quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Ás de Paus

Bom dia! :-)

Saímos da leveza e fluidez de Copas e mergulhamos com toda a paixão no naipe de Paus. Visualizei, rapidamente, a água se transformando em labaredas! Que lindo!

A quarta-feira começa cheia de energia e entusiasmo, com este Arcano que é uma tocha acesa, símbolo do impulso de vencer. Como a regência da quarta-feira é de Mercúrio, o mensageiro, a primeira coisa que me vem à mente é uma ideia brilhante que pode ser bem elaborada e divulgada.

Então, pergunto: estas cabecinhas andam funcionando direitinho? Como anda a criatividade? As suas ideias estão recebendo a devida atenção ou acabam indo para o fundo da gaveta? Mercúrio pode funcionar como a caneta que escreve a grande ideia e também pode ser a voz que expressa a criação.

O Ás de Paus também pode marcar o início de um projeto, algo um pouco mais concreto além das ideias, também pode ser a paixão, seja por pessoa, coisa, situação ou lugar. 

Depois de tanta água fluindo, agora podemos ter acesso ao combustível para acelerar este processo. Isso quer dizer que as coisas, provavelmente, vão ficar mais agitadas, mais animadas e - eu diria - mais divertidas.

Sigam-me os bons! ;-)

Ótima quarta-feira para todos nós!

A imagem veio daqui

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

2 de Copas

Bom dia! :-)

Olhem só que amor... Começamos a semana com o 9 de Copas e hoje temos o 2 de Copas para fazer companhia. A sensação é tão doce e suave que gostaria de criar uma fórmula mágica que emanasse esta energia, que estivesse disponível sempre que quiséssemos. Algo como um perfume 9 & 2 de Copas... Já estou aqui cheia de ideias! rs

Pois bem, o 2 de Copas é antes de qualquer coisa um Arcano de vibra harmonia. Normalmente, falamos de parcerias harmoniosas... E o encaixe é a principal característica. Pode ser em um relacionamento afetivo, em uma amizade, uma parceria profissional, atividade intelectual, esportiva, artística. O que faz diferença é a maneira funcional e equilibrada como flui...

Numa terça-feira, com regência planetária de Marte, temos um energia quente, rápida e guerreira. E o que, em um primeiro momento, poderia parecer uma energia antagônica, fazendo frente ao significado simbólico da cara, com uma observação mais cuidadosa, fica fácil perceber que estamos diante do arquétipo de Ares e Afrodite, casalzinho caliente da Mitologia Grega...rs

A primeira influência do dia é esta tal chispa, esta centelha de fogo que se manifesta com o atrito, mas também com o que atrai, num joguinho de resiste & cede já bem conhecido por todos aqueles que já ousaram se apaixonar.

Hoje, também é um daqueles dias de anúncio antigo de desodorante:  "Se um desconhecido te oferecer flores... isso é impulse!"  Porque é o impulso amoroso que está no ar.  Romantismo? Quem nunca? 

Que a terça seja amorosa!

A imagem veio daqui                 

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

9 de Copas

Bom dia! :-)

Terceira segunda-feira seguida em que temos um 9 por aqui, desta vez um 9 de Copas, trazendo a energia da água em seu aspecto mais leve, fluido. Este é um Arcano queridinho da galera! Ele costuma falar de manifestação dos desejos, um momento em que somos surpreendidos pela manifestação de situações/coisas que já queríamos muito ou nos fazem muito bem, mesmo que não tivéssemos consciência disso antes.

Mas, calma, não é só isso... O 9 de Copas também pode ser a expressão de um momento especialmente prazeroso, alegre e leve. Quando aparece em um jogo direcionado para relacionamento afetivo, garante momentos apaixonados, apesar de não, necessariamente, relações que envolvam compromissos. Na vida profissional, pode ser o reconhecimento de um trabalho bem feito, uma promoção ou a possibilidade de trabalhar com algo, de fato, realizador. Enfim, a sutileza deste Arcano é que nem sempre sabemos o que nos faz bem ou o que é o melhor para nós, o que deixa implícito que o 9 de Copas pode ser uma grande (e boa) surpresa!

Quando o 9 de Copas chega por aqui em uma segunda-feira, dia regido pela Lua, em que colocamos nosso foco na magia e na espiritualidade, ele deixa de ser tão sensorial/físico e ganha uma versão mais apurada, voltada para a percepção sutil de algo realizador. Ele pode falar de um movimento mágico que traz frutos, de uma conexão espiritual que resulta em bem estar profundo, paz e harmonia.

Creio que o 9 de Copas seja um presente que chega hoje como resultado de um processo muito mais interior do que um trabalho concreto. Lembrem-se: o 9 de Ouros é resultado de trabalho e esforço, ele vem por algo que se faz, enquanto o 9 de Copas é uma bênção, um presente baseado em mérito pessoal, ele vem pelo que se é. A dica especial de hoje é a atenção ligada para perceber que presente é este (?) e, para os mais curiosos, por que fomos merecedores de tal presente (?)

A semana começa com uma sequência de cartas lindas, encerra com cartas legais e no meio do caminho mudamos deste ciclo profundo e introspectivo de Lua para outro bem mais extrovertido e veloz.

Ótima segunda-feira para todos nós!

A imagem veio daqui


domingo, 25 de fevereiro de 2018

4 de Ouros

Bom dia! :-)

Já falei pra vocês que esta é a minha imagem preferida de 4 de Ouros? Muito provavelmente porque ao invés de ver potes de conserva dentro do armário, eu vejo óleos e manteigas vegetais, óleos essenciais e as alquimias que faço com tanto amor...rs E associo a energia do 4 de Ouros a algumas coisas pouco convencionais.

Pois bem... Tradicionalmente, o 4 de Ouros segue duas vertentes de interpretação: por um lado, ele fala de ganhos que são obtidos através de muito trabalho, esforço pessoal... não são ganhos enormes, exorbitantes, são ganhos constantes e seguros, que expressam um negócio bem estruturado e confiável. Por outro lado, ele pode falar de uma situação de apego em relação a algo que já é conhecido, fazendo com que a pessoa abra mão de uma oportunidade nova, mas que ela não sabe, exatamente, no que vai resultar.

O 4 de Ouros me representa bastante! Representa a forma com que trabalho em minhas duas atividades profissionais. Sou funcionária do município concursada (não é um salário que alguém possa invejar, mas tem uma segurança muito saudável em tempos de insegurança) e trabalho com tarot há 20 anos, com um público muito especial e fiel. Raramente alguém se consulta comigo uma vez e nunca mais reaparece, meus clientes são antigos, são queridos, alguns deles até viraram amigos, nos encontramos pessoalmente... Sei que eu poderia aumentar bastante a minha "carteira de clientes" se fizesse alguns movimentos diferentes, se tivesse uma "pegada mais comercial" tanto no blog como na divulgação do meu serviço, mas confesso que faço resistência a isso. Gosto do fato de me lembrar das pessoas que fazem contato comigo, gosto de ler "Me consultei com você há seis meses, não sei se você se lembra" e poder responder "claro que me lembro!". Este acolhimento, pra mim, é muito importante. E talvez por isso eu receba, com frequência, emails com depoimentos tão emocionantes em relação ao meu trabalho. Sou muito grata por vivenciar isso!

A esta altura alguém pode estar se perguntando: ok, e o que esta moça olhando vidros de conserva tem a ver com o 4 de Ouros? Simples... Reparem o nome "conserva"! O 4 de Ouros tende a conservar, manter as coisas como são, preservar de mudanças e deterioração. O 4 de Ouros gosta de estabilizar para poder usufruir daquilo por mais tempo possível, porque aquilo é bom, é gostoso, é gratificante.

Em um domingo de regência solar, o 4 de Ouros chega perguntando: o que você quer conservar em você mesmo? O que você gostaria de estruturar melhor em si? Onde está faltando base? Ou o que é preciso desapegar? Todos estes questionamentos relativo ao Eu (Sol) e à energia do 4 de Ouros são fundamentais, ainda mais se pensarmos que falta menos de 30 dias para atingirmos o ápice do outono, que é o período de colheita. Nada melhor do que saber o que e como estamos plantando para garantir uma boa colheita.

Ótimo domingo para todos nós!

A imagem veio daqui

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Príncipe de Espadas

Bom dia! :-)

Para quem ainda não reparou, nem terminamos o segundo mês do ano e este mocinho está nos visitando pela terceira vez. Fiquei aqui pensando que energia é esta tão constante em nossos dias e, pelo menos no meu caso, a conclusão é uma só: muito trabalho, cabeça cheia, necessidade constante de negociação, diálogo e um cuidado impressionante para não falar o que não deve (ou deve, mas não pode...rs).

Mas confesso que estou estranhando a presença dele em pleno sábado... Sábado tranquilo, sábado em que se acorda mais tarde e existe o luxo extremo de tomar café da manhã à mesa. Sábado em que, a princípio, minhas "obrigações" se resumem a pegar água mineral no parque, fazer uma bela caminhada, dar uma arrumada no meu quarto e ver filmes! Muitos filmes! (nossa! Que trabalhão! rs)

Vamos colocar a mente para funcionar... 

O Príncipe de Espadas também pode ser um guerreiro! O símbolo de uma situação em que assumimos, corajosamente, o poder da nossa mente e o poder da nossa palavra. Então, talvez, em pleno sabadão, seja preciso um tanto de estratégia, inteligência e conversa fiada (rs) para resolver alguma questão importante.

A grande dica? Atenção! Não deixar que a preguiça do final de semana nos tire a lucidez e o bom senso, em resumo, tenhamos juízo! Outra dica bacana é aproveitar as habilidades do elemento Ar e estudar, pesquisar, ter uma conversa importante, escrever... Por aqui, abrimos o dia com música e entramos no túnel do tempo, selecionando sucessos dos anos 70, 80 e 90 para ouvir. O elemento Ar entrou aqui na parte do resgate das letras, da memória do que estava acontecendo na época em que cada música foi lançada.

Então vamos lá... Vento batendo no rosto e mente ativa para encarar este sábado!

A imagem veio daqui

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

A Lua

Bom dia! :-)

Preparem-se para a mudança de ciclo! A partir de agora estamos sob influência da Lua e, portanto, estamos mais sensíveis. Quando este Arcano Maior aparece, devemos nos preparar para alguns mergulhos... Podem ser mergulhos para dentro de si, mergulhos no inconsciente, mergulhos emocionais... O que temos é um momento mais introspectivo que - se formos espertinhos - pode nos proporcionar um acesso interessante a alguma memória ou informação que estava fora do nosso alcance.

É fato que a mistura com a energia de Vênus (regente planetário da sexta-feira) dá uma positivada na interpretação da Lua, e nós agradecemos muito por isto! 

A sexta-feira pode ser, de fato, de amorzinho, só é preciso prestar atenção para não cair em ciladas do tipo: explosões emocionais... ir procurar lá no passado uma bela razão pra treta... ficar de muito mimimi... Fora isso, dá para pensar em uma jornada romântica, em um lugar diferente, em condições diferentes, algo para mexer com a percepção sensorial e ao mesmo tempo resgatar sentimentos lá do passado que pareciam perdidos.

Onde temos o Arcano da Lua, temos profundidade, emoção, memória, vínculo com o feminino e - por que não dizer? - com a magia. Porque este é um símbolo do ciclo da vida e temos também todo o potencial de criação (e isto é magia pura!) Sim, este Arcano fala muito de coisas que ficam nas sombras, que não conseguimos enxergar direito e pelo simples fato de isso acontecer, já estamos com nossa visão mais facilmente manipulada.

Por conta de tudo que foi dito, creio que todos perceberam que em tempos de Lua é preciso prestar atenção...  Esta mutabilidade lunar às vezes é capaz de nos confundir.

Se alguém está interessado em dicas, eu diria para aproveitar bem o dia, especialmente nas questões ligadas aos sentimentos, sensibilidade... Mas agir com cautela, tipo: um passo de cada vez... O único mergulho permitido é o pra dentro de si mesmo! De resto, a ponderação é a melhor dica.

Ótima sexta enluarada!

A imagem veio daqui

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

3 de Copas

Bom dia! :-)

Vamos começar falando sobre o tempo e o desafio de precisar o momento certo de algo acontecer. Espero que o 3 de Copas se manifeste por aqui hoje, porque é sempre bom ter 3 de Copas por perto. Mas, por aqui, ele começou às 18h de ontem. Depois de um dia bem "feijão com arroz" (e o 4 de Ouros se encaixa nisso), depois do trabalho saí para encontrar um amigo querido, que não vejo há algum tempo, pois ele mora no Rio. Vez por outra, ele vem visitar pai, que mora aqui, e então nos encontramos. Éramos três na mesa (eu, o namorado e ele) e o brinde aconteceu em torno das 18h 30min. Uma réplica do 3 de Copas!

Então, já fui dormir com uma sensação gostosa de celebração e gratidão. Lembro de sorrir enquanto o sono me conduzia ao mundo de Morpheus, lentamente. Os sonhos durante toda a madrugada foram leves e acordei com a sensação de ainda havia algo mais para comemorar.

Ok, o céu está tão cinza que parece que vai cair, sabe como? Quando é um peso tão grande que parece ser impossível se manter lá no alto...rs Apesar disso, os pássaros cantam, como se não se importassem muito com a ausência de sol... E eles devem ter razão porque, de certa forma, parece que nos importamos demais com tudo em volta e a ausência de perfeição que nos cerca.

Não podemos esperar que a perfeição se instale para sermos felizes. Ela, definitivamente, não existe. Mas a necessidade de abraçar o mundo, amorosamente, sim. Então, vamos aproveitar esta quinta-feira para fazer da aceitação amorosa e da gratidão nosso maior poder! Sempre!

Que a quinta seja comemorativa!

A imagem veio daqui

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

4 de Ouros

Bom dia! :-)

Voltamos à terra! E com isso colocamos os pés no chão, a cabeça no eixo e a mão na massa! Voltamos ao naipe de Ouros e sua praticidade... e tudo que podemos construir com isso!

O 4 de Ouros é quase uma redundância, levando-se em conta que o 4 tem uma energia pra lá de terrestre (terrosa? terrínea? térrea? rs), que reforça o que o naipe de Ouros transmite.

Em termos práticos, o que teremos pra hoje? Pois bem, eu começaria com o óbvio: trabalho, trabalho, trabalho... O que pra mim não é novidade, já que é, basicamente, só o que venho fazendo nos últimos tempos. Mas temos mais conceitos para analisar como, por exemplo, o conceito de apego.

O 4 de Ouros é um Arcano muito apegado, que tem dificuldade de abrir mão do passado, deixar coisas pra trás, mudar antigos hábitos. Portanto, quando esta carta aparece, o alerta vermelho está ligado: não se transforme em um prisioneiro dos seus próprios apegos, não transforme sua rotina em uma enorme prisão. Principalmente se você faz tudo isso só porque quer que tudo continue exatamente do mesmo jeito para todo sempre.

A quarta-feira tem regência planetária de Mercúrio, então podemos pensar que este senso prático e a capacidade de construir e concretizar podem ser expressos através das palavras. E isso pode ser um talento muito especial! Estamos falando não somente de uma capacidade de síntese e uma dose de objetividade, mas - sim! Acreditem! - no talento de transformar em realidade concreta aquilo que se fala. Alguém já pensou nisso? E não fui eu que inventei isso, não... Na verdade, isso é bem mais antigo do que eu, vem de uma historinha em que alguém disse "E o verbo se fez carne" ;-)

Pois bem... A proposta desta quarta-feira é falar de forma organizada e objetiva, buscar realizações materiais através conversas e negociações, usar o poder da palavra, seja para convencer as as pessoas, seja para dar forma a um determinado pensamento. Creio que esta seja uma boa síntese!

Que a quarta seja materializadora!

A imagem veio daqui


terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

6 de Paus

Bom dia! :-)

Não me lembro se cheguei a comentar isto ontem, mas a semana está repleta de Arcanos muito bons. Aquelas cartas tranquilas, que trazem bem estar, satisfação... Para os que me acompanham há tempos e já estão acostumados com minhas percepções, aqui vai mais uma: algo novo está se processando! Por aqui, começou com o início do outono, em torno do dia primeiro de fevereiro, mas ficou mais forte desde domingo.

Mas o que é este algo novo? Eu ainda não sei... Mas vou descrever para vocês o que andou acontecendo comigo para que vocês entendam o que eu quero dizer. Domingo, tive uma longa conversa com uma amiga astróloga em que eu comentava o que falo sempre, da dificuldade de alguém conseguir "me ler" com precisão. Isso inclui tanto tarot quanto astrologia, e não quer dizer que nunca dizem nada que se encaixe na minha vida, mas certamente quer dizer que poucas pessoas falam poucas coisas que expressem o que está acontecendo, como eu sou e o que acontecerá depois (principalmente o que acontecerá depois). Nossa conversa foi criando pequenas explosões mentais, em que eu abria minha percepção para coisas novas. Eu diria que algo foi mudando dentro de mim e fui me dando conta de caminhos que poderiam me levar a algumas mudanças de vida interessantes. E senti um grande chamado espiritual, como se me dissesse que não adianta mais ficar tentando encontrar soluções através da mente. Agora é a hora de tentar pelos caminhos espirituais.

Ontem, durante uma consulta, minha cliente (uma querida que atendo presencialmente há bem uns 15 anos) disse que sonhou comigo. E disse que estava com certas angústias. E quando liguei os pontinhos e analisei a situação dela, encontrei as minhas. Sabem como é isso? Eu me vi num espelho! E é difícil descrever... É quando a sua vida está ótima! Tudo está no seu lugar, você tem segurança, estabilidade, saúde, pessoas queridas em volta, família ok, relacionamento afetivo ok... Mas tem a sensação de que vai viver exatamente daquele jeito para sempre e isso dá um pouco de agonia...rs

Pois bem... Ainda não sei para onde nos encaminhamos neste período de descobertas e novidades, mas se ontem tivemos o 9 de Ouros e hoje temos o 6 de Paus, certamente estamos indo bem! O caminho hoje é para o sucesso! O 6 de Paus é a carta que representa o prêmio, aquilo que conquistamos com muito esforço e batalha. E terça-feira é dia de Marte, que de batalhas entende bastante. Só não recomendo que entrem em brigas só para ter o gostinho da vitória...rsrs Fora isso, usufruam livremente o prazer de ser vencedor. Pode ser uma pequena conquista particular ou uma vitória retumbante! Pode ser algo que demorou para chegar ou algo que até que veio rápido, não importa! O fundamental hoje é ter consciência da conquista como resultado de um esforço interior, é a percepção de que é possível mudar o rumo, fazer seu próprio destino, basta tomar consciência da situação, perceber suas fraquezas e limitações e apostar no seu poder, suas habilidades.

Que a terça seja de vitória, queridos campeões!

A imagem veio daqui

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

9 de Ouros

Bom dia! :-)

Esta é a segunda segunda-feira consecutiva que estamos sob influência do 9 de Ouros. O que nos leva a pensar algumas coisas: 1) estamos em um período voltado para as coisas bem práticas e materiais (inclusive com outros quatro Arcanos do naipe de Ouros, no período de 14 dias correspondentes a estas duas semanas) 2) estamos em um período próspero 3) estamos em um período em que surgem questões que envolvem, igualmente, coisas materiais e coisas espirituais.

Tendo isso tudo em vista, já temos metade do caminho andado em relação ao Arcano do Dia. Mas vamos mais adiante um pouco...

O 9 de Ouros tem alguns outros ingredientes além dos principais: prosperidade, frutificação, tempo de colher o que foi plantado. Sempre achei interessante o fato de termos presente na maioria das imagens do 9 de Ouros uma mulher com uma ave de rapina. E eu sempre me perguntei  "que leveza capaz de alçar voo é esta, em um ambiente simbólico tão pesado/por ser terra, por ser concreto"? 

Ao mesmo tempo, a maioria das imagens do 9 de Ouros que vemos por aí são das mais belas de todo o tarot. Como são bonitas, as danadinhas...rs Muita cor, uma certa poesia, uma plástica cuidadosa e uma sensação de plenitude inconfundível! Olhem para esta imagem e confirmem o que estou escrevendo. Os girassóis representando a vida plena que acontece no momento da colheita. Vida que se expressa na prosperidade, se conceituarmos prosperidade como energia vital transbordante. O detalhe vermelho da calça, que focaliza e centraliza a energia no meio da ilustração, como se toda energia solar amarela fosse a expansão da energia vital do personagem.

Como a segunda-feira é da Lua, magia e espiritualidade estão em pauta. Eu já sei, exatamente, como vou trabalhar isso. Tem a ver com a concretização de coisas que podem vir de uma mudança de postura interior consciente, também chamada de magia. Convido vocês a fazer o mesmo, refletir sobre esta mistura da matéria com o espírito e suas manifestações. 

Que a segunda seja próspera!

A imagem veio daqui

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Ás de Espadas

Bom dia! :-)

Vamos olhar para o Arcano de hoje de uma forma nova? Normalmente, o Ás de Espadas é uma carta de decisão, um momento em que se assume seu próprio poder ou, ainda, se faz um movimento claro, direcionando novos objetivos. Ok, é isso aí mesmo! Mas pode ser mais...

Procurando imagens, descobri esta - linda! - que me fez pensar que sempre entendi o Ás de Espadas com um "filtro de maturidade". Explico: entendo o Ás de Espadas como uma tomada de poder consciente e acredito que a maturidade nos leva a tomar boas decisões. Mas quando olhei esta bruxinha, com o vento chacoalhando sua capa e seus cabelos e cercada de pássaros azuis, fiquei matutando... Sim, o Ás de Espadas pode ser bem mais!

Temos aqui a expressão de uma mente livre, que ainda não foi aprisionada por condicionamentos e cobranças sociais. Temos um olhar inocente e há poder nesta inocência, porque existe uma conexão com o Todo. Esta conexão é irracional, mas repleta de poder, lucidez e sabedoria. Olho para esta imagem e penso "liberdade!", a energia é de uma liberdade plena e harmoniosa, onde não se é escravo e nem se escraviza.

Domingo é regido pelo Sol e é o dia em que colocamos nosso foco de atenção no autoconhecimento e no trabalho interior. A primeira pergunta que faço é: quando abrimos mão disso tudo? Da inocência, do poder, da conexão com o Todo, da liberdade, etc? Quando? Em qual momento do caminho? E, mais adiante, como vamos resgatar tudo isso? Quando vamos subir a montanha, sentir o vento, respirar fundo e gritar "eu sou Eu"?

Vamos aproveitar o dia para responder tais questionamentos. Vamos aproveitar o dia para resgatar tantos poderes com os quais nascemos, mas que acabamos deixando pra lá, sem saber ao certo o porquê.

Ótimo domingo poderoso para todos nós!

A imagem veio daqui


sábado, 17 de fevereiro de 2018

3 de Ouros

Bom dia, boa tarde! :-)

A Temperança, dona do ciclo, continua clamando por equilíbrio e harmonia, coisa bem difícil diante dos fatos concretos que nos cercam. Dói no fundo do meu coração ver pessoas, teoricamente inteligentes e pacíficas, apoiando certos movimentos que, claramente, só colocam mais lenha na fogueira dos conflitos sociais. Enfim... Quem quiser ler um artigo excelente sobre o tema, vale acessar este LINK

Mas deixemos a política de lado e vamos ao Arcano do Dia, pois, apesar de ter sempre uma opinião a dar sobre o assunto, este não é o lugar para isso.

O 3 de Ouros é uma carta de trabalho. Mas, como existem várias cartas que falam de trabalho, cada uma com suas características bem específicas, vamos lá... detalhar que características são essas.

No 3 de Ouros temos os primeiros passos concretos de um trabalho que vai, rumo à concretização, com excelente perspectiva de resultado. Este trabalho será melhor desenvolvido ser for feito em parceria. Ou seja, o melhor conselho aqui é buscar pessoas que têm uma forma semelhante ou complementar para que o esforço seja dividido e o resultado multiplicado.

Como o regente planetário do sábado é Saturno, um cara muito responsável e concretizador, a energia do  3 de Ouros ganha força. Se soubermos fazer este trabalho bem direitinho, teremos muito que comemorar mais adiante.

Ficam as perguntas: qual trabalho você está desenvolvendo? Você sabe trabalhar em equipe? Tem bons parceiros de trabalho? Sabe dividir tarefas de acordo com os talentos e habilidades de cada um? O que você pretende concretizar neste momento?

Depois desta reflexão, vamos arregaçar as mangas e partir pra ação.

Ótimo sábado para todos nós!

A imagem veio daqui

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

A Temperança

Bom dia! :-)

Ela voltou... Talvez para nos mostrar que é preciso mais harmonia ou paciência, talvez para provar que alcançamos tudo isso, anteriormente, e ainda podemos desfrutar desses benefícios. Isso me lembra o famoso meme "prefiro ser feliz do que ter razão"...rs

A vida que vivemos é a vida que criamos... E muitas vezes os problemas não são resultantes dos fatos ou situações que nos cercam, mas da maneira como sentimos e pensamos tudo isso.

Outro dia, em meio ao debate contemporâneo das "bolhas", percebi de forma clara como a visão do mundo pode ser totalmente alterada de acordo com a "bolha" em que cada um está. Compreender isso reduz bastante possíveis conflitos. Aquele momento em que você afirma, por exemplo, "os homens são assim!" e sua amiga responde "não os que eu conheço" ou que vem à tona o desabafo "não se pode mais confiar nas pessoas" e você argumenta "só tenho tido provas de amizade e lealdade". Parece ficção científica, mas são só bolhas...rs

De alguma forma estranha e misteriosa, pessoas, situações, sentimentos, pensamentos são separados por similaridade. Algumas vezes, nem entram em contato com o diferente, o que dá a impressão de que só existe uma realidade. Outras vezes, conhecemos ou nos relacionamos com alguém que nos pergunta (ou nós perguntamos para a pessoa) "em que mundo você vive? Isso não acontece assim!" Não existe o certo e o errado, mas apenas a vida em "bolhas" diferentes, que em determinado momento se chocam e formam um conjunto de interseção (conseguiram visualizar?).

Pode ser bem desafiador conseguir viver, hoje em dia, em uma bolha de Temperança. Eu passo a maior parte dos meus dias em uma, mas podem apostar que não é algo aleatório, mas o resultado de escolhas e reflexões que faço a cada minuto. Há tempos percebi que a visão que temos da vida que vivemos é questão de escolha, só que nem sempre isso acontece de forma consciente. Neste momento, por exemplo, posso pensar que, mais uma vez, demorei a fazer a postagem, que o período da manhã passa muito rápido, já são 10h e tenho que correr e resolver muitas coisas antes de ir pro trabalho, e - que saco! - tenho que ter um trabalho fixo, cumprir horários e fazer coisas meio chatas pra poder pagar minhas contas. Mas eu também posso olhar pela janela do quarto, admirar um céu azul e perceber que o ar fresco do outono já está por aqui e o sol toca as folhas das árvores do quintal de uma forma muito bela, posso ouvir os pássaros cantando, posso agradecer o fato de ter as manhãs livres para cuidar da casa e lembrar que hoje é sexta-feira e meu namorado já avisou que selecionou filmes ótimos para assistirmos de noite. Tudo que falei é o que acontece na prática, mas caberá a mim prestar mais atenção em um ou outro aspecto, até o ponto em que um aspecto se firma (e multiplica) e o outro vai se desfazendo no ar e não tem mais tanta importância.

A Temperança está aqui para nos perguntar: qual caminho você vai seguir? Onde vai fixar a sua visão? O que vai valorizar mais? A realidade é uma construção! Construa a sua da melhor forma possível.

Que a sexta seja de pura harmonia!

A imagem veio daqui


quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Rei de Espadas

Bom dia! :-)

O Carnaval acabou com longa quilometragem de filmes e séries e a alegria sincera de alguém, que nunca gostou da festa de Momo, mas está radiante pelo segundo lugar da corajosa Tuiuti. Eu, que sempre acho tudo tão previsível, que administro o tédio em relação ao ser humano com alguma dificuldade, desta vez fui pega de surpresa. Sério... Que surpresa tão boa detectar este resgate do Carnaval original, aquele momento sagrado em que o povo injustiçado pode se manifestar.

Não sei se os amantes do tarot perceberam que o anúncio do resultado do Carnaval carioca aconteceu em dia de Mercúrio/Hierofante. Ou seja, a resposta/anúncio/comunicado oficial acontece sob uma certa proteção, por um lado, mas ao mesmo tempo com a marca da tradição e das grandes instituições (talvez o fato da Tuiuti ter ficado em segundo, não em primeiro lugar). Mas, principalmente, temos aquele portal que liga o visível e o invisível. A revolta, o grito por justiça, que parecia envolto em uma capa de invisibilidade, veio à luz, se mostrou. Gente, não sei o que vocês acham, mas pra mim isso que aconteceu foi uma verdadeira manifestação espiritual no mundo físico que foi profunda.

Pois bem, ainda estamos dentro deste ciclo Temperança/Hierofante, mas agora damos o primeiro passo com os tons do Rei de Espadas, este intelectual tão preocupado com a justiça, o equilíbrio, o conhecimento. Hoje é dia de estudo, de conversa, troca de informações, de justiça! Se pensarmos que a quinta-feira é do Grande Benéfico Júpiter, podemos pensar que o nosso grande poder pode ser alcançado pela via do Rei de Espadas.

O recado é mais ou menos assim: use a sua inteligência de forma justa e equilibrada, manifeste seu poder pessoal de forma lúcida e precisa. O Rei de Espadas também pode se manifestar através de uma pessoa que representa uma autoridade intelectual fazendo prevalecer o que é justo e correto.

Que a quinta seja impecável, tanto no aspecto mental quanto espiritual.

A imagem veio daqui

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

O Hierofante

Bom dia! :-)

Que mistura mais delicinha e protetora é esta, gente?! Se ontem adentramos um ciclo harmonioso e transmutador de Temperança, hoje, acrescentamos aquela proteção e conteúdo espiritual com o Hierofante.

Sempre que olho para esta carta, lembro de um debate antigo... Enquanto eu via várias amigas antipatizando com o Imperador, eu dizia que adorava o Imperador... minha implicância era com o Hierofante. O tempo passou e eu descobri porque... Em alguns tarots, ele se chama O Papa e com ele surge uma gama imensa de conceitos e dogmas em relação aos quais me oponho firmemente. Claro que o tempo passou e eu fui curando isso, né? Afinal, são 30 anos estudando tarot! Venho resolvendo pendências de relacionamentos com as cartas durante todo este tempo! rs

Pois bem, o Hierofante tem um caráter protetor, especialmente no quesito espiritual. Ele tem toda uma tradição ancorando seus atos... Não se trata de, simplesmente, saber um ou outro truquezinho... Estamos falando de dezenas, centenas, às vezes milhares de anos de tradição de conhecimentos espirituais. Este é o cara que faz a ponte entre o visível e o invisível, então, imaginem...  ele tem poder!

Sempre que esta carta aparece, penso em proteção espiritual. Claro que existem várias outras interpretações, que variam de acordo com o contexto do jogo. Mas quando analiso o Hierofante assim, avulso, como Arcano do dia, costumo considerar as influências espirituais presentes, contato com guardiões invisíveis, reflexão sobre suas origens e caminhos aqui na Terra.

Quarta-feira é dia de Mercúrio e este tom mercurial sempre nos remete à comunicação. Fico pensando o que o lado invisível tem a nos dizer neste momento. Sim, sim, hoje é um ótimo dia para desvendar mensagens espirituais! Um conselho interessante no dia de hoje é buscar uma conexão com os ancestrais e com tradições espirituais com as quais estamos ligados. Uma boa conversa pode fazer toda a diferença!

Que a quarta seja espiritualizada!

A imagem veio daqui

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

A Temperança

Bom dia! :-)

O ciclo mudou! Saímos de um momento de escolhas, decisões e mergulhamos em um equilíbrio extremamente harmonioso, em que nos damos ao luxo de não precisar decidir, porque a energia flui naturalmente. Os Enamorados deixaram um aprendizado de maturidade nas escolhas enquanto a Temperança nos traz a certeza de que agora é só ter paciência que as coisas vão entrando nos eixos.

Eu amo mesmo a Temperança! Talvez porque ela tenha tudo que eu sei que preciso: calma, tranquilidade, habilidade impressionante para lidar com stress e situações inusitadas. Confesso, meu sonho de consumo é ser tal qual uma monja zen, com toda aquela paz interior mesmo que em volta o mundo esteja explodindo! Já melhorei muito mas ainda tenho que comer muito arroz integral pra chegar lá!

O interessante é que em diversos momentos da minha vida fui associada à Temperança por tarólogos amigos e inclusive uma amiga querida, utilizando um método específico e bem interessante, afirmou que a Temperança é o meu Arcano Pessoal. Então, claro, aqui tem coisa... Mesmo que eu continue me olhando como uma stressadinha.

A energia da Temperança é oposta complementar da energia de Marte, planeta regente da terça-feira. Enquanto ela pede calma, harmonia, paciência, um ritmo mais lento... ele é o impulso, a batalha, a agressividade mais original. Gosto sempre quando acontece este tipo de encontro, pois acabamos tirando o melhor de cada energia e complementando o que falta em cada uma com o que tem de sobra na outra.

É até engraçado termos uma Temperança em plena terça-feira de Carnaval... Não que isso represente alguma coisa especial... Pra mim, Carnaval é apenas aquele feriadão gostoso que me permite ficar cinco dias em casa assistindo filme e série...rs Mas se pensarmos na maioria das pessoas, vamos ver uma galera em pleno agito carnavalesco enquanto o Arcano do Dia diz "relax, baby"...rsrs

Minha proposta pra hoje é mergulhar suavemente para dentro e buscar o ponto em que existe o que chamamos de templo interior. As melhores descobertas acontecem quando nos permitimos explorar este lugar de tanta riqueza simbólica, nós mesmos! Vamos?

Ótima terça para todos nós!

A imagem veio daqui


segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

9 de Ouros

Bom dia! :-)

Que delicinha iniciar a semana, ainda em "estado de feriadão", com um belo 9 de Ouros! Aliás, a semana, em termos de Arcanos, expressa exatamente esta energia... Tudo tranquilo e favorável, tudo gostosinho, tudo na santa paz de Deus. E eu fico pensando: o que um bom feriado é capaz de trazer de positivo na vida de trabalhadores! Se formos mais adiante na filosofia, eu diria "estamos trabalhando demais". Não creio que todo mundo... Conheço gente que trabalha bem pouco ou praticamente não trabalha. Mas conheço bastante gente que frequenta o meu clubinho "Maria 10 de Paus", gente tarefeira, gente que tem sobrecarga de trabalho, responsabilidade e que se tivesse menos horas corridas de trabalho, certamente teria mais qualidade de vida.

Comecei a postagem falando tanto sobre trabalho porque quando a força de trabalho é bem direcionada (e isso não quer dizer trabalhar desesperadamente, que fique claro) os resultados aparecem em forma de prosperidade - bingo! - Tá aí o 9 de Ouros!

Trabalhar com inteligência, estratégia, noção dos limites, ajuda muito no processo de prosperar. Saber fazer boas escolhas tá na roda de debates também e é interessante pensar que estamos em ciclo de Enamorados. É comum ver pessoas que afirmam não serem capazes de ter uma disciplina maior no trabalho e por isso seguem como autônomas... E não conseguem bons resultados. Amiguinhos, afirmo isso há tempos: quem não tem disciplina para trabalhar para os outros, dificilmente terá disciplina para trabalhar para si mesmo. Porque disciplina é um pacote completo que inclui maturidade de não precisar ser mandado ou sofrer ameaças para cumprir determinadas tarefas. Eu sei bem do que estou falando!

Por outro lado, existem pessoas que dizem que não podem viver sem um trabalho fixo e um patrão, para ter mais segurança, e acabam transformando sua própria vida numa tortura sem fim. Muitas horas de trabalho, chatices, cobranças absurdas... Como resultado, costuma vir o cansaço, a frustração e a falta de tempo para, simplesmente, viver.

Uma das regrinhas básicas para ser feliz inclui: saber o que se quer. E quando entendemos o que, de fato, queremos e agimos neste sentido, os resultados vêm... Podem acreditar! O 9 de Ouros está nos mostrando isto hoje: faça a sua parte e o resultado virá! E se a segunda é da Lua e os assuntos são menos práticos e mais espirituais e mágicos, podemos transferir a interpretação para a seguinte questão: como você vem trabalhando a sua espiritualidade? Se o trabalho estiver ok, acreditem que hoje pode ser um bom dia para enxergar bem concretamente os resultados mais sutis do crescimento espiritual.

Que a segunda seja farta de bênçãos!

A imagem veio daqui

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Ás de Paus

Bom dia! :-)

Depois de um sábado cheio de dúvidas e a necessidade de fazer escolhas pairando no ar, hoje temos um Arcano firme e cheio de decisão! O Ás de Paus, aliás como todos os Ases, fala de começos, um marco que divide o antes e o depois, uma decisão, um símbolo de força.

Sempre que vejo um Ás de Paus, penso em uma excelente ideia, uma inspiração, intuição... Confesso que eu também penso em impulso, iniciativas, mas, dependendo da situação, esta interpretação pode se esticar um pouquinho e alcançar o desejo e a atração magnética, seja envolvendo pessoas, seja envolvendo coisas ou situações.

Meu sábado de Carnaval foi divino! Uma maratona de séries e filmes, incluindo Star Trek (a série mais nova), Arquivo X e o filme "Extraordinário", que merece o nome que tem. Que filme incrível! Sensível, delicado, engraçado, amoroso... E hoje o meu Ás de Paus particular, pelo menos até agora, é a incrível ousadia de ir na ducha do Parque das Águas depois de meses e meses e meses sem ir neste lugar que gosto tanto porque não havia sol, a não ser em dias que eu estava trabalhando (também conhecido como "a maldição do trabalhador", os melhores dias para praia e piscina são os dias em que se trabalha, final de semana chove ou fica tudo cinza).

O Ás de Paus tem, de fato, este significado - ousadia - e chega a ser engraçado pensar que um passeio de domingo possa ser uma ousadia. Mas este é um truque que aprendi em todos esses anos trabalhando com tarot: o importante é identificar a energia, não importa o grau de intensidade com que ela se manifesta.

Um Ás de Paus pode ser uma ideia brilhante que acaba gerando um projeto de uma vida inteira, pode ser uma paixão inesperada e explosiva, pode ser simplesmente ganhar um jogo ou responder de forma afirmativa a uma pergunta.

Descubra de que forma o seu Ás de Paus vai se manifestar! ;-)

Ótimo domingão!

A imagem veio daqui

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Os Enamorados

Bom dia! :-)

A mudança de ciclo chega hoje com toda a sua carga de dúvidas, porque por trás dos Enamorados e do seu convite para tomar decisões, sempre encontramos um tanto de pontos de interrogação. Sim, é fato! Fico me perguntando a razão desta prerrogativa "espírito de porco": se o Arcano avisa que importante fazer uma escolha, é exatamente por conta disso que costuma ser tão difícil decidir.

O Arcano 6 é um grande portal de maturidade! Costumo dizer isso com frequência, especialmente para as pessoas que insistem em olhar os Enamorados como uma carta de emoções ou sentimentos românticos ou limitada à necessidade de tomar decisões. Esta maturidade é adquirida através da capacidade de fazer escolhas e deixar para trás o que não foi escolhido.

Sim, para os desatentos, talvez isso ainda não esteja claro: o desafio de maturidade é abrir mão de outras opções... muito mais do que escolher uma delas. Tem que ser muito maduro para "deixar ir", tem que ser ainda mais maduro para entender que não se pode ter tudo.

O ato de decidir, fazer escolhas, deixa bem claro para quem quiser ver e ouvir que não é possível ter tudo para si, não se pode abraçar o mundo todo. Eu escolho porque eu não posso ter tudo. Quem já pensou isso? Quem refletiu sobre esta afirmativa?

Perceber que os Enamorados falam de uma necessidade de auto restrição é uma chave importante para interpretar a energia deste Arcano e a sua influência, em termos práticos, na nossa vida.

Pensar sobre tudo isso de forma profunda é o nosso desafio de hoje, ainda mais com a regência de Saturno, do sábado, que tende aprofundar, "dar peso" a tudo, inclusive às ideias e às escolhas.

Que neste sábado façamos ótimas escolhas!

A imagem veio daqui

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

8 de Paus

Bom dia! :-)

Chegamos à sexta-feira e, mais do que isso, encostamos na bordinha do feriadão do Carnaval. Todos com sorriso no rosto e cheios de disposição para começar, seja a participação no bloco ou a maratona de filmes. E nem preciso dizer pra vocês qual é a minha preferência, né?

Pois bem, além de todos estes detalhes deliciosos da sexta-feira que antecipa o Carnaval, temos por aqui um 8 de Paus, Arcano que sempre nos traz um tanto de entusiasmo misturado a um tanto  de magia.

O 8 de Paus parte do princípio de que o Universo (nome para esta "entidade" que paira) envia sinais com o objetivo de direcionar o ser humano, fazer com que ele siga o caminho mais harmonizado de acordo com o seu dharma.

Que sinais são estes, em termos práticos? Pode ser um passarinho entrando pela janela em um momento importante, um barulho logo após uma declaração de impacto, encontrar uma pessoa de quem acabamos de falar ou receber a ligação de alguém com quem precisamos falar. Sempre que acontece uma "coincidência" ou sincronicidade, temos aí um alerta vermelho, chamado de sinal, para nos convencer que nada acontece por acaso e tudo que acontece sem um significado especial.

A dica especial para o dia de hoje é ligar o radar de sinais. Captar os sinais é o objetivo do dia! E entender para onde estes sinais nos encaminham. Além de todas estas situações vinculadas a sinais, vamos nos lembrar também que o 8 de Paus fala do entusiasmo e da plena manifestação dos sentimentos e impulsos. Então, essas coisas também podem ser incluídas no cardápio do dia.

Que a sexta seja pura luz, com alguns sinais e muitas realizações.

A imagem veio daqui




quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

7 de Copas

Bom dia! :-)

Ora, ora... Se ontem não deveríamos tomar decisões importantes,  pois graças aos 2 de Espadas ficamos cientes de que ainda não tínhamos em mãos todas as informações necessárias, hoje ainda não é o dia mais indicado para fazer escolhas, levando-se em conta a presença do 7 de Copas por aqui.

Sim, esta carta nos alerta para a grande possibilidade de sermos iludidos na hora de tomar uma decisão. Pode ser que isso aconteça devido a quantidade de opções disponíveis ou ainda por conta da "embalagem" e dos atrativos dessas diversas opções.

Então, podemos deduzir que uma das dicas mais importantes em relação ao 7 de Copas é: como fazer boas escolhas!

Infelizmente, creio que ainda não inventaram uma fórmula secreta perfeita em relação a isso.... Mas podemos dar o nosso jeitinho, né?

Na hora de escolher, tente não racionalizar. E tente também não se deixar levar pelas emoções em desequilíbrio. O ideal aqui é ser mais intuitivo, deixar fluir o processo de forma tranquila. Eu já pensei e repensei o 7 de Copas e sempre acabo chegando a mesma conclusão... Com ele, não adianta pensar demais e nem fazer drama. Melhor se jogar e viver cada momento, simplesmente! 

E, lembrando que a quinta é de Júpiter, vamos fazer do 7 de Copas o nosso poder e com isso vamos seguir o bom e velho ensinamento: viva plenamente um dia de cada vez e não se iluda com promessas, especialmente aquelas que falam de um futuro milagroso. Pé no chão, coração bem alimentado e mente livre!

Sigamos!

Ótima quinta para todos nós!

A imagem veio daqui

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

2 de Espadas

Bom dia! :-)

Depois de um começo de semana com uma dupla regência bem diferentona (afinal, Sacerdotisa + Diabo é algo complexo de entender), hoje damos os primeiros passos com Arcanos Menores. Não sei se saímos muito da "zona de estranhamento", pois o 2 de Espadas é uma carta que mais pergunta do que responde. Mas podemos tentar...

A primeira coisa a se lembrar é que hoje é quarta-feira e a regência de Mercúrio  está totalmente voltada para a comunicação, atividade profundamente associada às cartas de Espadas. Temos harmonia, portanto, entre a regência do dia da semana e a regência do Arcano.

Outra coisa a se pensar: o 2 de Espadas é uma carta que recomenda o diálogo e alerta contra as discussões e brigas. A razão é simples... Existe aqui um impulso natural voltado para o diálogo, mas também uma necessidade de defender o seu próprio ponto de vista... Algo como o impulso de expressar o que se pensa. Passar disso para o bate boca costuma ser questão de uma piscadela! rs E por isso que a ponderação é sempre bem vinda.

Uma outra questão que o 2 de Espadas nos traz, diz respeito a este não ser o melhor momento para tomar uma decisão importante. A inacessibilidade a dados importantes vai fazer muita diferença e sua decisão tende à frustração. Portanto, simplesmente pare! Eu sempre costumo seguir o conselho do 2 de Espadas e até hoje não me arrependi,

Estudar, pesquisar, aprofundar o conhecimento em alguma nova área também parece ser uma boa opção. Afinal, o dia está bem associado ao elemento Ar. O mais bacana no caminho mágico é pegar carona nas ondas, de acordo com a energia que elas nos trazem. Hoje é um bom dia para estudar e conversar. Então simbora!

Que a quarta seja comunicativa!

A imagem veio daqui

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

O Diabo

Bom dia! :-)

Mal iniciamos o ciclo de Sacerdotisa e já pulamos para outro ciclo. E fico imaginando qual seria o efeito da união dessas duas energias... Meu alerta vermelho é para aqueles que possuem a mediunidade aflorada, pois algumas questões que costumam se manter nas sombras podem resolver se mostrar. E se a visão psicológica da sombra já é complicada, imagina com a presença mediúnica da Sacerdotisa?

Um dos significados mais tradicionais do Diabo é, exatamente, esta sombra, esta parte de nós que nem nós mesmo enxergamos, muito menos entendemos. Vez por outra, esta sombra ameaça pular fora da sua prisão e normalmente é aí que nos damos conta da sua existência. Em alguns casos, esta sombra fica escondida durante anos, décadas, até que finalmente se apresente.

A primeira coisa que achei curiosa no Arcano de hoje é que acontece uma mudança de ciclo muito semelhante à mudança de regente planetário. Percebam: saímos da Lua, toda espiritualidade, feminina, e em perfeita sintonia com a Sacerdotisa e caímos em Marte, cheio de "atitude vermelha", bem semelhante ao Diabo.

Para mim, a síntese do dia é a seguinte: existe uma grande tendência de se cair em uma armadilha e esta armadilha, provavelmente, vai envolver seguir seus impulsos ao invés de ter calma, ponderar, equilibrar. Eu já posso ver uma imensa placa luminosa piscando e me implorando calma...rs Porque por estes dias, confesso, ando meio explosiva por conta do nível de stress do trabalho.

Vamos lá, galera, respirem! Ooooommmmmmmmm...

Ótima terça para todos nós!

A imagem veio daqui

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

A Sacerdotisa

Bom dia! :-)

Mal iniciamos o segundo mês do ano e esta é a terceira vez que a Sacerdotisa aparece por aqui. Claro que ainda é muito cedo para concluir coisas, mas por enquanto está claro o tom espiritual e mediúnico deste ano. Além disso, sim, mudamos de ciclo, depois de um sábado calmo e um domingo turbulento, pelo menos em termos emocionais.

A segunda-feira já é regida pela Lua e já nos traz assuntos ligados à magia e à espiritualidade. Com a presença da Sacerdotisa, cresce a  ênfase nestes dois assuntos e reforça o bom conselho "a palavra é de prata e o silêncio é de ouro" que, aliás, eu devia ter seguido ontem...rs

Pois bem... Uma das interpretações mais tradicionais da Sacerdotisa passa por uma visão bastante mediúnica da vida. Como esta moça transita entre o visível e o invisível com total destreza - vide o mito de Perséfone, muito associado a este Arcano - sempre que estamos sob influência desta carta, é comum que o canal intuitivo fique aguçado. Mais que isso, é comum que informações caiam em nosso colo, sem que tenham sido solicitadas. Isso às vezes é assustador e às vezes muito engraçado...rs

A tendência à reclusão da Lua é acompanhada de pelo silêncio e introspecção da Sacerdotisa. A regência planetária e a regência do Arcano se unem e se fortalecem, fazendo desta segunda-feira um dia especial para pequenos rituais, para acessar oráculos, para meditar e para estudos e práticas espirituais de um modo geral.

Quero aproveitar esta carona para reiniciar minha rotina de yoga/meditação diária. Aproveitem a carona também! ;-)

Ótima segunda para todos nós!

A imagem veio daqui

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Príncipe de Paus

Bom dia! :-)

Para quem gosta, não somente acompanhar as dicas, mas também de estudar tarot, hoje é um dia interessante. Se ontem tivemos a visita do Arcano da Morte, abrindo um novo ciclo, hoje temos o Príncipe de Paus, um Arcano Menor que tem muito a ver com transformações. Podemos dizer que este novo ciclo tem a energia marcante da transformação, das mudanças.

O Príncipe de Paus influencia mudanças em variados níveis. Ele pode falar de mudança de emprego, mudança de atividades profissionais dentro do mesmo emprego, mudança de relacionamento afetivo ou mudanças no relacionamento com a mesma pessoa, mudança de residência, mudança de rotina e - como estamos em um domingo regido pelo Sol - mudanças interiores, geradas por um movimentado trabalho de autoconhecimento.

O que define uma mudança que acontece a partir da energia deste Arcano é o movimento e a ousadia. O Príncipe de Paus é um aventureiro por natureza! Ele se lança em novas aventuras sempre que pode, porque ele gosta de novidades e desafios. A rotina e a mesmice não fazem parte da sua personalidade.

Creio que todos nós temos um Príncipe de Paus guardado em algum cantinho. Algumas pessoas são assim por natureza ou escolha, são ambiciosas em atingir suas metas de constantes descobertas e experiências. Mas a maioria prefere a segurança do que já é conhecido, não troca o certo pelo duvidoso. Eu confesso que faço parte deste segundo grupo, mas tenho perfeita consciência de que uma parte de mim grita, clama por mudanças, surpresas agradáveis, desafios inteligentes. Portanto, acredito que até o clubinho dos "eu quero ter o controle da minha vida" gostam de novidades.

Minha dica especial de reflexão, hoje, é: de que forma eu venho restringindo a minha vida, limitando as coisas que acontecem nela, através da minha tendência ao controle ou medo de surpresas? Você consegue perceber o quanto bloqueia mudanças significativas na sua vida? E se você, simplesmente, deixasse fluir, permitisse que novos caminhos lhe fossem oferecidos? Quantas mudanças interessantes poderiam ter acontecido?

Boas perguntas, né?

Ótimo domingão para todos nós!

A imagem veio daqui

sábado, 3 de fevereiro de 2018

A Morte

Bom dia! :-)

A mudança não é somente de ciclo, levando-se em conta que o Arcano de hoje fala mais profundamente de mudanças e transformações. Então, começo a reflexão de hoje falando de um conceito que engloba todas as cartas do tarot que falam, de alguma forma, de mudanças.

Vejo com frequência pessoas torcendo o nariz para a carta da Morte (da Roda, da Torre e até do Julgamento), creio eu, porque o ser humano é muito resistente às mudanças. Mas esta tendência acontece porque se parte do princípio de que tudo está ótimo e perfeito e que mudar significa sair desta maravilhosa de conforto. Então eu pergunto: quando é que tudo na vida está ótimo e perfeito? A não ser que eu seja um ser muito estranho e nem estou sabendo, minha resposta é: nunca! E acho que isso serve para todo mundo.

Minha primeira reflexão é: será que a zona de conforto parece perfeita porque já conhecemos todos os problemas envolvidos e preferimos as coisas desagradáveis que já conhecemos do que novidades ainda desconhecidas, sejam elas boas ou ruins?

Analisando o momento presente de uma forma bem particular, posso dizer que apesar de muitas coisas estarem ótimas na minha vida, existem outras que eu - de verdade - gostaria que estivessem diferentes. Então, porque não focar toda a energia da Morte neste pontos que precisam ser transformados?

Isso vem sendo um aprendizado de uma vida inteira para mim! Toda vez que uma carta de transformação aparece, ao invés de me apegar desesperadamente a tudo que está bom, com o medo da perda, direciono tal energia aos pontos que precisam ser mudados, aspectos que me desagradam. Com isso percebi que manter o que está bom exige menos esforço do que transformar o que está ruim e ao invés de choramingar por sair da zona de conforto, me empenho positivamente nos processos de mudança.

Isso me faz lembrar que nunca gostei muito de "pra sempre" e "nunca mais", mas por alguma estranha característica pessoal, acho que o "pra sempre" é mais assustador do que o "nunca mais". Talvez porque "pra sempre" seja uma prisão e "nunca mais", mesmo que não tão ideal, abra espaço para outras coisas, outras possibilidades. Para melhor entendimento, vou exemplificar no assunto mais queridinho de leitores e clientes: se eu penso "vou ficar com esta pessoa para sempre...", imagino que isso inclui depois das reticências "mesmo se não quiser mais..." ou "mesmo se estiver infeliz..." ou "porque não tenho outra alternativa..." E quando eu penso "nunca mais vou ficar com esta pessoa..." depois das reticências pode vir "porque este ciclo se encerrou..." ou "e pode surgir outra que eu goste mais, que goste mais de mim...." ou "e sempre haverá alguém com quem eu possa me relacionar de uma forma gratificante, esta não é a única/última pessoa bacana do mundo".

Somente agora, relendo este parágrafo anterior, percebi o tanto de energia da Morte que está aí. A carta da Morte expressa um tipo de transformação que permite (e estimula) um poder muito grande, o poder de consciência do processo que está se desenvolvendo e o entendimento da sua razão de ser.

Espero que o sábado seja transformador e traga crescimento, amadurecimento e aquela capacidade (linda) de renascer.

A imagem veio daqui

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

6 de Copas

Bom dia! :-)

Compreender os Arcanos não é tarefa tão simples. Algumas vezes, olhamos em volta e nos perguntamos onde estará o mistério, onde estará a solução para compreender determinada carta, se existe um abismo tão grande entre a teoria e a prática. Se seu significado expressa uma coisa que parece estar longe de acontecer.

O 6 de Copas é uma carta de energia leve, tranquila, alegre, gostosa e minha madrugada foi meio conturbada... Ok, entendo que o dia está só começando e ainda temos muito o que vivenciar. Mas confesso uma certa falta de ânimo de falar sobre este 6 de Copas, tão festivo!

Esta é uma excelente oportunidade de exercitar, na prática, o que eu vivo aconselhando na teoria: abraçar a energia do Arcano e fazer dela uma realidade. Fazer isso não é tão difícil assim, levando-se em conta que se a carta aparece por aqui é sinal de que existe a semente, o potencial dela escondido em algum canto!

Vejo alguém levantando e sacudindo os braços lá no fundo da sala, ansioso por dizer sua ideia sobre tudo isso. "Mas hoje não é sexta-feira? Só isso já é razão suficiente para termos alegria em abundância!" Sim, é um argumento inquestionável! Além disso, aquele toque nostálgico do 6 de Copas também é algo que naturalmente nos faz sorrir, lembrando de um tempo no passado em que éramos crianças ou jovens e ríamos por qualquer razão, nos divertíamos com as coisas mais simples e corriqueiras.

Hoje, o convite especial está voltado para a busca desta leveza perdida no passado. Vamos mergulhar a alegria pura e simples, aquele entusiasmo vibrante pelo simples fato de estarmos vivos e bem, pela razão de termos nas mãos a possibilidade de construir um belo dia no decorrer das próximas horas.

Sigam-me os bons! E ótima sexta-feira de amorzinho (ui! ui! ui!) para todos nós! ;-)

A imagem veio daqui

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Príncipe de Espadas

Bom dia! :-)

Este moço anda nos visitando... Ele gosta de uma boa conversa, de movimento, de embates intelectuais. Ele é o mensageiro, aquele que traz todas as notícias capazes de mudar ou confirmar a realidade que vivemos.

Vamos subir montanhas... e se não houver montanhas, que sejam prédios, nos andares mais altos. Vamos sentir o vento batendo no rosto, respirar fundo... Porque o Príncipe de Espadas é o Ar em movimento.

Hoje, acordei mais cedo do que o habitual e percebi algo de diferente e novo no ar. Os dias estão tão corridos que precisei abrir o facebook e ver as lembranças de 1 de fevereiro de anos atrás para perceber que hoje é celebração de Lughnasadh.

Para quem não sabe do que se trata, é um dos oito festivais de celebração da Roda do Ano, em português mais simples, é o primeiro dia do outono, que chegará ao seu ápice em 21 de março. E hoje, pelo menos aqui onde eu moro, pude respirar um ar outonal, sem sombra de dúvida!

O interessante desta conexão entre Príncipe de Espadas e o primeiro dia de outono são as características de mudança, movimento, vento fresco. Como se esta mudança de ciclo trouxesse junto com ela todas as mensagens surpreendentes do Príncipe de Espadas. Se levarmos em conta que hoje é quinta-feira, vamos entender que tudo isso pode ser veículo para expressão/acesso ao poder. Qual poder? O interior, claro... O verdadeiro poder gerador de todos os outros.

Aproveite o dia para expressar o que pensa, estudar, pesquisar, subir montanhas, sentir o vento fresco, debater ideias, fazer provas, andar de bicicleta... Ou simplesmente agradecer através das palavras, sons divinos, a colheita recebida. Feliz Lughnasadh!

A imagem veio de algum lugar do meu arquivo pessoal.