A Temperança

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Bom dia! :-)

Mal posso crer no que vou escrever agora e que ainda não tinha notado: já estamos no meio do ano e a minha querida Temperança ainda não tinha aparecido por aqui! Como pode? rs

Então vamos observar o óbvio. A presença da Temperança por aqui nos mostra que este pode ser um momento especialmente equilibrado e harmonioso, provavelmente, resultante de tantos desafios surgidos desde o começo do ano, que foram bem administrados. Eu poderia falar horas sobre isto! rs Minha vida virou de cabeça pra baixo entre começo de março e final de abril e depois começou a entrar nos eixos. De lá pra cá, tudo tem estado muito, muito bem.

A Temperança é injustamente considerada a carta que pede calma e paciência. Não que ela não peça, não que ela não queira que sejamos pessoas mais equilibradas e pacíficas... Mas ela é muito mais do que isso.

Este Arcano representa a alquimia interior, a magia e a transmutação. Ele mostra que somos capazes de coisas incríveis quando entendemos os processos interiores e quando lidamos com as energias com sabedoria. A Temperança também é uma carta de cura naquele sentido mais amplo, que envolve corpo, mente, emoção e espírito.

A melhor dica para esta quinta-feira regida pelo Grande Benéfico Júpiter é perceber com atenção (e coração) a grande magia que nos envolve diariamente e nas coisas mais simples. Perceber e interagir com a magia da vida já é, por si só, um grande processo alquímico.

Também podemos nos deparar com situações de sorte e sincronicidade, o momento em que tudo começa a se encaixar harmonicamente. Aproveitemos pois! ;-)

Ótima quinta para todos nós!

A imagem veio daqui

2 de Ouros

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Bom dia! :-)

O 2 de Ouros é um Arcano que possui grande diversidade de imagens espalhadas pela net. Já percebi que algumas cartas são mais divulgadas do que outras... Mas o que acho curioso neste caso são representações tão diferentes umas das outras, tendo como foco - de um modo geral - um símbolo: a lemniscata. Pra quem quiser se aprofundar um pouco, é só seguir o link... Mas, basicamente, estamos diante do símbolo do infinito.

Uma outra característica que percebo na maior parte das imagens do 2 de Ouros é a indicação de movimento. Reparem... Joguem no Google e notem que sempre temos uma referência de movimento. E por que isso é curioso? Porque estamos no naipe de Ouros, cujo elemento (terra) costuma ter uma energia mais parada, estável, estruturada. Temos, portanto, uma carta que fala da possibilidade de estabilização a partir da mudança, dentre outras coisas.

A primeira pergunta que devemos nos fazer é: o que precisa ser mudado? Depois é possível aprofundar: por que não mudo isto? O que faz resistência dentro de mim? Se eu quero resultados diferentes, porque continuo agindo da mesma forma? Estou preparada para uma mudança maior ou sempre prefiro ficar na minha zona de conforto?

O que o 2 de Ouros mostrou pra mim até hoje em termos bem práticos é que quando ele aparece somos chamados a mudar. Mais além... Quando ele aparece devemos mudar algo, em termos práticos, da nossa vida. E cada passo que dermos na direção da mudança maiores serão os passos da mudança em nossa direção. É preciso ter, inclusive, um tanto de jogo de cintura e flexibilidade para lidar com mudanças mais amplas ou mais profundas que podem surgir.

Talvez, uma das coisas mais irônicas do comportamento humano seja o fato de vivermos um tempo de stress contínuo, correria, transformações e, ao mesmo tempo, fazermos tanta resistência às mudanças, sermos tão apegados ao que já conhecemos. Quem explica? rs

Pois bem, vamos pegar carona neste 2 de Ouros e juntar com a energia de Mercúrio, regente da quarta-feira: o que devemos mudar em relação a nossa comunicação? Qual a mudança concreta que devemos operar em nossa auto expressão?

Tema para meditação! ;-)

Ótima quarta para todos nós!

A imagem veio daqui

O Julgamento

terça-feira, 28 de junho de 2016

Bom dia! :-)

Hoje, resolvi inovar na imagem do Julgamento. Nada de trombetas e mortos saindo das tumbas (cruz-credo! rs), ao invés disso, temos uma menina nos oferecendo uma avelã. Ainda estamos dentro do contexto do Arcano, afinal de contas o que se planta é o que se colhe.

Quando falamos de Julgamento, também falamos de causas e consequências. E isso é interessante porque um pouco antes de iniciar esta postagem estava conversando sobre o famoso karma. Enquanto algumas pessoas preferem olhar pra ele como um sofrimento a ser vivenciado (provavelmente porque se fez algo ruim em outras vidas), eu prefiro olhar para ele como um professor que nos diz "vai errar de novo o mesmo erro? Ou já aprendeu a mudar a sua conduta?"

Nós temos escolhas... Não o tempo todo, nem sempre do jeito que gostaríamos, mas temos. Creio que a diferença é que gostaríamos de escolher o destino como se estivéssemos diante de uma vitrine, e na vida real as escolhas são interiores (como sentir? como pensar? como agir?) Mas são essas escolhas interiores que resultarão em situações exteriores bem práticas. Pelo menos é nisto que eu acredito!

Hoje é terça-feira, dia de regência marciana, cheio de querer! rs Cheio de atitude e decisão. A sabedoria nos mostra que escolhas e decisões ajuizadas nos levam a um destino mais generoso. E por tudo que o Julgamento nos diz, existe a possibilidade de termos uma chance de resolver algo que ficou meio perdido para trás, algo mal resolvido, pendente, preso no limbo...rs Este Arcano costuma aprontar este tipo de coisa. E é bom que saibamos aproveitar tais momentos para resolver o passado, harmonizar o presente e limpar o caminho para o futuro.

Sigamos pois...

Ótima terça-feira para todos nós!

A imagem lindinha veio daqui


Rei de Copas

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Bom dia! :-)

Como sempre, vou me guiando pelo que acontece por aqui para conseguir entender os processos dos Arcanos. E, confiando no que sempre acontece nestes quase nove anos de postagens, imaginando que de uma forma repleta de magia e sincronicidade o que acontece por aqui se encaixa com o que acontece por aí.

Ontem, depois de muito refletir sobre tudo que sonhei, procurei um amigo que é sacerdote e entende bem do assunto para que ele pudesse me dar alguma luz. A conversa foi boa e ele disse que iria procurar alguém que pudesse me orientar mais de perto.

Pois bem... Apesar de o Rei de Copas ser visto mais como uma expressão do amor no aspecto masculino ou ainda um homem com quem nos relacionamos ou vamos nos relacionar, tradicionalmente, ele também pode ser o sacerdote, o líder ou conselheiro religioso. Acredito, diante deste Arcano, que meu amigo trará uma solução interessante no dia de hoje.

Como segunda-feira, regida pela Lua, também é um dia em que colocamos o foco na espiritualidade e na magia, o Rei de Copas cresce na sua imagem de religioso. Minha dica para vocês é que façam esta conexão espiritual e mágica com algum orientador espiritual ou mesmo com algum ser espiritual (protetor, guia, anjo da guarda...)

Eu costumo falar e vivenciar a espiritualidade de forma não muito personalizada, ou seja, penso no Grande Espírito como o criador de todas as coisas e a centelha divina vinda dele como o canal das ideias e das manifestações. Mas tenho lá meus queridinhos... alguns deuses e deusas de diversos panteões, São Miguel Arcanjo, cabocla Jurema, sereias, fadas... Eu sinto que hoje é dia de personalizar! Chamar pelo nome, oferecer mimos, ter um momento de prosa sincera com o ser espiritual amigo... Hoje é dia de agradecer a esta galera que tanto nos ajuda, hoje é dia de falar "poxa, valeu mesmo! Você faz toda a diferença na minha vida!" Vamos expressar o amor que sentimos por eles.

Então... Vamos?

Ótima segunda-feira para todos nós!

A imagem veio daqui

2 de Paus

domingo, 26 de junho de 2016

Bom dia! :-)

A madrugada foi movimentada por aqui, com sonho mágico e, me parece, premonitório. Coisas boas? Sim, coisas boas... Mas a questão é: o que fazer? Vocês já passaram por isso? Tive um sonho envolvendo questões espirituais e mágicas, fiz uma conjuração de proteção em uma língua que não conheço, falei uma palavra em especial e afirmei que "aquilo está na minha origem" e depois de procurar no Google descobri que a palavra citada existe e nomeia uma sociedade secreta feminina antiga. Este é um bom exemplo dos efeitos prolongados do Príncipe de Espadas = comunicação, palavras, línguas, fala.

Hoje, o domingo regido pelo Sol e voltado para o autoconhecimento parece perfeito para trabalhar com todas essas informações. Especialmente porque temos por aqui o 2 de Paus, que é a carta do planejamento estratégico, ou seja, uma energia que nos pede pausa e reflexão para lidar com uma ideia, inspiração ou conexão espiritual.

Na imagem escolhida temos um efeito espelho, que mostra a importância de percebermos com atenção as conexões que surgem pelo caminho como projeção de algo interior que existe em nós. Aquela pergunta que não quer calar - quem somos nós? - parece estar vibrando de uma forma mais intensa hoje. A importância de conhecer nossa essência está tanto na descoberta do que viemos fazer por aqui, quanto na compreensão de nossos talentos e limitações para que possamos administrar melhor nossas reações ao que nos cerca.

O planejamento estratégico em pauta envolve a percepção de quem somos em essência para que saibamos mais sobre o caminho e o caminhar. Que tenhamos sabedoria para utilizar tais informações da melhor forma possível. Que assim seja!

Ótimo domingo para todos nós!

A imagem veio daqui

Príncipe de Espadas

sábado, 25 de junho de 2016

Bom dia! :-)

Vamos por partes... Até porque o sábado é o dia em que me permito acordar tarde e fazer tudo lentamente, como meu organismo pede na parte da manhã. Recapitulando: ontem, viramos o ciclo e agora ele tem o tom dos Enamorados. Isso quer dizer que teremos um ciclo de escolhas e decisões que devem ser feitas com sabedoria e amor.

Ontem, aconteceu um fato que ilustra com perfeição os Enamorados na sexta-feira de Vênus. Ao chegar no trabalho, a diretora da escola me chamou para a sua sala. Havia uma questão a ser resolvida e eu não sabia como fazer... Em julho teremos recesso na segunda quinzena, e eu e meu colega de secretaria vamos revezar. Só que eu faço aniversário na segunda semana do recesso e ele vai tirar férias em agosto, então queria também a segunda semana do recesso. 

Normalmente, costumo ceder sempre que surgem questões assim. Às vezes, ele vem com uma situação em que prefere fazer o trabalho de um jeito e eu nem discuto (apesar de preferir fazer de outro), porque eu sou flexível, consigo lidar com isso a maior parte das vezes, mas desta vez... Então, fui até a diretora e falei: desculpe, vou jogar a batata quente pra você... Porque eu realmente não quero abrir mão de não trabalhar no meu aniversário. Então, se você mandar eu trabalhar, eu trabalho, né? Mas se eu tiver escolha, não quero não. E ao invés de fazer um sorteio, ela agiu como os Enamorados, fez a escolha sábia com o coração. E assim ficou: o meu auxiliar tira a segunda semana, para emendar com suas férias... e eu trabalho a segunda semana, mas não trabalho no dia do meu aniversário, a sexta-feira, e este dia compensará umas horas que andei trabalhando a mais. Todos felizes! :-)

Hoje, sábado com regência de Saturno, temos um Príncipe de Espadas que, provavelmente, dará um tom mais comunicativo e mental à energia dos Enamorados. Gosto sempre de lembrar que Saturno não é o bicho papão, ele pode, por exemplo, falar de compromisso, responsabilidade, estabilidade. Ele é a contração (enquanto Júpiter é a expansão) e sem ela tudo se diluiria, expandindo indefinidamente.

Temos para o dia de hoje algumas dicas: 1) saia de casa e movimente-se (tá bom... tá bom... affff...rsrs) 2) converse, dialogue, estude ou leia 3) planeje ou elabore mais um pouco alguns projetos 4) procure não discutir ou falar demais, mantenha-se deboas, please! ;-)

Ótimo sábado para todos nós!

A imagem veio daqui

Os Enamorados

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Bom dia! :-)

Olha a mudança de ciclo aí! Cada vez que aparece um Arcano Maior por aqui, mudamos de ciclo. Agora começamos a vibrar uma energia mais amorosa, sensível e prazerosa, e é muito auspicioso que ela chegue, exatamente, em uma sexta-feira de Vênus.

Tradicionalmente, os Enamorados falam de saber fazer escolhas sábias, baseadas no coração. Este Arcano é a expressão da maturidade emocional, que envolve tomar decisões menos baseadas em paixão e mais baseadas em uma percepção amorosa bem mais profunda.

A dica do dia é óbvia: se surgir a necessidade de tomar uma decisão, leia o parágrafo anterior, reflita e decida-se. É um bom caminho.

Como vocês podem perceber, não estou muito para raciocinar e nem para escrever, estou sentindo apenas... Se é que sentir é apenas. Portanto, resolvi trazer as palavras de Safo para compartilhar para vocês.

Degustem!

"Semelhante aos deuses parece-me que há de
ser o feliz                              
mancebo que, sentado a tua frente, ou ao teu
lado,
te contemple e, em silêncio te ouça a argêntua
voz
e o riso abafado do amor.Oh, isso-isso-só é
bastante
para ferir-me o perturbado coração, fazendo-o
tremer dentro do peito!
Pois basta que, por um instante, eu te veja
para que, como por magia, minha voz emudeça;
sim, basta isso, para que minha lingua se
paralise,
e eu sinta sob a carne impalpável fogo
a incendiar-me as entranhas.
Meus olhos ficam cegos a um fragor de ondas
soa-me aos ouvidos;
o suor desce-me em rios pelo corpo, um tremor
(...)"

Que a sexta seja doce!

A imagem veio daqui

9 de Paus

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Bom dia! :-)

Já comentei por aqui algumas vezes que existem alguns Arcanos que são agraciados com imagens maravilhosas! Coloquem no google ou pinterest "3 de Copas", por exemplo, e verão uma quantidade incrível de imagens de tirar o fôlego! O 9 de Paus não se encaixa neste padrão... É preciso um certo esforço para encontrar uma imagem que valha a pena.

A partir deste pensamento breve, comecei a desenvolver outras reflexões: são dois processos... no primeiro, a inspiração do artista que desenha o tarot e no segundo as pessoas que compartilham a imagem na net. Então, será que o 9 de Paus é uma carta que não traz muita inspiração? Ou que não motiva as pessoas espalharem esta energia por aí?

Sempre que olho para o 9 de Paus, penso em disciplina, penso em uma energia que tem tudo para dar certo e funcionar, mas precisamos colocar nossa disciplina para funcionar, precisamos organizar ideias e definir prioridades. Parece que isso não é atraente para a maior parte das pessoas...rs

Pois bem... Mas hoje eu vou contar um pouquinho mais da história e talvez a carta se mostre mais interessante... Talvez eu inicie a campanha: "o 9 de Paus precisa do seu amor"...rs

Vamos fazer uma retrospectiva e lembrar do 8 de Paus, que vinha lindo e sedutor com seus sinais, suas sincronicidades, suas "setas da paixão". O que aconteceu depois que ele passou? Aí entra o Arcano de hoje! Ele fala de um momento muito positivo, cheio de energia, em que somos confrontados com alguns fatos inusitados ou algumas adversidades já esperadas (mas esquecidas, porque no 8 de Paus estava tudo tão lindo!). É neste momento que a disciplina se faz necessária! Ou seja, através de uma postura disciplinada, conseguimos retomar o caminho, que estava tranquilo... estava favorável... ;-)

A disciplina é uma lição de vida das mais importantes porque através dela conseguimos enxergar tudo com mais clareza e agir com precisão. Vamos amar mais o 9 de Paus, por favor!

Como estamos sob regência do Grande Benéfico Júpiter, nesta quinta-feira, vamos acreditar que nosso maior poder é a disciplina e que se fizermos a nossa parte, organizadamente, a sorte poderá nos brindar com suas benesses... Acho digno!

Ótima quinta-feira para todos nós!

A imagem veio daqui

7 de Ouros

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Bom dia! :-)

Bem, depois do looongo artigo que escrevi, confesso que qualquer coisa escrita aqui parecerá um simples comentário, mas vamos lá!

Peço, em primeiro lugar, para que observem a sequência de sincronicidades: temos um solstício de inverno que fala de renascimento, temos um ciclo de Imperatriz totalmente associado ao tema agrário, à terra e à fertilidade, mas que também fala de nascimento (Imperatriz grávida) e temos, finalmente, o 7 de Ouros que é uma carta que diz assim: o importante neste momento é plantar e cuidar da melhor forma possível do que foi plantado. A colheita tem seu tempo certo para acontecer e ela virá, mas não vamos apressar a natureza.

O fato de estarmos em um ciclo de Imperatriz já faz com que a plantação aconteça com sorriso nos lábios e confiança de bons resultados. Estamos em um ciclo fértil! Isso também quer dizer que devemos ter cuidado com tudo que "plantamos". Evitar pensamentos, sentimentos e atitudes negativas é um excelente conselho, porque - lembrem-se! - as coisas ruins também podem ser plantadas e colhidas. E não queremos isso por aqui.

Hoje, com a regência de Mercúrio da quarta-feira, estamos mais voltados para a comunicação, a interação com as pessoas e, em alguns casos, alguma possível viagem. O que vamos plantar? As nossas palavras são as sementes e é bom refletir bastante antes de espalhá-las por aí. Por outro lado, hoje é o dia ideal para ter aquela conversa especial, para divulgar um trabalho, para reunião de negócios e desenvolvimento de projetos.

Vamos aproveitar nosso dia da melhor maneira!

Que a quarta seja fértil! E a colheita seja próspera!

A imagem veio daqui


O tarot e os desafios nossos de cada dia

terça-feira, 21 de junho de 2016

Uma coisa que eu aprendi com o passar dos anos foi aproveitar cada desafio como um aprendizado precioso! Muitas vezes, passamos uma vida inteira acreditando que as coisas estão erradas em volta de nós, mas não entendemos que o que precisa mudar está dentro de nós, as respostas estão sempre dentro. Chamo isto de transformação limão em limonada ou em margarita, dependendo da ocasião.

Hoje, logo ao chegar no trabalho, me vi de frente com duas situações: a primeira, uma pequena falha minha sendo cobrada de forma exagerada pela Secretaria de Educação, sendo que no mesmo processo precisei lidar com diversas falhas, bem maiores, vindas do lado de lá. Não bastando isso, ao invés de falarem comigo, pressionaram a diretora da escola, que não possuía todas as informações necessárias para lidar com a situação. Fiquei profundamente aborrecida com esta dupla situação de injustiça em que sou cobrada com rigor por pessoas que não mostram o mesmo rigor na hora de trabalharem, mas também fiquei chateada porque minha chefe direta sofreu uma pressão injusta, até covarde na minha opinião.

A segunda situação envolveu um histórico que eu já havia feito e entregue à mãe de um aluno há quase 30 dias. Sabe-se lá o que a mãe fez com o histórico e a secretária da escola que deveria receber esse documento me telefonou cheia de exigências, como se fosse minha a responsabilidade da entrega do histórico e pedindo que uma segunda via fosse enviada pelo correio o mais rápido possível (sendo que, por lei, temos 30 dias para emitir um histórico a partir do momento em que ele foi solicitado). Resumo da situação: eu fiz tudo certo e sou cobrada pela omissão de outra pessoa.

Fiquei tão indignada com essas duas situações, que cheguei a me sentir mal. Percebi neste momento qual é a base de todos os meus maiores problemas, aqueles que realmente me afetam (já que em outras situações vejo pessoas furiosas por mim e eu rindo, achando tudo uma bobagem): Justiça!

Sempre que eu vejo uma injustiça sendo cometida comigo ou com outra pessoa, perco o meu centro, aquele alcançado com tanto sacrifício através da experiência e dos anos vividos. E, levando-se em conta que as pessoas pensam de forma diferente e às vezes até consideram normal o que considero injusto, quem tem que mudar a forma de lidar com as coisas sou eu, não os outros, ou estarei condenada a passar mal ainda por muitas vezes, pelo resto da vida.

Então, a partir desta percepção, tive a ideia de juntar este processo de auto observação à sabedoria do tarot. Primeiro passo para entrar neste jogo: descobrir qual é a base do seu desequilíbrio. É claro que nos chateamos com várias coisas, mas normalmente existe uma questão que resume tudo, no meu caso, a Justiça. E foi fácil encontrar um Arcano para representar meu ponto fraco, porque ele tem exatamente este nome. Então, faça uma reflexão profunda e descubra: qual o Arcano Maior que representa o seu ponto fraco, aquele que quando é mexido leva você de zero a mil como se fosse um cometa! rs Pegue este Arcano e olhe para ele, converse com ele, deixe-o em um lugar de destaque para que você possa dar uma olhadinha de vez em quando, pensando: como eu lido com você de forma harmoniosa, meu amigo?

Bem, depois eu parei para pensar em duas outras características que eu tenho que, apesar de serem um problema, consegui transformar em trabalho... Trabalho interior! Sempre há uma forma de lidar com as coisas com mais habilidade, tranquilidade e harmonia, e vou contar para vocês dois segredinhos.

Meu primeiro segredinho, nem tão secreto, é o que eu chamo que "quase TOC". Para quem não conhece a expressão, TOC é o Transtorno Obsessivo Compulsivo, aquilo que faz com que as pessoas, em sua expressão máxima, queiram ter o controle de tudo. Tudo tem que estar meticulosamente arrumado, limpo, em ordem, organizado. É claro que eu não chego a este extremo ou já teria enlouquecido (e deixado um tanto de gente louca também). Mas eu percebo que tenho minhas manias, sou meio sistemática, amo ver tudo limpo e arrumado, e depois que descobri o método KonMari de arrumar gavetas, sempre que não estou muito bem, abro minhas gavetas e passo alguns minutos suspirando com aquelas roupinhas dobradas e dispostas de maneira tão perfeitamente linda! rs Percebi que esta visão de ordem e harmonia me traz conforto e ao invés de virar uma chata, me transformei numa admiradora da poesia da organização em meio ao caos do mundo. Desligo meu olhar quando a bagunça é alheia, quando é a casa dos outros, o escritório dos outros, a vida dos outros. Meu foco é na minha casa, minha sala de trabalho, minha vida e ao invés de colocar ênfase na desordem, coloco amor e dedicação na arte de organizar dentro de uma estética muito própria.

Quais são os meus Arcanos para este quase TOC? O Louco, 9 de Paus, 10 de Paus e Príncipe de Ouros. Vamos às explicações...

O Louco é tudo que eu não quero! Inesperados, confusão, coisas sem planejamento. Mas ao olhar para o Louco eu também consigo ver as surpresas agradáveis e as aventuras, coisas que eu, paradoxalmente, gosto. Então, minha reflexão é sobre as coisas sobre as quais não tenho controle e que me trazem experiências agradáveis, me provando que viver uma vida tão organizada tem seu lado de tédio e, vez por outra, é bom deixar a vida me levar, vida leva eu.

O 9 de Paus é a carta da disciplina, uma batalha antiga! É incrível que alguém que diz que tem quase TOC tenha nascido sem um pingo de talento para a disciplina. Até os 40 anos eu praticamente desconhecia este talento. Mas fui construindo sinapse de disciplina em meu cérebro! rs E hoje me considero mais disciplinada que a média das pessoas que conheço. Quando olho para o 9 de Paus eu penso: eu aprendi, que bom!

O 10 de Paus é quando eu extrapolo a disciplina e começo a querer usar o método KonMari do planeta Terra! É quando eu olho tudo em volta e digo "mas está tudo errado!", é quando me angustio porque as pessoas agem de forma incoerente e quando acabo puxando para mim a resolução de problemas e as responsabilidades que, definitivamente, não me pertencem. Olho para o 10 de Paus e reflito: eu não posso carregar o mundo nas costas.

O Príncipe de Ouros é pragmático, sistemático, determinado a concretizar o que planeja. Em parte, sou assim, mas às vezes nem tão determinada e acabo frustrada por não concretizar tudo que quero. Por outro lado, este Arcano me faz refletir sobre a necessidade de dar uma pausa na estrada dos meus objetivos para admirar a paisagem. Quando olho para este Arcano, repenso posturas inflexíveis e percebo que eu também (como todo mundo) preciso relaxar.

Meu segundo probleminha é outro quase... Quase claustrofobia. Eu digo "quase" porque consigo ficar em lugares fechados, aliás adoro o aconchego do meu quarto (portinha fechada, janela fechada quando está frio). Não chega a ser uma fobia, mas algo que me incomoda em situações específicas. Não me agrada viajar de avião, não me agrada estar em um lugar estranho trancada sem que eu tenha a possibilidade de sair quando eu quiser. Eu diria que isto é mais uma necessidade absurda de liberdade, mesmo que seja para ficar quieta no mesmo lugar. Costumo dizer que eu quero a liberdade sempre, se vou usá-la já é outra questão. Às vezes, tenho a sensação de que este incômodo é mais de "pensar em" do que vivenciar a situação. Pensar em não poder fazer algo muitas vezes me incomoda mais do que, efetivamente, não fazer... Desde que eu tenha o poder de decisão, está tudo ok.
Escolhi dois Arcanos que expressam esta quase claustrofobia: o Enforcado (claro) e o 9 de Espadas.

O Enforcado é auto explicativo, né? Traz uma sensação de limitação, prisão, restrição. Não gosto de nada disso. Mas olhando para este Arcano neste processo de cura, lembro do que falo sempre que ele aparece no jogo de alguém: você está desconfortável nesta situação, mas lembre-se de que se você está vivendo isso é porque permitiu que isso acontecesse de alguma forma. Portanto, se teve poder para entrar nesta, tem poder para sair também. A liberdade pode ser ilusória para quem vive nesta matrix, mas a prisão também se torna ilusória, porque quando um extremo não existe, o outro imediatamente se auto anula. No fim das contas, como bem descreve o Budismo, tudo é apego e apego é sofrimento. Toda dor vem do desejo de não sentirmos dor.

O 9 de Espadas é a carta do pesadelo, aquela que nos fala de uma inflação de sentimentos negativos e, parcialmente, ilusórios (olha a ilusão aí de novo!) Existem problemas, mas nós olhamos para eles com significado. Sabem o que é isso? É quando o medo de avião não é medo que o avião caia... É o medo de estar trancada em algum lugar e (de repente, quem sabe?) querer sair. É o medo de tomar uma decisão e não poder voltar, desistir. É medo das decisões irreversíveis, dos caminhos irretornáveis. É medo do "para sempre" e do "nunca mais" (há muitos anos escrevi uma poesia em que eu expressava meu horror em relação a esses dois conceitos). Então, o medo de avião não é medo de avião. É medo de outras coisas que são sintetizadas nesta bobagem de transporte aéreo e que eu evito encarar, olhar nos olhos. Mas quando eu olho para o 9 de Espadas, eu sorrio e penso: a realidade é o que? Eu posso enfrentar os pesadelos se estiver lúcida... Se for uma pessoa lúcida, acordada ou dormindo, em qualquer tempo e lugar.

Quais são seus medos? Quais são suas manias? Que características dificultam o seu caminho? Use as cartas de tarot para descobri-las e depois trabalhe com as imagens e os significados. Porque tarot não é só adivinhação, ele é um incrível instrumento para ampliar a percepção. A partir disso é possível transmutar, curar, harmonizar e crescer como ser humano.

Este é um presente adiantado dos 9 anos do Via Tarot (o aniverário é dia 5 de agosto) para vocês. Espero que aproveitem este método de auto conhecimento!

A Imperatriz

Boa dia! :-)

Vejam vocês... Depois de um solstício de inverno muito bem celebrado em volta da fogueira, queimando e transmutando tudo que não me pertence mais e dando um viva ao nascimento do deus-sol, hoje temos por aqui a nossa fértil Imperatriz. A sincronicidade mais uma vez nos brindando.

Este é, sem dúvida, um dos meus Arcanos Maiores preferidos! É a expressão de poder feminino em seu aspecto mais criativo e concreto.

A terça-feira é de Marte, é guerreira, cheia de impulso e coragem. Temos uma mistura boa aí: o masculino cheio de ousadia e o feminino fazendo nascer coisas novas. Está claro que o dia será movimentado!

Vamos iniciar os planejamentos?

Não deixe de realizar pelo menos um ato de ousadia. Tome uma decisão, não precisa ser a mais importante da vida, mas que tenha seu grau de relevância. Crie algo novo (pode ser um desenho, uma crônica, um tricô ou mesmo uma nova forma de fazer aquilo que se faz todo dia) e celebre, mostre ao mundo a sua criação.

Vamos manifestar nossos sonhos e ideias... A vida é muito curta para que sonhos fiquem aprisionados no travesseiro! ;-)

Que a terça-feira seja fértil!

PS: Olha a Fênix que se manifestou na nossa fogueira!

A imagem veio daqui

10 de Paus

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Bom dia! :-)

Inicio a postagem pedindo a atenção de vocês para um detalhe que não sei se todos repararam. Finalizamos a semana passada com duas cartas de Paus e iniciamos esta semana com mais uma carta de Paus. Mas não é só isso... No decorrer da semana, teremos mais duas cartas de Paus dando o ar da graça. Sempre que um naipe se repete de forma acentuada, é sinal de que o elemento correspondente (no caso, o fogo) está mais presente em nossos dias.

O fogo é o elemento primordial, que faz a conexão da matéria com o espírito, ele é a centelha divina, ele é a essência que anima o corpo, é a luz, o calor e o que transmuta também. Bem interessante que todos esses conceitos estejam presentes neste período que ronda o solstício de inverno ou ápice do inverno (a noite mais longa do ano), aka Yule, o sabath em que celebramos a chegada ao ápice da escuridão para que o deus-sol retorne, trazendo luz e calor.

Os solstícios não possuem data fixa. Neste ano, o solstício de inverno acontece hoje, dia 20/06, às 19h 34min. Um dia para se acendar o fogo, desde uma fogueira até uma vela, dependendo das possibilidades. Este é um dia em que fazemos o ritual de renovação, aproveitamos para nos desfazer de tudo que "não nos pertence mais", de tudo aquilo que foi acumulado em excesso e nos traz o peso, a sobrecarga (10 de Paus). Costumo iniciar sempre com a queima de objetos ou palavras escritas que representem o que está saindo da minha vida. Em seguida fazemos a saudação ao renascimento do deus-sol e a tudo de bom que vamos terminar de gestar dentro de nós para que se desenvolva e se apresente quando o sol estiver mais "firminho", no começo de agosto.

Para quem lê estas coisas, pode parecer loucura ou superstição, mas o ritual é um instrumento de sacralização. O sagrado existe nas coisas mais simples do nosso dia a dia: acordar, preparar o alimento, compartilhar com a família, cuidar da casa, dos filhos, trabalhar, interagir com amigos, estudar, aprender coisas novas... Mas se fizermos tudo isso de forma mecânica, tudo parecerá entediante, sem valor, comum. Quando estamos conectados com a Terra, aprendemos a gratidão. Quando temos a consciência de que somos seres espirituais vivendo em um corpo material, aprendemos o perdão. Quando celebramos cada momento da vida e as pessoas com quem nos relacionamos, aprendemos o amor.

Quando comecei a trilhar este caminho, que alguns chamam de bruxaria e eu prefiro chamar de caminho sagrado feminino, fui tomando consciência da importância de duas coisas: 1) a auto observação e o mergulho para dentro, pois as respostas estão sempre dentro 2) a interação e a conexão com a Natureza, que é a expressão do Divino sem a interferência humana. Quando encontrei minha bruxa-mestra, a saudosa Dóris, aprendi a importância de tornar sagrado cada ato, mesmo os mais corriqueiros. E mesmo que não consiga fazer exatamente assim o tempo todo, esta é a minha meta de vida.

O 10 de Paus vem aqui hoje nos mostrar que o peso do ciclo anterior chegou ao seu ápice e que a noite escura (da alma e do clima) não cresce mais, ao contrário, começa a dar espaço para a luz, para o dia. Ainda teremos um pouco mais de frio e escuro até o final de julho? Sim... Mas o sol, lentamente, vai retomando o seu espaço. Neste momento, vamos procurar tornar a caminhada mais leve, vamos depositar na fogueira (metafórica ou literal) tudo aquilo que tem que ficar para trás. Há um novo caminho a ser percorrido e ele nasce hoje.

Feliz solstício de inverno para todos nós!

A imagem veio daqui

Rainha de Paus

domingo, 19 de junho de 2016

Bom dia! :-)

Dobradinha de Paus no final de semana! Ontem, o Ás de Paus se manifestou através de saídas, resoluções, iniciativas...  Hoje é a vez da Rainha chegar para assumir o seu poder. O mais interessante de ter um personagem no domingo é que, levando-se em conta que neste dia o foco de análise é o autoconhecimento e o trabalho interior, ele pode ser tudo aquilo que já existe dentro de nós (mas nós ainda não tomamos consciência).

Se usarmos este fio condutor para analisar o Arcano de hoje, devemos nos perguntar: o quanto há de Rainha de Paus dentro de nim que eu ainda não percebi, não tomei consciência, não compreendi ou assumi?

Esta é a Rainha poderosa, cheia de criatividade e autoridade, comunicativa, ciente do seu poder criador. A centelha divina em conexão com o aspecto mais espiritual da vida fazem deste personagem da corte a expressão do sagrado feminino no mundo das três dimensões.

O direcionamento para o domingão é o seguinte: tomar consciência do seu poder interior, compreender como este poder pode se expressar no mundo da maneira mais criativa, entender como isso pode ser feito, na prática. Para os mais ousados e dedicados, iniciar o processo, ou seja, expressar em termos práticos o seu poder. É coisa para corajosos!

Creio que será um domingo criativo. Vamos ver...

Ótimo dia do Sol para todos nós!

A imagem veio daqui

Ás de Paus

sábado, 18 de junho de 2016

Bom dia! :-)

Começo a postagem de hoje fazendo um relatório de ontem...rs Bingo! O Carro trouxe tudo aquilo que eu falei! Depois de um dia muito corrido, mas que fluiu tranquilamente, me encaminhei para a palestra de uma amiga astróloga na clínica de terapias de uma outra amiga. Além de encontrar pessoas já conhecidas e queridas, conheci outras muito especiais também. E depois da palestra os papos foram muito interessantes e eu recebi um convite para palestrar também. O Carro fazendo seus movimentos...

Hoje, continuamos com a energia muito ativa! E estamos precisando, pelo menos por aqui, pois há uma listinha de tarefas a serem realizadas.

Nos últimos três dias, venho captando algo diferente no ar, como um movimento de transformação, uma abertura para novas possibilidades. Pode parecer engraçado, mas tudo isso começou no dia em que fiquei assistindo vídeos da Marie Kondo e resolvi fazer um laboratório, rearrumando minhas gavetas. Depois disso, passei para os vídeos sobre os armários cápsula e descobri um caminho muito interessante não somente de arrumar o guarda-roupa, mas de arrumar a vida! rs

Isso já é frequente na minha vida há alguns anos... As fases em que tenho vontade de jogar praticamente tudo que tenho fora, pela simples razão de 1) não me identificar mais com boa parte das coisas 2) não aguentar mais carregar este peso (metafórico e literal) 3) precisar remexer nas energias e dar movimento. Neste momento, isso veio de uma forma bem clara e estou aproveitando a carona do entusiasmo de arrumar as coisas, me desfazer de objetos, para dar nova energia a minha casa, preparando a virada do ano pessoal. Afinal de contas, faltam 41 dias para o meu aniversário.

O Ás de Paus é este entusiasmo, iniciativa, criatividade, ideia incrível, energia direcionada para realizar algo. O Ás de Paus é a tocha que ilumina o caminho, o fogo que aquece os dias frios, a centelha divina que se manifesta através de grandes ideias capazes de transformar a vida. E a proposta hoje é permitir que o fogo venha iluminar e aquecer nosso sábado. Que assim seja!

Ótimo sábado para todos nós!

A imagem veio daqui


O Carro

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Bom dia! :-)

Mais uma mudança de ciclo, desta vez com a presença do Carro como regente. Como todos puderam notar, esta foi uma semana agitadinha...rs Os três ciclos foram de Arcanos relacionados a ação, impulso, realização, movimentação e mudança. E ainda tivemos um Príncipe de Espadas, que também fala de deslocamentos e conversas. Algo está acontecendo por baixo da aparente tranquilidade (aqui, pelo menos, tudo está bem tranquilinho), o que será?

Sexta-feira já é um dia agradável por si só, mas com a presença do Carro, teremos movimento. Que tipo de movimento? Vamos olhar para os dois ciclos (curtos) anteriores... *hoje estou sendo bem didática, heim? *

Se o Louco traz as surpresas, a ousadia, a vontade de se lançar em algo novo, e o Mago chega com o conhecimento, a capacidade de fazer acontecer e o direcionamento correto e concreto das energias, o Carro terá como característica nos levar a lugares ainda não conhecidos para fazer coisas novas e, talvez também, conversar com pessoas diferentes sobre assuntos inovadores.

O que me encanta no tarot é a sua propriedade de nos fazer perceber coisas que estavam ali o tempo todo, mas não pareciam claras até então. Explico: conforme ia escrevendo o parágrafo acima, fui tentando imaginar do que eu mesma estava falando...rs E me lembrei que hoje de noite vou assistir uma palestra em um lugar até conhecido, mas onde nunca assisti palestras e vou encontrar, provavelmente, pessoas diferentes. O assunto da palestra é familiar - florais e relacionamentos - mas depois de ler o que eu mesma escrevi, pensei que os desdobramentos desta palestras podem ser surpreendentes e inovadores.

Assim funciona a relação diária com o tarot. Ter um Arcano regente do dia não serve para se adivinhar o que vai acontecer, serve como foco de observação do que deve ser trabalhado durante este dia. Serve para ampliar a visão sobre as coisas que nos cercam, mesmo as menores e mais - aparentemente - insignificantes. Com isso, nos tornamos mais conscientes em relação a nós mesmos e a nossas vidas.

Uma sexta-feira de movimento para todos nós!

A imagem veio daqui


Príncipe de Espadas

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Bom dia! :-)

Eu confesso para vocês que com o frio que anda fazendo por aqui tem sido difícil fazer a postagem no dia anterior e ficar muito tempo longe da cama e das cobertas quando termino o trabalho com as consultas, lá pelas 22h. Então fica assim... Tem dias em que eu consigo antecipar a postagem e ela está no ar a partir de meia noite e tem dias em que ela só aparece lá pelas 10h da manhã do próprio dia da postagem.

Vocês sabiam que é a primeira vez no ano que o Príncipe de Espadas aparece por aqui? E eu achando que este ano estava muito corrido, apressado, cheio de movimentação... Parece que nem tanto! Ou parece que ainda vem muito mais! (ui! rs)

O Príncipe de Espadas é uma carta que sempre fala de movimento, em especial o movimento gerado a partir das palavras, faladas ou escritas. Temos aqui as conversas, os debates, mas também as discussões. Temos os estudos e tudo aquilo que expressamos de forma agitada e, às vezes, com menos clareza do que deveríamos.

Vejamos... Hoje é quinta-feira, dia da semana regido pelo Grande Benéfico Júpiter. Isso já poderia modificar um pouquinho esta energia do Príncipe de Espadas, porque a sua rapidez, seu movimento e mesmo as palavras que ele traz já podem ser encobertas com o manto de sorte jupiteriano. O que eu quero dizer com isso? Que "o acaso vai me proteger enquanto eu andar distraída"...rs Ou seja, pode ser que a influência de Júpiter dê um aspecto muito positivo ao nosso Príncipe e que nos cheguem notícias incríveis!
Já estou preparando meu melhor sorriso para esse tipo de coisa... :-)

Que o Príncipe de Espadas venha com boas novas!

A imagem veio daqui

O Mago

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Bom dia! :-)

Olha só um outro ciclo aparecendo por aqui! E, o mais curioso, em uma harmonia absoluta, pois dá continuidade ao caminho dos Arcanos Maiores: começamos com o Louco e agora temos o Mago.

Querem outra sincronicidade? Hoje é quarta-feira, dia regido por Mercúrio, um dia em que observamos de forma mais atenta a nossa comunicação. E o Mago possui como um dos seus melhores talentos a incrível capacidade de se comunicar.

Tudo parece se encaixar de uma forma bem legal! Eu gosto disso...rs

O Mago é o cara que faz acontecer, ele tem o conhecimento e a consciência do seu próprio poder. Talvez eu tenha sido redundante, aliás... Ter poder inclui a consciência da existência dele. Não existe a possibilidade de usar um determinado poder sem que se perceba a presença dele dentro de si. O Mago é a expressão disso tudo. Ele é o poder em si, ele é a consciência do poder (CONHECIMENTO) e ele é o poder em ação, manifestado.

A ideia é pegar este poder e direcioná-lo através do verbo. Palavras têm poder! Não ouvimos sempre isto? Então, vamos tornar nosso conhecimento em ação, a teoria em prática. Quem faz esta passagem, "da ideia para a coisa", do que é idealizado para o que é materializado, também é este moço aí, o Mago.

Dicas? Sempre! Atenção com o que se fala. Atenção com o que se pensa. Vamos fazer uma brincadeira... Vamos alimentar nossos pensamentos com ideias criativas, positivas, interessantes. Vamos falar sobre isso e evitar reclamações (ok, abro a exceção em relação ao frio, porque "não está sendo fácil"...rs) E vamos tentar fazer isso com intento, apontando com consciência o nosso poder pessoal em direção a estas ideias. E nos próximos dias vamos ver o que fizemos nascer, heim? ;-)

Vamos pegar carona com o Mago e os pés com asas de Mercúrio!

Ótima quarta-feira para todos nós!

A imagem veio daqui

2 de Copas

terça-feira, 14 de junho de 2016

Bom dia! :-)

Depois de uma virada de ciclo de Louco, temos aqui o super-hiper-mega harmonioso 2 de Copas...rs Esta é uma carta que ganhou ao longo do tempo, pra mim, o significado básico da harmonia. Harmonia entre pessoas que se amam, entre colegas de trabalho ou parceiros em qualquer atividade. Então, antes de falar de romance, devemos pensar em parceria harmônica.

Agora, por favor, digam pra mim como a gente coloca no mesmo balaio uma parceria harmônica e o deus da guerra? rs

Bem, eu não poderia perder a piada, mas, na verdade, é sempre mais curioso e instigante trabalhar com energias opostas. As oposições possuem seu charme. Em um dia regido por Marte, que nos apresenta uma paisagem de decisões, desafios e embates, manter parcerias harmoniosas pode fazer toda a diferença.

Minha dica especial para o dia é a seguinte: usem a energia harmônia como uma nuvem sobre toda decisão que for tomada, sobre conversas de um modo geral, especialmente se forem discussões. A harmonia será a bandeira de um exército sem armas, um sonho daqueles que sonham com a paz.

Eu sei que estou um pouco paz & amor demais para uma terça-feira marciana, mas é que ainda estou vibrando na energia das duas consultas que fiz ontem de noite, a sensação de conexão profunda que tive e a imensa gratidão por vivenciar isso. Acredito mesmo que o amor é a resposta para qualquer pergunta. Tudo se resume a ele e se expande através dele.

Que nós sejamos o amor em movimento hoje! (hmm... consegui colocar os dois no balaio!)

A imagem veio daqui

O Louco

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Bom dia! :-)

A pergunta do dia é: vamos? Basta olhar a imagem ao lado se imaginar prestes a trilhar um caminho que não sabemos onde vai dar. O Louco abre a nossa semana... Semana que, aliás, terá três Arcanos Maiores bem agitadinhos e um direcionamento geral, entre Maiores e Menores, para o movimento e novos começos.

A carta do Louco costuma dividir as pessoas. Tem o grupo que ama e o grupo que odeia. Dificilmente existem indiferentes. Eu já amei mais... Hoje em dia eu gosto, mas com um pouco de desconfiança...rs

Mas se olharmos o Louco inspirados em Alice até muda de figura, né?

Hoje é dia de Santo Antônio. Quem acompanha o blog (que completará nove anos de existência daqui a dois meses), sabe que eu costumo destacar a celebração de alguns santos por aqui. Os três santos do período junino, São Miguel Arcanjo, Nossa Senhora da Conceição, São Sebastião, São Jorge, Santa Bárbara...

Pra mim, Santo Antônio não é somente o santo casamenteiro, aliás, creio, este é um dos seus talentos menos interessantes...rs Ele é um protetor e tanto! E dia de Santo Antônio é dia dos compadres e das comadres, caindo em uma segunda-feira fica tudo perfeito! 

Se juntarmos esta ousadia do Louco, de buscar novos caminhos, com a energia da segunda e de Santo Antônio, chegaremos às encruzilhadas. Chegaremos na magia e sua conexão mais pura com a terra, a base, o chão, as origens. Entendedores entenderão! rs

Então, deixo para vocês uma das orações mais fortes de Santo Antônio. Usem com moderação! ;-)

Responsório de Santo António

Se milagres desejais,
Recorrei a Santo António;
Vereis fugir o demónio
E as tentações infernais.

Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

Todos os males humanos
Se moderam, se retiram,
Digam-no aqueles que o viram,
E digam-no os paduanos.

Repete-se: Recupera-se o perdido...

Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro, a morte,
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são.

Repete-se: Recupera-se o perdido...

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo…

Repete-se: Recupera-se o perdido...

V: Rogai por nós, bem-aventurado Santo António.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

A imagem veio daqui

9 de Copas

domingo, 12 de junho de 2016

Bom dia! :-)

Eu não costumo ter preconceito em relação à carta da Lua, mas desta vez ela  realizou um atropelamento daqueles! E que virou gripe! Eca! Mas vamos lá... Fazendo limonada do limão, porque limão tem muita vitamina C! ;-)

A chegada do 9 de Copas por aqui hoje me leva a analisar coisas...rs Por exemplo: na sexta-feira tivemos o 10 de Copas e ele trouxe muitas coisas boas, lindas! A Lua já começou a trazer movimentos emocionais nebulosos e por mais que seja desejável ficar longe disso, muitas vezes é difícil, muito difícil, quase impossível. Então, no domingo, o 9 de Copas manda um recado do tipo: vamos voltar a fita? Vamos tentar retornar a um momento antes de sexta-feira?

Costumo prestar muita atenção à sequência numérica que se apresenta. A sequência nos mostra quando se vai para frente ou para trás. A Lua entrou na história como um ciclo de recuar. Perceberam? Um processo vinha se desenvolvendo e, de repente, a Lua chega e fala: "não, não... puxa o freio e dá ré!" E agora cada um de nós vai ter que analisar em qual assunto devemos retroceder. Reparem que as três cartas envolvem o emocional, temos duas cartas de Copas e a Lua. Dentro desta análise, que não envolve, especificamente, o significado do 9 de Copas, temos trabalho pela frente! E a carta que aparecer amanhã, segunda-feira, dirá muito vamos prestar atenção!

Mas agora vamos falar do significado do 9 de Copas em um dia de regência solar, em que nos focamos no autoconhecimento e no trabalho interior.

O 9 de Copas fala de satisfação dos desejos, fala de um momento em que as coisas parecem fluir de forma mais tranquila, agradável e prazerosa em nossa vidas. Eu gostaria muito disso na minha vida hoje! Mas se colocarmos o significado do Arcano dentro desta perspectiva de trabalho interior, eu diria que o aprendizado inclui separar, de uma forma definitiva, a satisfação pessoal, de realização interior, de tudo que acontece fora de nós.. Dos fatos, passando pela atitudes das pessoas ou as variações climáticas. Sei que estou propondo uma separação do que existe dentro em relação ao que existe fora, mas às vezes isso me parece a última alternativa de autopreservação.

Vamos aproveitar nossos pequenos prazeres interiores e compreender que uma certa "blindagem" em relação ao que há em volta se faz necessária. E o regente é o Sol, não se esqueçam! Se ele aparecer por aí, deixem que os raios toquem sua pele.

Ótimo domingo para todos nós!

A imagem veio daqui

A Lua

sábado, 11 de junho de 2016

Bom dia! :-)

Estamos no meio do ano e somente agora, pela primeira vez, temos aqui a Lua. Fico matutando um pouco sobre isso... É como se as coisas estivessem mais claras até aqui, mais expostas, mais transparentes e de repente entrássemos em um território de sombras, de coisas que não estão muito claras. 

Como sempre, o Arcano começa a se manifestar sempre no dia anterior, a noite. Desta vez, não foi diferente. E eu tive uma sombra na sexta-feira de noite. Fiquei chateada? Sim! Mas há tempos eu sei que a vida não funciona do jeito que a gente quer... O que eu acho lamentável, mas tudo bem...rsrs

Brincadeiras à parte, eu sei que tudo nesta vida é aprendizado e nada acontece por acaso. A questão é: em uma situação que envolve várias pessoas, quem precisa aprender ou mudar? Já que todos estão juntos naquele processo... desta vez, me dei ao luxo de ser irredutível, já que normalmente não sou. Sou eu que sempre desculpo, perdoo, relevo, coloco panos quentes, explico, justifico. Sempre fui um tipo de diplomata Deboas! Sempre que me meto em uma discussão é para trazer concórdia e harmonia entre as pessoas. Mas chega um momento em que não tem jeito... É aquilo e é aquilo, ponto! Não dá pra ser legal demais, generosa demais, porque se fizermos isso estaremos condenados a aguentar tudo o tempo todo... Pra sempre!

Como a Lua é um Arcano que fala muito das emoções, especialmente as contidas, represadas, o parágrafo anterior está bem auto explicativo. Eu estou cansada (can-sa-da) de ser compreensiva e de tratar os outros como se fossem crianças, que erram por inocência ou ignorância. Sendo que, quando eu erro, todo o peso do mundo parece cair nas minhas costas, me cobrando postura. Eu adoraria ser "café com leite", sabe? Porque eu olho todo meio assim... Como "café com leite" na brincadeira. E as pessoas acabam abusando.

Enfim... Como a Lua não é só reclamação, emoções que vêm à tona com um certo desequilíbrio, lágrimas... A Lua também é o poder feminino e a magia, vou ver se pego este outro rumo para resgatar meu poder pessoal, meu diálogo com a Deusa, minha capacidade de realizar magia e (se não for pedir demais) um pouquinho de sossego e paz.

Que o sábado seja de colocar as emoções em ordem! E que a Grande Mãe nos abençoe...

A imagem veio daqui


10 de Copas

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Bom dia! :-)

Se a Roda da Fortuna traz mudanças, o 10 de Copas acolhe todas elas e cria um espaço amistoso, aconchegante e feliz. Esta é uma carta pra lá de gostosinha! Ela fala tanto desta energia tranquila e acolhedora, quanto de pessoas com que temos afinidade, a chamada "família espiritual".

Pois bem... Não sei se já comentei por aqui, mas eu sou uma pessoa que sente alterações psicológicas e emocionais de acordo com o clima. Céu azul e sol me deixam feliz só por acordar a cada dia. A chuva constante e o céu cinzento me irritam e sufocam. O frio exagerado (abaixo dos 10 graus) me tira forças e me deprime. É claro que com o passar dos anos eu fui aprendendo a lidar com tudo isso, especialmente por morar em uma cidade que atinge 1 ou 2 graus durante o inverno, totalmente diferente da minha cidade de origem, o Rio de Janeiro. Tudo que preciso quando o tempo esfria é desta sensação de aconchego do 10 de Copas, então, cá estou eu de mãozinha levantada, dizendo: sim, eu acho que tenho minha parte de responsabilidade na presença deste Arcano hoje. :-)

Como sempre, a energia do Arcano já começa a dar as caras na noite anterior. Antes de escrever a postagem eu já estava aqui meio sentimental...rs Querendo encontrar namorado e amigos, sonhando com uma lareira e um bom vinho, pensando o quanto a vida é boa!

O 10 de Copas é conhecido também como a carta que fala de amores maduros e, sinceramente, não existe outro tipo de amor que eu queira para a minha vida. É bom que se entenda que amor maduro não é amor sem graça, muito menos acomodado e apático. É aquele amor que acontece em harmonia com os outros aspectos da vida. Não quero mais aquela sensação de elevador caindo que faz com que trabalhar, dormir e comer seja um desafio. Aliás, fico me perguntando como fui capaz de querer um dia! Eu quero "a sorte de um amor tranquilo com sabor de fruta mordida", com direito a riso, conversa séria, colo, distância, carinho, silêncio compartilhado, telepatia, apoio mútuo, essências diferentes mas com gostos parecidos e prazeres compartilhados... E o mais bacana da história: eu tenho! :-) E tem coisas que a gente só percebe que não tinha antes quando passa a ter...rs

Pois bem... Nem preciso dizer! Hoje é sexta-feira, a regência é venusiana e com um 10 de Copas pairando no ar as perspectivas são ótimas! Tanto em termos de amorzinho quanto em termos de encontros com familiares e amigos. A energia do dia é a alegria tranquila e gostosa, plenitude, êxito e a beleza das coisas simples.

Ótima sexta para todos nós!

A imagem veio daqui


Roda da Fortuna

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Bom dia! :-)

E lá vamos nós em mais um novo ciclo! Reparem que já vínhamos de um ciclo Mago/Carro movimentado, com uma energia de mudança. Agora a mudança é oficial! E vamos nos preparar para recebê-la.

Eu encontrei várias imagens muito bonitas da Roda da Fortuna, no entanto, acabei escolhendo esta (apesar da marca d'água atrapalhando um pouco...rs) por uma razão bem específica. E é sobre isso que vou falar agora, pois foi um assunto recorrente durante a semana.

O que é o destino? É uma roleta russa? É o acaso? É uma fatalidade? Bem, cada um tem uma forma diferente de analisar... Vou contar a minha.

Creio que quando nascemos trazemos um rascunho de vida. Neste rascunho temos pontos fixos, questões que devem ser aprendidas, vivenciadas. E temos várias linhas pontilhadas, que são as possibilidades de como vamos fazer isso.

Se eu nasci para superar a necessidade de controlar a minha vida, por exemplo (é só um exemplo, tá gente? rs), eu posso aprender de várias maneiras. Poderia aprender lidando com situações totalmente fora do meu controle, o que provavelmente ia me deixar desesperada. Mas, se eu consegui ter algum mérito nas minhas ações, eu poderia aprender isso trabalhando em um lugar em que tenho uma base material segura, mas que não tenho controle em relação às decisões tomadas e a como as coisas são encaminhadas (normalmente, de um jeito que não me agrada), tipo: serviço público. Percebem a diferença? O aprendizado importante acontece, mas ele pode ter mais ou menos dor. Depende de uma série de fatores, especialmente os resultantes do trabalho interior que fazemos dia-a-dia.

Portanto, para mim, o destino é construído por cada um em relação a como vai vivenciar aquilo que precisa aprender. Não podemos escapar do aprendizado, mas podemos escolher como ele acontecerá, de forma mais tranquila ou mais stressante. O livre arbítrio, enfim, é o direito que temos de escolher sofrer mais ou menos para realizarmos o que viemos realizar nesta vida. Falando assim, parece até simples... Nem sempre é. Somente quando compreendemos quem somos e o que viemos fazer aqui. Mas isso já é outra história, uma história mais longa e complexa.

Quem compreendeu perfeitamente este último parágrafo, certamente vai entender porque eu valorizo tanto o autoconhecimento e porque trabalho com isso, tentando mostrar às pessoas coisas sobre elas mesmas e suas vidas que muitas vezes elas não conseguem ver com clareza.

A Roda da Fortuna está aqui nesta quinta-feira de Júpiter para nos lembrar que não temos o controle de tudo e que coisas acontecem nas nossas vidas que não dependem exclusivamente das nossas decisões, mas devemos ter consciência de que, ainda assim, temos direito ao livre arbítrio e devemos usá-lo sempre com sabedoria.

Ótima quinta para todos nós!

A imagem veio daqui

Princesa de Espadas

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Bom dia! :-)

Outra Princesa veio nos visitar, desta vez a de Espadas. Vou falar um pouco sobre a energia das Princesas, o que facilita compreender de uma forma mais profunda seus diferentes aspectos/naipes/elementos.

As Princesas, assim como os Ases, possuem uma energia de começos, inícios, só que na sequência de personagens da corte. Elas possuem um tipo de energia ativa, porém um tanto volátil, o que acaba trazendo uma certa instabilidade. Creio que isso expressa um processo natural que todo começo manifesta. Quando começamos algo, normalmente, estamos cheios de ideias e entusiasmo, mas ainda não sabemos muito bem aonde estamos pisando. Portanto, escorregões podem acontecer.

Mas vamos lá falar da Princesa de Espadas tão bem posicionada em uma quarta-feira, cujo regente Mercúrio fala exatamente sobre comunicação. O Arcano de hoje é a síntese da fala, das notícias e informações e, por isso mesmo, propicia as conversas.

Quando eu discordo da interpretação da Princesa de Espadas como fofoca não é porque ela não possa representar a fofoca, mas sim pelo fato de que a fofoca nada mais é do que a versão da fala pervertida, a fala que não expressa a verdade ou ainda a fala que usa verdade com malícia e más intenções. A Princesa de Espadas é muito mais do que a fofoca, ela é a palavra que se expressa. No entanto, a forma como isso vai acontecer vai depender de quem está falando ou escrevendo.

Vamos, então, usar o lado bom da Princesa de Espadas em um dia de Mercúrio. Isto quer dizer: conversar, debater harmoniosamente, estudar, pesquisar. Dia muito bom pra fazer consultas e eu já tenho duas marcadas...rs Farei o meu melhor! :-) Façam também! ;-)

Ótima quarta-feira para todos nós!

A imagem veio daqui


Princesa de Paus

terça-feira, 7 de junho de 2016

Bom dia! :-)

Como sempre, gosto de fazer o relato do dia anterior para que possamos ter tanto uma avaliação do Arcano após o dia corrido, quanto um encadeamento de ideias e, desta forma, compreender qual a influências dessas energias no nosso cotidiano.

Ontem, foi dia de Rei de Espadas. Por aqui, tive um dia corrido na escola, já que na semana passado ficamos dois dias sem internet e havia muita coisa para colocar em ordem. No final do expediente, fui chamada para secretaria uma reunião do Colegiado que começou tensa. A pauta da reunião era o comportamento indisciplinado de um aluno e, com a presença de professores, direção, supervisão, a mãe do menino e até mesmo a secretária municipal de educação, não podia ser diferente: foi uma reunião longa e complexa, em que regras, ponderação, justiça e a busca de uma comunicação mais clara estiveram presentes. Bem Rei de Espadas tudo isso.

Hoje, ao mesmo tempo temos um regente planetário do dia bastante ativo (Marte) quanto um Arcano ligado ao elemento fogo (Princesa de Paus) atuando. O primeiro conselho é: reduzir a velocidade, porque ela, naturalmente, tenderá à aceleração. Se soubermos administrar tudo isso, o resultado será de realização, criatividade e resolução.

A Princesa de Paus é uma queridinha e conhecida por sua criatividade, entusiasmo e facilidade de se comunicar. Podemos usar todos esses talentos para resolver questões, obter bons resultados em debates e agir de uma forma inesperada e bem humorada em situações de conflito.

É bom lembrar que ainda estamos naquele ciclo de Mago/Carro e aproveitar o jeitinho todo especial da Princesa de Paus de resolver as coisas, fazendo andar aquilo que já criamos ou estamos prestes a criar. Temos estrada pela frente! E isto é muito bom!

Ótima terça-feira para todos nós!

A imagem veio daqui

Rei de Espadas

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Bom dia! :-)

Começamos a semana com a nobre presença deste senhor. O Rei de Espadas é dono do conhecimento, é o mestre da razão, é o cara que sabe porque estudou, mas nem sempre é tão hábil assim na hora da prática.

Então, temos hoje aqui, em um ciclo de Mago/Carro, um Arcano que parece querer entender, racionalizar e registrar de forma clara o que está acontecendo. Isso pode ser um tanto desafiador, porque estamos falando de processos nem sempre compreensíveis pela razão.

Não sei se estou sozinha nesta viagem, mas tenho sentido coisas estranhas no ar. Minha dificuldade é ajustar o GPS, porque sinto algo no ar, mas não sei de onde vem. Não sei se é só meu, se é de outra pessoa e eu captei, se é do coletivo... Mas que tem algo pairando no ar, tem!

Mas vamos pensar em como este Rei de Espadas se manifestará em plena segunda-feira de regência lunar. O primeiro desafio é harmonizar estas energias opostas. O Rei de Espadas fala de razão, lógica, justiça, ver algo com clareza e conseguir se decidir. A Lua é a emoção, a subjetividade, tudo que está meio sombrio, sem definição. A regência planetária e o Arcano do dia terão que se entender hoje...rs Um é Ar e o outro é Água. Mas eles podem buscar o caminho do meio e encontrar o equilíbrio.

Dicas? Conseguir harmonizar a mente e o coração! Em um dia em que falamos tanto da espiritualidade e da magia, o Rei de Espadas pode estar aqui como um orientador, alguém que aponta um caminho mais justo e equilibrado para lidar com assuntos tão complexos.

Que a segunda seja clara, seja leve, seja justa.

A imagem veio daqui