morte, esta é a que considero mais perfeita! A lagarta que se transforma em borboleta é um exemplo incrível, porque fala de um processo em que há um tipo de "morte", mas esta morte não é real ou não é tradicional. É a situação em que a pessoa morre para um tipo de vida, hábito, personalidade e renasce outra coisa, renasce melhor!

E - veja só! - o domingo é perfeito para isto, porque é o dia da semana regido pelo Sol, portanto, dia de autoconhecimento e trabalho interior. A primeira pergunta (de uma longa lista que podemos fazer como exercício) é: o que preciso deixar morrer em mim? Aquilo que não faz mais sentido, aquilo que precisa finalizar para que eu possa continuar meu caminho mais leve e mais feliz?

Não sei se com vocês está acontecendo a mesma coisa, mas eu tenho sentido um processo muito forte e transformador em desenvolvimento. Tenho tido sonhos muito simbólicos, normalmente envolvendo locais de trabalho espiritual... algumas vezes, me é mostrada alguma influência externa e o autor deste movimento... outras vezes, tenho revivido situações do passado mas agido da melhor forma, realizando uma cura (tal qual o 8 de Copas). Sei que em parte pode ser a pandemia, que passa de quatro meses e provavelmente já está causando efeitos colaterais nas pessoas. Mas acredito que estamos fazendo importantes faxinas energéticas, espirituais, emocionais e psicológicas. Faxinas fundamentais para que possamos seguir em frente mais leves.

Que o domingo seja transformador!

A imagem veio daqui

sábado, 1 de agosto de 2020

O Eremita

Bom dia! :-)

Mudamos de ciclo... Na verdade, eu diria que subimos um degrau evolutivo neste momento. Depois de um ciclo duplo, influenciado por duas lindezas (Sol e Estrela), agora estamos mais sábios e maduros, compreendendo que todo aquele brilho e toda aquela luz estão dentro de nós e não fora. Abraçamos o Eremita e toda a sua profundidade.

Reparem: os dois Arcanos Maiores que vieram anteriormente falam de luz, brilho, se destacam por isso. Agora o Eremita também chega carregando a sua luz e, de uma forma diferente do Sol, ele busca esclarecimento. Agora, esta busca é mais interior, ela envolve a consciência de si e de seu potencial.

O sábado é o dia da semana regido por Saturno, o cara sério e responsável do zodíaco. Normalmente, colocamos como tema de análise os projetos e a vida profissional. A lamparina do Eremita mostrará novos caminhos e opções, colocará luz em projetos esquecidos ou deixados de lado, esclarecerá processos ainda obscuros do trabalho.

Sempre que este Arcano aparece, temos a sensação de que uma parte mais madura e sábia de nós está prestes a se manifestar. Ao mesmo tempo, temos a oportunidade de mergulhar profundamente em temas que, normalmente, preferimos deixar quietos. O mais importante é perceber que o poder está dentro e não fora, a lamparina é a prova de que temos luz pessoal o suficiente e não precisamos "orbitar outros sóis".

Que o sábado seja repleto de sabedoria!

A imagem veio daqui