Roda da Fortuna

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Bom dia! :-)

Aqui em São Lourenço é dia da cidade. Acreditem ou não eu moro numa cidade que foi fundada no dia da mentira...rs Acho que isso faz parte da mística e do véu de maia que cobre esta cidade. De vez em quando, eu preciso me lembrar das energias que rolam por aqui, pois no dia-a-dia a tendência é olhar para os defeitos e limitações. Aliás, isto é uma rotina! Sempre que convivemos com algo ou alguém, existe uma tendência à crítica e acabamos por esquecer que pessoas, lugares e situações da nossa vida foram escolhas, de forma mais ou menos conscientes, mas foram escolhas. Sejamos gratos a nossas escolhas.

Hoje, temos uma dupla virada. Uma virada de ciclo, porque tiramos um Arcano Maior, e uma virada de energia, porque a Roda da Fortuna sempre fala de um momento em que coisas acontecem e transformam a nossa realidade.

Dentre os Arcanos Maiores, temos alguns que falam de mudança e transformação, cada um com sua característica própria. No caso da Roda da Fortuna, o agente da mudança é externo, ou seja, alguém ou alguma situação chega e traz uma novidade. A parte que nos cabe neste latifúndio é aproveitar da melhor maneira esta virada. Digo isso porque, muitas vezes, nos assustamos com mudanças e ficamos tão temerosos de sair da rotina e da zona de conforto, que fugimos da mudança, negamos a mudança ou começamos a vibrar de forma negativa. Isso não é legal.

Há anos, eu canto pra mim mesma aquele refrão "vamos pedir piedade, Senhor piedade, pra esta gente careta e covarde". Ok, às vezes eu canto pros outros também...rs Mas é fato que esta falta de coragem em relação à vida é um fator de estagnação que deve ser combatido.

Tenhamos jogo de cintura e flexibilidade para aceitar as novidades, porque vida é mudança e movimento. Enquanto estivermos vivos teremos que conviver com as mudanças e isso é muito bom, porque é sinal de evolução. 

Ótima sexta-feira de Vênus para todos nós, que provavelmente trará mudanças nas relações, nos amores e nos sentimentos. Não vamos esquecer que Vênus também fala de tudo aquilo que gostamos e damos valor, portanto, as transformações podem representar uma verdadeira renovação de prioridades.

A imagem veio daqui

7 de Ouros

quinta-feira, 31 de março de 2016

Bom dia! :-)

Depois de três dias agitados e repletos de aventuras (menos... menos...rs) hoje teremos um dia mais pacato, na verdade, um dia em que mais se espera do que acelera, mais se planta do que se colhe. Mas um dia tranquilo... Graças!

Pois bem, eu sei que estou parecendo a maníaca da mudança, mas é que é tão incrível a sequência de sincronicidades entre Arcanos e acontecimentos! Depois de tanta correria e stress, tentando imaginar como conseguiria realizar uma mudança em duas partes, sendo que a primeira seria amanhã, ontem eu recebi uma nova notícia: poderei fazer a mudança no dia 21 de abril e terei os quatro dias do feriadão para colocar a nova casa em ordem. Gratidão é a palavra!

Percebem como tudo isso que relatei está associado ao 7 de Ouros? Esta carta fala de algo que se planta ou constrói, com cuidado, com amor, dedicação. E que o resultado vem lentamente, demora um pouco a se manifestar, mas quando chega, ele é muito, muito bom!

Tenho pensado muito (pra variar) sobre as coisas que nos acontecem e como acontecem. Eu não escolheria mudar de casa neste momento. Na verdade, andava agitada e sobrecarregada de trabalho e preocupação, e tudo que eu queria era descanso. No entanto, analisando com calma a situação, vejo que esta mudança de casa já está gerando uma transformação. Em apenas dois dias mexendo no escritório, já retirei cinco bolsas de papel para o lixo, já separei coisas para doação, já reli escritos de uma Cláudia que acho que nem existe mais, já encontrei fórmulas de alquimias testadas e aprovadas, que já havia esquecido que um dia existiram. Diria que estou em processo... Um processo de limpeza profunda, que não pode acontecer quando voltei a morar nesta cidade, há dois anos, por algumas várias razões.

O 7 de Ouros é um Arcano de processo também... Mas este processo inclui trabalho. Não um trabalho qualquer! Mas um trabalho que é parte de nós, que é expressão da nossa capacidade de ação, construção, materialização. Esse Arcano tem uma relação profunda com o conceito de fertilidade e diante de tantas confusões e decepções que andam vagando pelo ar, a promessa de colheita é um bálsamo para todos nós! Que ela venha! Amém!

Ótima quinta para todos nós!

A imagem veio daqui




Ás de Paus

quarta-feira, 30 de março de 2016

Bom dia! :-)

E aí temos, então, uma grande curiosidade, praticamente um enigma a desvendar! Quando é que algo é planejado, logo em seguida nos vemos diante de uma oportunidade para, finalmente, aquela centelha inicial, que ainda não tinha aparecido surge? Mistééérios...rs

Bem, não vou entediá-los com meu épico de mudança de casa e estratégia com a imobiliária. Basta dizer que ontem, depois de um longo preparo psicológico, fui tentar negociar algumas questões e falei com outra pessoa na imobiliária. Descobri que tinha uma defensora, que lutou o quanto pode por mim e que me deu ótimas dicas que poderão contar a meu favor para ficar isenta da tal multa. Pois bem... A seguir, cenas dos próximos capítulos.

Mas vamos ao que interessa, que é o Ás de Paus!

Esta carta tem uma gama incrível de possibilidades. Ela é uma ideia brilhante, o começo de um projeto que tem tudo para dar certo. É energia vital que nos abastece e nutre. É paixão, desejo, tesão. É o fogo sagrado que anima nossos corpos e nossa vida.

Consigo pensar me mil possibilidades interessantes, levando-se em conta esta sequência de Paus que inicia a nossa semana. E todas as possibilidades me animam bastante. Parece que a vida retornou. Parece que o entusiasmo pela realização de pequenas até grandiosas coisas nos envolve.

Mas vamos focar no tema do dia: a comunicação. Nosso regente Mercúrio, que abençoa a quarta-feira, traz algumas conversas pra roda. A fala, os estudos, as viagens... Por acaso (ou não) farei uma pequena viagem hoje. Devemos, portanto, prestar atenção nas conversas que surgirem, ou mesmo nas viagens, porque elas podem representar o começo de algo importante ou, no mínimo, interessante. 

Que a quarta-feira seja proveitosa!

A imagem veio daqui

3 de Paus

terça-feira, 29 de março de 2016

Bom dia! :-)

Seguimos a sequência das cartas numeradas de Paus... Ontem, foi necessário criar um planejamento estratégico e por aqui ele envolveu muito trabalho interior, ligação para a homeopata, inclusão de um novo remédio para evitar uma crise de ansiedade. A razão? Terei que fazer a minha mudança antes do esperado. Não tenho mais um mês pela frente. Com sorte e estratégia, terei duas semanas.

Hoje, eu espero que venha a oportunidade, na conversa derradeira que terei na imobiliária que administra a casa onde ainda estou morando. Espero que possa chegar em um acordo com o mínimo de prejuízo possível.

Mas vamos lá falar do 3 de Paus!

Esta carta fala, basicamente, de oportunidades boas que surgem pelo caminho e da "sorte de principiante". Para quem não conhece o conceito, é o seguinte: toda vez que vamos fazer algo que nunca fizemos ou algo inusitado, repentido, não programado, contamos com um tipo de ajudinha extra. Podemos considerar isso como a mão do anjo da guarda ou algo assim.

O interessante é que no 2 de Paus nos preparamos tanto, organizamos ideias, criamos possibilidades hipotéticas... Nem sempre no 3 de Paus vamos realizar tudo exatamente de acordo com o planejado. Às vezes sim. Às vezes não. Mas seja lá de que forma a coisa acontecer, o resultado será positivo. Esta é uma carta que traz uma energia de abertura de possibilidades, as coisas parecem mostrar opções ainda não cogitadas, algo como "nossa! Por que não pensei nisto antes?".

Vamos aproveitar a energia do regente da terça-feira, Marte, para tomar decisões, avançar em um projeto, debater ou defender uma ideia ou plano. Mas, ao invés de deixar a energia guerreira sair na frente, com uma espada na mão, tenhamos a esperteza e a lucidez do 3 de Paus: ouvir mais, falar menos... prestar muita atenção em cada detalhe... Para somente depois finalizar com perspicácia! ;-)

Ótima terça-feira de oportunidades para todos nós!

A imagem veio daqui

2 de Paus

segunda-feira, 28 de março de 2016

Bom dia! :-)

Bem, depois de uma semana recheada de Arcanos Maiores, vamos começar esta nova semana com uma sequência de três cartas de Paus. Para mim, isto tem um significado profundo! É uma injeção de energia! Eu estou precisando, não sei vocês... Os Arcanos Maiores serão representados por duas cartas somente e ainda teremos mais duas cartinhas de Ouros colocando nossos pés no chão.

O 2 de Paus é um Arcano que fala de planejamento estratégico. Para quem vem acompanhando as postagens há algum tempo, isso faz muito sentido. Se temos ideias, precisando arrumar um jeito de colocá-las em ação e isso só acontece se houver organização e estratégia. O conceito de organização pode estar relacionado a Ouros/Terra e o conceito de estratégia, sem dúvida, a Espadas/Ar. No entanto, o 2 de Paus expressa esta mesma energia de uma forma muito interessante.

Aqui, não estamos lidando com uma forma tão prática de organização e nem com uma estratégia puramente racional. Não. No 2 de Paus temos as centelhas criativas devidamente direcionadas para a forma de utilizar uma grande ideia, temos um ponto de equilíbrio entre duas potentes energias, temos percepções, temos "sacações" que misturam a intuição com o olhar direcionado para a realização.

Neste Arcano, temos, claramente, a noção de que a inspiração só faz sentido se virar transpiração. É necessário algum esforço e um tanto de energia vital para que aquilo que foi lindamente idealizado possa se concretizar.

Certamente, já devo ter comentado por aqui a experiência de se gastar muito mais energia pensando sem realizar do que realizando, com todo o esforço físico que isso inclui. É extremamente desgastante pensar em algo, saber que algo precisa ser feito, mas ficar protelando, indefinidamente, essa realização, seja por insegurança, preguiça ou excesso de atividades. Portanto, mãos à obra!

Ótima segunda e ótima semana!

A imagem veio daqui

O Eremita

domingo, 27 de março de 2016

Bom dia! :-)

Antes de tudo, Feliz Páscoa, né? rs Há uns 30 anos não me considero mais católica, mas sempre gostei muito de algumas celebrações, sem falar nos ensinamentos de JC que servem não somente para cristãos, mas para toda pessoa de bom senso que pretende agir como um bom humano nesta terra de meu Deus. E Páscoa é renascimento! Páscoa sempre me faz sentir resgatando coisas que ficaram no passado para que haja alguma renovação. Na Páscoa, nos despimos do nosso antigo ego e aceitamos que somos seres em construção, capazes de nos transformar, reformar, transmutar para sermos algo melhor.

Ouço com muita frequência pessoas batendo no peito e dizendo coisas como "eu sou assim mesmo". É algo que costumo chamar de complexo de Gabriela (lembram da música?) "eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim". Não... Nós não somos assim... Ou isto aí não é o que somos. Provavelmente, "isto aí" é uma configuração com a qual nascemos, é o que nossos pais disseram que somos, é o que a sociedade exigiu que fossemos, é o que nossos companheiros e companheiras esperavam que fossemos... Quanto mais assumimos que somos capazes de mudar esta estrutura (ego) que chamamos de eu, mais teremos a capacidade de realizar isso concretamente.

Vocês estão entendendo porque eu gosto tanto da Páscoa?

Deus me livre de ser sempre a mesma coisa! Deus me livre de não poder mudar, me transformar, ser uma pessoa melhor! Eu brigo comigo mesma, muitas vezes, porque me considero uma pessoa entediantemente estável. E esta é uma guerra constante dentro de mim: amo transformação e mudança, mas preciso de segurança e estabilidade. Como faz? rs

Vamos aproveitar a carona da Páscoa para realizar este renascimento. Vamos aproveitar o Outono para deixar as folhas amarelas caírem. Vamos trabalhar o desapego ao que consideramos eu. E vamos abraçar este Eremita lindo, que não poderia sair em melhor hora, porque ele tem a lanterna, ele tem a luz que ilumina o caminho trilhado dentro de nós. Hoje, apesar de ser um dia de reunião com a família, é também um excelente dia para botar luz na nossa escuridão interior, para que possamos compreender os processos. Às vezes, morrer para o antigo eu e deixar o novo eu nascer pode ser difícil, até doloroso, mas é necessário... E como nascemos e morremos sozinhos, cá está o Eremita para nos lembrar disso.

Que o domingo de Páscoa seja de pleno renascimento!

A imagem veio daqui

O Sol

sábado, 26 de março de 2016

Bom dia! :-)

Olhem só quem veio nos visitar de novo nesta semana repleta de Arcanos Maiores. Depois da ponderação justa e da imparcialidade de ontem, hoje temos a oportunidade de ver o Sol brilhando (infelizmente, por aqui, só no Via e não no céu...rs), trazendo o seu calor, sua luz e capacidade de clarear as coisas.

Durante muito tempo, eu olhava para o Sol como sendo, basicamente, um Arcano de luz, calor, proximidade entre pessoas, um Arcano especialmente bom para relacionamentos afetivos e que traz energia vital e beneficia a saúde. Com o passar do tempo fui percebendo outros detalhes sobre este Arcano.

O Sol não somente traz a luz que clareia um ambiente, ele esclarece dúvidas e situações pendentes. Normalmente, aquelas coisas mal resolvidas durante tanto tempo. Ele também é um tipo de "abre caminhos", porque ele aponta a direção. Olhando para o céu e detectando onde o Sol nasce e onde ele morre, podemos localizar os pontos cardinais, temos uma bússola natural, capaz de nos orientar. Assim também é o Arcano 19, um tipo de guia para o caminho mais luminoso... Uma brincadeira de "chicotinho queimado", onde o que "está quente" é o que está mais perto do nosso objetivo.

Hoje é sábado, dia de regência de Saturno, dia em que colocamos nosso foco na vida profissional e nos projetos. A grande pergunta é: conseguimos trazer nossos projetos para a luz? Conseguimos colocar vida e energia no nosso trabalho? Não sei vocês, mas respondo por mim: Não. Não. E falo isso com um certo constrangimento. Há quase dois anos tenho projetos incríveis para colocar em prática e não consigo, como se tivesse uma âncora amarrada no pé. Ok, sei que com duas atividades profissionais e mais uma casa para dar conta é difícil mesmo fazer algo além do básico... E quando há tempo disponível, o cansaço é tanto, que acabo vendo um filme ou coloco o sono em dia. Mas as ideias são tão legais... Poxa! Tem horas que fico triste mesmo de não conseguir colocar isso pra funcionar. As duas coisas mais simples são: 1) curso online de Beleza e Saúde, com receitinhas, informações, práticas, incluindo desde aqueles ingredientes que existem em toda cozinha até a confecção de alguns fitocosméticos 2) Aula de tarot pela net, com material gravado em áudio ou vídeo, e espaço para esclarecer dúvidas. Conseguindo colocar estes dois projetos pra andar, eu já me dava por satisfeita por um bom tempo! Vamos ver se isto sai do reino da imaginação até o meio deste ano...

Convido vocês a fazerem o mesmo! Pensarem em projetos que não saem da gaveta, em cenários  profissionais que parecem impossíveis... Coloquem luz nisto! Coloquem calor nisto! Ando ponderando muito sobre esta coisa de viver uma vida que é sobrevivência, viver pra trabalhar e pagar contas, viver para cumprir compromissos. Não temos tempo para realizar sonhos, nem fazer o que gostamos, nem fazer nada (ócio criativo é vida!), nem estudar algo que não tenha a ver com trabalho mas com curiosidade e prazer, não temos tempo para viver a vida que queremos ter. Não vou me conformar com isso, jamais!

O Sol deste sábado nos convida a reformular e priorizar atividades profissionais e projetos, mas com alegria, prazer e um pouquinho de "realismo fantástico" também, porque a fantasia contribui muito para a criatividade. Quem se aventura?

Eu vou começar fazendo a minha parte. Peço, por favor, que os interessados nesses cursos comentem esta postagem colocando o nome do curso de interesse (Saúde e Beleza e/ou Tarot) e seu email. Assim, quando eu tiver organizado tudo com a estrutura dos cursos, valores e horários eu possa fazer contato, enviando as informações. Vamos fazer um movimento! Vamos aproveitar a energia do Sol para iluminar nossos sonhos!

A imagem veio daqui




A Justiça

sexta-feira, 25 de março de 2016

Bom dia! :-)

Mais um Arcano Maior para a nossa coleção desta semana! Ok, concordo com vocês que a Justiça em sexta-feira de amorzinho não é, exatamente, aquilo que se espera. Este é um Arcano que vibra uma energia de equilíbrio, mas um equilíbrio frio, imparcial, que tem bem pouco de delicadeza e quase nada de sentimento envolvido.

Mas vamos analisar tudo isso com calma...

A Justiça fala de situações em relação as quais temos poucas possibilidades de fuga. É algo que precisa ser vivenciado e, ao mesmo tempo, algo que vem na medida certa daquilo que construímos através do nosso livre arbítrio e das nossas atitudes.

Quem de nós possui o coração totalmente puro? Creio que ninguém! Quem chega neste ponto de evolução dificilmente permanece por aqui nesta dimensão de tantos conflitos. Recentemente, tive uma discussão sobre este tema com o namorado... Em que eu afirmava que não temos o direito de julgar os outros, porque nossos julgamentos são sempre tortos... Quando o erro é do outro, somos juízes rigorosos, quando o erro é nosso, temos sempre explicações e justificativas para agirmos daquele jeito. O ser humano é assim... Dois pesos, duas medidas. E por isso há muitos anos que não tenho a ousadia de julgar os outros. Prefiro focar nos meus próprios erros e tentar consertá-los.

A presença da Justiça em um dia regido por Vênus, nos dá pistas de que os relacionamentos serão o reflexo do que fizemos deles. Não vamos receber nada além e nem aquém do que oferecemos e isso é um tema para meditação muito profundo. Se reclamarmos do que estamos vivendo, é sinal de que somos responsáveis por isso e é melhor parar de tentar repassar a culpa para os outros.

Sempre que a carta da Justiça aparece eu costumo dar uma pausa, respirar fundo e pensar: qual é a parte que me cabe neste latifúndio? Pois o papel de juiz não é meu... Não é nosso... Ele pertence a esferas bem mais elevadas.

Que nesta sexta-feira de Vênus consigamos ser justos e que nossa colheita nos mostre que estamos trilhando o caminho que expressa a nossa essência.

A imagem veio daqui

Rainha de Espadas

quinta-feira, 24 de março de 2016

Bom dia! :-) Na verdade, boa tarde! rs

Tenho vivido meus dias tal qual a orientação do A.A.: só por hoje! Um dia de cada vez... Sem ansiedade, expectativa, sem pressa e, de preferência, aproveitando cada pequeno detalhe, cada alegria, cada nova descoberta. Isso tem sido meu dever de casa por esses dias.

Ontem, depois de um dia de trabalho cansativo (mas - graças! - sem stress extra), tive a oportunidade de celebrar o Outono, a Lua Cheia e o eclipse com o namorado e uma amiga-irmã. Existem pessoas que sempre que estão reunidas fazem a magia acontecer. Foi esse o caso... Com direito a comidinha especial, vinho e, claro, carteado de tarot.

Então, imaginem, depois que encerramos as celebrações, só me restou ir para cama e dormir, coisa que fiz com amor e dedicação...rsrs Por isso, cá estou eu, por aqui, começando a fazer a postagem no meio do dia...

O que temos pra hoje é a Rainha de Espadas! E quem se lembrar do que eu falei por aqui ontem, vai entender algumas coisinhas. Por exemplo, a parte da estratégica nas relações, nas falas, e também a necessidade de colocarmos nossa inteligência para funcionar de maneira eficaz. Esta moça costuma ser fera na argumentação e, olhando esta imagem, podemos imaginar porque. Ela tem o poder de concentração, ela medita, ela esvazia a mente e deixa que novas perspectivas surjam e se organizem de maneira clara.

Como hoje é dia do Grande Benéfico, entendo que o maior poder que podemos desenvolver hoje tem a ver com esta visão... Temos que adquirir poder sobre nossas mentes, discipliná-las, torná-las mais afiadas. Nada de nervoso, ansiedade, angústia, confusão... Não, não... Clareza de pensamentos e caminho livre para que novas percepções apareçam. Que assim seja!

Ótima quinta para todos nós!

A imagem veio daqui

Roda da Fortuna

quarta-feira, 23 de março de 2016

Bom dia! :-)

Olha mais um Arcano Maior aí, gente! Como eu disse antes, teremos vários mini-ciclos esta semana, muitos Arcanos Maiores apontando a mudança rápida de energia. A Roda da Fortuna é um Arcano que, por si só, fala de mudanças. Mudanças de ciclos, de fases e também mudanças que acontecem em função de fatores externos, que não dependem das nossas decisões.

É bom lembrar que hoje ainda estamos vibrando a energia do ápice do Outono e também estamos no ápice da lua cheia. Como se não bastasse isso, ainda temos um eclipse. O dia está "forte", digamos assim. Recomendo cautela nos estados emocionais..rs

Mas vamos analisar esta Roda da Fortuna em dia regido por Mercúrio...

A primeira coisa mais óbvia que podemos imaginar é que levando-se em conta que a comunicação é o tema da vez e que o Arcano do dia fala de reviravoltas que têm um agente transformador externo, provavelmente alguém virá nos contar algo significativo, que poderá gerar mudanças.

Uma outra possibilidade é que uma conversa, uma viagem ou um encontro sejam o elemento que vai disparar a virada. E fica no ar a pergunta: a virada será boa? A princípio, sim... Porque antes da Roda tivemos a carta do Sol. Mas como eu sei a carta de amanhã, eu diria que devemos analisar tudo que acontecer com muita ponderação, inteligência e estratégia.

A vida é assim... Não podemos esperar tudo perfeito de acordo com o nosso querer. E que chata seria a vida se só acontecessem coisas que programamos ou desejamos. Não haveria a surpresa, o aprendizado e nem a experiência tão reveladora de perceber que poderia acontecer algo ainda melhor do que aquilo que tanto queríamos.

Que a roda gire! E que possamos crescer a cada mudança.

A imagem veio daqui

PS: Não resisti e repeti a imagem de Roda que postei da última vez... É linda demais!

O Sol

terça-feira, 22 de março de 2016

Bom dia! :-)

Cá está o primeiro Arcano Maior da rodada desta semana! E começamos bem, não há como negar! Eu comecei a sentir esta energia solar ontem, no finalzinho da tarde, a sensação de que tudo começava a clarear e, ao mesmo tempo, uma percepção mais clara sobre meus próprios processos.

Talvez por isso tenha escolhido esta imagem... Não um Sol radiante, extrovertido, mas um Sol que brilha dentro de alguém que ainda está parcialmente adormecido. Esta imagem me representa.

O Sol é um Arcano que sempre traz positividade e abre os caminhos, mas, principalmente, proporciona uma dose extra de energia vital. Interessante pensar nisto porque a Força é outra carta que tem o mesmo efeito e nos visitou duas vezes no finalzinho da semana passada.

Como hoje estamos na terça-feira, sob regência de Marte, temos ainda mais doses de energia vital para chacoalhar os corpitchos...rs Pensando nisso, a primeira recomendação que me vem à mente é: fazer algum tipo de atividade física, preferencialmente próximo da natureza e/ou sob os raios do sol. Eu tenho sentido falta disso! Ironicamente, o Outono é uma estação que eu adoro, mas que sempre me traz uma necessidade maior de sentir o sol na pele.

Hoje, é um dia muito bom para olhar de frente os desafios e tentar traçar um roteiro de cada passo a ser dado. Não estamos falando de planejamentos estratégicos mirabolantes, estamos falando de coisas simples e práticas, que tenham a ver com ação, atitude. Vamos aproveitar cada minuto do dia para fazer aquilo que andamos empurrando com a barriga há tempos.

Boa sorte pra nós! ;-)

A imagem veio daqui

6 de Ouros

segunda-feira, 21 de março de 2016

Bom dia! :-)

Começo a postagem de hoje dizendo que depois de três dias seguidos com Arcanos Maiores (Força - Força - Hierofante) iniciamos uma semana em que teremos, em sete dias, cinco dias de Arcanos Maiores. Gosto de lembrar que sempre que este tipo de coisa acontece, normalmente, temos um período de transformações, movimentações. Às vezes, momentos tenso, às vezes simplesmente é hora de enxergar e viver a vida de outra maneira! Se não me falha a memória, a última vez que tivemos várias sequências de Arcanos Maiores seguidas foi em 2013, quando o povo foi às ruas para protestar. Como vocês veem, tudo isso não é mera coincidência. O Via Tarot pode expressar situações que eu (que abro e interpreto as cartas) estou vivendo, situações que vocês, que fazem parte da nossa egrégora estão vivendo, ou, ainda, algo maior, mais coletivo, uma energia que esteja pairando no ar e envolvendo mais pessoas.

A segunda-feira vem com o 6 de Ouros, carta que fala de generosidade e que costuma anunciar, em termos práticos, a chegada de ajuda bem clara e concreta. Quando olho para esta carta, penso em ajuda mútua, troca de favores, momento em que alguém surge com a solução de um problema ou quando nos oferecemos para resolver o problema de alguém.

O 6 de Ouros também é uma carta que traz a reflexão profunda sobre nossa capacidade de dar e receber. Isso pode parecer bobagem, mas não é. Tem horas que o mundo parece estar dividido entre as pessoas que só querem ganhar e as pessoas que só sabem se doar. É muito importante saber fazer as duas coisas e saber a hora ideal de fazer cada uma delas.

Quem está falando com vocês é uma criatura que até há alguns anos não sabia pedir um copo de água, nem se a pessoa em questão estivesse do lado da garrafa de água. Eu me levantava, andava a casa de ponta a ponta para matar a minha sede. Com o tempo, fui aprendendo a pedir. Até porque a via deve ser de mão dupla, se eu tantas vezes ofereço minha ajuda aos outros, por que não tenho direito de pedir também?

Como estamos na segunda-feira, regida pela Lua, talvez esta ajuda chegue de forma - aparentemente - mágica. Pode ser algo material, concreto, pode ser algo menos óbvio. De qualquer foirma, a generosidade estará presente. E isso é muito bom!

Ótima segunda para todos nós!

A imagem veio daqui

O Hierofante

domingo, 20 de março de 2016

Bom dia! :-)

Primeiramente, feliz ápice do Outono! Ou ápice da Primavera, para os amigos e amigas que moram no Hemisfério Norte! Hoje chegamos ao ponto máximo de equilíbrio entre dias e noites, a partir de agora, aos poucos, as noites vão se tornando maiores, já nos encaminhamos para o Inverno.

Estamos no ciclo das colheitas, período em que avaliamos o que foi plantado e o que foi colhido. É tempo de reservar energias para o Inverno. Nas sociedades primitivas, isso era feito através do armazenamento de comida. Atualmente, podemos ser mais sábios em relação ao tanto de energia vital que gastamos.

Achei bem interessante tudo isso acontecendo depois de dois dias de Força. Foi como se primeiro acumulássemos forças para depois chegarmos ao Hierofante, protegidos, seguros, abençoados.

O Arcano 5 é, basicamente, a carta de proteção. Seja espiritual ou material. Este Arcano comanda o portal que liga o mundo espiritual ao mundo material, então hoje temos mais uma razão para acreditar (além de estarmos no equinócio) que o mundo "de cá" e o mundo "de lá" estão mais conectados. Portanto, é um excelente momento para rituais. Por aqui, faremos nosso ritual com o coven na quarta-feira, véspera do feriadão, no alto da montanha e debaixo de uma lua cheia. Promete!

Vamos aproveitar o domingo de regência solar para iluminar tudo que construímos até aqui, agradecer e planejar o que vamos construir a partir de então. Que as bênçãos do Grande Sacerdote recaiam sobre nós.

A imagem veio daqui

A Força

sábado, 19 de março de 2016

Bom dia! :-)

Confesso meus pecados...rs Confesso que não corri muito para fazer a postagem de hoje, levando-se em conta que o Arcano do dia se repetiu. Isso quer dizer que continuamos na mesma frequência, na mesma energia, só que em um outro "ambiente", digamos assim.

Ontem, o ambiente era o das relações e do amor. Hoje temos o ambiente do trabalho, dos projetos e de tudo aquilo que queremos estruturar, organizar. Vou me esforçar ao máximo para colocar esta Força vibrando a favor desses temas, porque estou precisando mesmo!

A vida é engraçada... Certos momentos nos levam para um tipo de equilíbrio e realização, enquanto outros nos levam para as dúvidas, frustrações e medos. E me impresssiona como conseguimos pular de um para o outro com tamanha rapidez. Até outro diz eu estava ótima, sentindo que tudo fluía maravilhosamente. O tempo passou, duas coisas ruins aconteceram pelo caminho e parece que despenquei nos domínios de Thanatos...rs A vida ficou cinzenta e sombria e eu só queria dormir. Tudo isso, a fase boa e o momento gótico, aconteceu em oito dias. Incrível! rs

Pois bem... Mas a Força está aqui para mostrar que a coisa não é tão simples assim, as pedras não são mais fortes que a nossa vontade de seguir em frente e retornar ao sentimento de confiança e determinação. Por isso, ontem uma Força envolveu nosso coração e nossas relações e hoje outra Força vem para resgatar a energia vital que serve de combustível para colocarmos nossos projetos em ação.

Força, foco e fé! Não é assim? Então que assim seja! :-)

Ótimo sábado para todos nós!

A imagem veio daqui


A Força

sexta-feira, 18 de março de 2016

Bom dia! :-)

Vocês conseguem imaginar a minha alegria diante deste Arcano? Além de a Força ser sempre bem-vinda, neste momento ela resgata a energia vital que havia sido perdida há um tempinho. Estamos virando um ciclo, estamos mudando de energia. Que os deuses de todos os panteões nos abençoem! rs

Eu poderia vir aqui hoje e falar um monte de coisas profundas sobre este Arcano. Podia mesmo... Mas não vou! :-) Eu vou ter a cara de pau de pegar só o lado mais gostoso de termos a carta da Força por aqui em plena sexta-feira de amorzinho.

O Arcano 11, é sempre bom lembrar, fala da força sutil, do poder feminino, da postura mais diplomática diante de um embate. Ao invés de puxar briga, arrumar treta, a moça (reparem na imagem ao lado) está deboas com o leão, ganhou até uma lambida! Existe aí muito da inteligência do óbvio: o leão é mais forte que a mocinha, numa briga ele certamente seria o vencedor. Mas se pararmos para pensar, é comum ver por aí muitas pessoas inteligentes que não conseguem seguir esta linha de raciocínio e se metem em brigas que já estão perdidas desde o nascimento.

Mas existe um aspecto da Força sobre o qual pouco se fala, o que, aliás, é uma pena!

Esta carta está muito associada à sexualidade e vamos nos lembrar porque... Temos o leão, representando o aspecto animal, e a mulher, representando a humanidade em seu aspecto mais delicado (refinado? rs), o aspecto feminino. A ideia central da carta é a capacidade de superarmos nossos instintos em função de nossas características mais "evoluídas" (com todas as aspas necessárias). Mas com isso não estamos fazendo com que os instintos desapareçam. Eles continuam ali. E será esta dança da mulher com o leão e a forma de equilibrar instinto e sutileza que nos dará a forma exata da sexualidade (e/ou a sensualidade) que cada um terá a condição de expressar.

Se juntarmos tudo isso com a influência venusiana da sexta-feira os resultados tendem à delícia! ;-)

Aproveitemos pois... porque depois desta semaninha sem vergonha, nós merecemos!

A imagem veio daqui

8 de Copas

quinta-feira, 17 de março de 2016

Bom dia! :-)

Entenderam o que eu quis dizer com "altos e baixos"? Pois bem... Ontem foi um dia muito bom! Encontrei minha médica homeopata querida, que cuidou do meu filho quando pequeno e de mim quando tive crises de ansiedade. Além de médica competente, é um ser humano muito especial. Mesmo! Só conversar com ela já melhorou meu estado de espírito. Agora, com remedinhos comprados, começo hoje o processo de cura. O diagnóstico? Estafa! Claro! rs

E foi analisando as razões de chegar neste ponto de desgaste, misturando isto com a histeria coletiva do Facebook por conta da política nacional (independentemente do posicionamento político, tenho me assustado muito com a agressividade das pessoas) e realizando uma pesquisa sobre o Arcano de hoje que consegui captar e compreender algumas coisas em relação ao 8 de Copas ainda não muito debatidas por aqui.

Vou relacionar conceitos encontrados em diversos livros e sites para que vocês possam compartilhar desta reflexão:

*As imagens tradicionalmente (ao contrário da imagem escolhida..rs) mostram um ambiente sombrio, onde não se tem a possibilidade de enxergar as coisas com clareza;

* Há uma certa instabilidade emocional com tendência à melancolia;

* Tendência a choramingar suas mazelas, colocar o centro de todos os problemas no próprio umbigo e questionar sacrificios e injustiças, sempre sob a sua ótica e a percepção do seu sofrimento;

* Fantasmas, medos, obsessões, normalmente com referências de fatos passados;

* Falta uma certa organização mental e emocional;

* Reclama seus desejos, mas não consegue ter estrutura para alcançá-los;

* Falta força física para sair de onde está sem ajuda externa;

Ou seja... O 8 de Copas é bem mais do que aquela carta em que fazemos um mergulho para dentro em busca de explicação para o que estamos sentindo. Mas costumo dizer que esta é uma carta de cura e, portanto, para se alcançar a harmonia curativa há que se passar pelo Hades antes. ;-)

Que possamos realizar este processo com consciência e lucidez, amém.

Ótima quinta para todos nós!

A imagem veio daqui

Ás de Ouros

quarta-feira, 16 de março de 2016

Bom dia! :-)

Não vou me prolongar nas explicações, mas o 8 de Espadas de ontem foi, pra mim, muito mais do que uma simples dúvida. Foi uma bomba daquelas! Um tipo de "pegadinha do destino", aquela cereja azeda em cima do bolo mofado! rsrsrs O negócio ficou tão feio que fui recepcionada pelo meu filho, quando cheguei em casa, com um jarrinho com flores em cima da mesa, um pedaço e torta e um mate... E um abraço do tipo "ah, mãe, relaxa... Tudo vai melhorar". Esse tipo de coisa que me faz agradecer sempre, apesar das adversidades pelo caminho.

Mas vamos lá falar do Ás de Ouros que é coisa-mar-linda-de-deus!

Sempre que falamos de um Ás estamos falando de um começo ou recomeço de algo. Os Ases marcam o início de uma nova fase, o momento em que se reune energia (no caso, uma energia relacionada ao elemento terra) para dar passos em uma determinada direção.

O dia é quarta-feira, dia da semana regido por Mercúrio, em que colocamos nosso foco na comunicação, nas palavras e - por que não incluir aí? - nos estudos. Com este Ás de Ouros temos o começo de alguma negociação ou diálogo, o início de um texto escrito (ou planejamento) e podemos ter também o início de um curso, pesquisa ou estudo autônomo.

O importante ao olhar para o Ás de Ouros é a percepção de que não é algo superficial ou "fogo de palha". Trata-se de um caminho que tem tudo para se firmar e estabilizar, resultando na materialização, na construção de algo importante que se queira.

Eu estou agradecendo antecipadamente a presença desta lindeza nesses dias tão estranhos. Amém!

Ótima quarta para todos nós!

A imagem veio daqui

8 de Espadas

terça-feira, 15 de março de 2016

Bom dia! :-)

Assim que eu olhei para a carta de hoje, me veio uma música do Charlei Brown Jr. na cabeça: "Mantenha a dúvida". E eu fiquei sorrindo para o monitor, cantarolando o início "Me dê motivos prá sonhar ou deixe-me só Pra pensar, como seria bom se fossemos livres de verdade " Seria muito bom, né? Se fossemos livres de verdade...

Muitas vezes, ter a possibilidade de escolher não quer dizer, necessariamente, ter liberdade. E isso é um tema filosófico para meditar hoje!

O 8 de Espadas é o Arcano da dúvida! Fico me perguntando se o tarot está falando comigo ou para o planeta inteiro...rs Tenho muitas dúvidas neste momento! Em relação a várias coisas da minha vida. Fora isso, tem a dúvida coletiva, né? As pessoas parecem, de um modo geral, tão perdidas. Não sei se as pessoas que acham que sabem o que querem estão em melhor situação do que as que admitem que não sabem muito bem.

Como hoje é terça-feira de Marte, a regência que nos propõe tomar decisões, o 8 de Espadas chega logo e avisa: "hoje, não". Hoje, não é o melhor dia para se tomar uma decisão. Aliás, esta semana estamos com altos e baixos de segurança e dúvida até quinta-feira. A partir de sexta as coisas parecem tomar um rumo bem melhor, inclusive com a presença de Arcanos Maiores.

Conselhos? Paciência, calma e tentar deixar a mente mais sosssegada. A energia do 8 de Espadas costuma colocar a cabeça em um turbilhão! É fundamental sair desta vibração. Para isso, vou ajudar vocês com um conto zen.

O TIGRE E O MORANGO

Certa dia, Buddha contou a um jovem que parecia desesperado:

Há algum tempo atrás, um homem que estava a caminhar pelo campo encontrou um tigre. Assustado, ele começou a correr e o tigre correu atrás dele.

Aproximando-se de um precipício, o homem pegou nas raízes expostas de um arbusto selvagem e pendurou-se, precipitadamente, para baixo. O tigre o farejava-o acima. Tremendo de medo, o homem olhou para baixo e viu, no fundo do precipício, outro tigre à sua espera. Apenas a raiz do arbusto o sustinha.

Porém, ao olhar para a planta viu dois ratos, um negro e outro branco, que estavam a roer aos poucos a raiz. Nesse momento, os seus olhos descobriram no arbusto um belo morango, ali mesmo ao seu lado. Aí, o homem segurou a raiz só com uma mão, e com a outra pegou no morango e comeu-o.

"Que delícia!" - disse ele.

Ótima terça para todos nós!

A imagem veio daqui

Princesa de Ouros

segunda-feira, 14 de março de 2016

Bom dia! :-)

Depois de um domingo bem agitado, começamos a semana mais tranquilos, pelo menos eu espero... Além de todo o stress particular vivido por mim desde a sexta-feira (e que não terminou porque pensar em mudança é algo que gera stress também), tivemos os tais ânimos alterados no Facebook, nas ruas e em todo lugar. Eu confesso a vocês que independentemente de posicionamento partidário e/ou político o nível de agressividade das pessoas anda me assustando. 

Quem acompanha meu perfil pessoal do Face teve a oportunidade de ver uma postagem em que coloquei de forma resumida o que penso e pedi para os que concordassem curtissem, apenas para que eu tenha consciência de como pensam meus amigos. Nem por um momento mexi com ou chamei os que discordam, exatamente por saber que este povo anda sensível demais. Mas, como disse minha cunhada, parecia que eu tinha chamado pra briga! Um horror! 

Como as pessoas estão reativas! Como elas se apressam em lançar suas verdades como se fossem a única verdade e como se todos que discordam ou são ignorantes ou são bandidos (provavelmente, algum petista ladrão que se beneficia com o governo). Como eu não sou nem ignorante, nem petista e muito menos ladra, fico assustada com este tipo de postura vinda de pessoas que me conhecem, muitas delas são amigas de muitos anos.

Mas, enfim... Isso foi só um desabafo... Passou! Passou! rs

Vamos para a lindinha da Princesa de Ouros!

O Arcano de hoje fala de coisas bem concretas. A importância do trabalho pelo trabalho, o gosto pessoal em realizar algo. Aqui não temos a ambição, não estamos trabalhando em algo já de olho no que vamos receber mais adiante. Não. A Princesa de Ouros fala do amor pelo trabalho, da sensação de estar expressando ali o que se é: "o que eu faço é a expressão do que eu sou neste mundo material". Ela também é o começo de um processo que tem tudo para se concretizar, criar bases, estruturas.

Vamos juntar todas estas definições da Princesa de Ouros com a regência lunar da segunda-feira e temos um convite claro para que façamos algo de concreto em termos mágicos e/ou espirituais. Um ritual de sintonia com a Natureza (inspirado na imagem escohida) pode ser algo bom. Plantar uma semente ou muda com uma intenção determinada sempre foi um dos meus rituais do elemento terra preferidos! Um questionamento interessante é o seguinte: como vivencio a espiritualidade e a magia de forma prática? Hmmm... algo a se pensar!

Que a segunda-feira seja realizadora!

A imagem veio daqui

6 de Paus

domingo, 13 de março de 2016

Bom dia! :-)

Hoje, encerramos por aqui uma semana (a semana de Arcanos do Via Tarot começa na segunda e termina no domingo) de desafios. Lembrei por diversas vezes de um episódio de Star Trek (o primeirão) em que nossos heróis foram confrontados com seus maiores medos. Sim! O inimigo era uma consciência planetária que criava alucinações e cada um via o seu pior pesadelo, seu maior medo acontecendo. E para que tudo voltasse ao normal bastava tomar consciência de que era tudo uma ilusão.

Pois bem, se o filósofo Leandro Karnal lesse o que vou escrever agora, ele teria surtos, mas vou escrever mesmo assim, levando-se em conta que eu duvido muito que este admirável filósofo visite um blog de tarot...rs

O mundo descrito neste episódio de Star Trek, apesar de fictício, não me parece estar tão longe de descrever a realidade do mundo em que vivemos. Esta afirmativa pode parecer um absurdo total para quem acredita que a realidade se restringe a três dimensões e a boa e velha descrição do materialismo. no entanto, desde aquela história de que onda vira partícula e partícula vira onda, que eu já desconfio de muitos conceitos, aparentemente óbvios.

Creio que o mundo que enxergamos com olhos físicos seja a repercussão de uma constante oscilação de possibilidades. O mundo não é... Ele está sendo a cada segundo, é um constante recriar-se, e dentro deste processo novos ingredientes podem aparecer ou antigos desaparecem. E alguns pesadelos podem surgir se estivermos emanando esses medos e desaparecer, se trabalharmos estes medos dentro de nós.

Tudo isso para explicar que a semana com um Mago, dois Loucos e um Carro foi um teste e tanto de desconsiderar e enfraquecer fantasmas, pesadelos e medos. Porque seguimos em frente ao invés de afundarmos e nos afogarmos em nossos próprios temores.

Pois bem, depois disso, tivemos a preciosa sequência de: Rainha de Paus, 10 de Copas e, hoje, 6 de Paus. Vencemos!!! Superamos os desafios e obtivemos resultados a nosso favor. Sim - se alguém ainda se lembra da história da minha casa para alugar - os proprietários me aceitaram e eu tenho como atender às exigências deles. Devemos sentar para conversar e nos conhecer ou hoje ou amanhã. E eu vou me mudar para a casa que tem o quintal mais mágico dentre todos que já tive e estou com meu coração vibrando plena alegria! Eu sinto que as ervas me chamaram da forma mais concreta possível! E mais um detalhe: terei espaço físico para fazer consultas em casa e para criar meu laboratório também. Uhu! :-)

Há cerca de uns três meses, totalmente confusa sobre o que deveria fazer em relação a moradia, pedi aos deuses um sinal: deveria meter as caras e tentar financiar uma casa? deveria continuar onde estou? deveria alugar outra casa? Tentei o financiamento... tinha como, mas não tinha uma casa que prestasse. Tentei continuar e a proprietária praticamente me enxotou... E lá está a casa para onde devo ir... Na verdade, ela estava me rondando há pelo menos dois meses, mas eu me fazia de desentendida. Os sinais precisaram se intensificar pra minha ficha cair. E caiu! Vitória! Sucesso! Conquista! O 6 de Paus pra vocês e pra mim!

Bom domingão para todos nós!

A imagem veio daqui